10 filmes para engenheiros se inspirarem em sua futura carreira

Em meio à rotina atribulada, uma pausa para relaxar e descansar é muito bem-vinda. Nessas horas, uma boa pedida é aproveitar o tempo livre para conhecer mais sobre temas de seu interesse por meio de livros e vídeos. Se você gosta da área de exatas ou já trabalha com engenharia, certamente vai se interessar por filmes para engenheiros.

Algumas obras são pura fonte de inspiração e nos ajudam a recarregar as baterias, ao mesmo tempo que nos mantêm informados sobre cálculos, robótica e avanços tecnológicos.

Para ajudar você a conhecer ainda melhor a área, separamos 10 filmes ligados à matemática, à física e à tecnologia que vão inspirar sua futura carreira e auxiliá-lo a se tornar um ótimo engenheiro. Confira!

1. Tempos Modernos

Tempos Modernos é um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin. Esse clássico do cinema mudo mostra a rotina de um operário que trabalha em uma linha de montagem sem pausa.

Fazendo clara alusão às teorias de Frederick Taylor e Henry Ford, é interessante para estudantes e profissionais de engenharia por demonstrar como funciona a produção em série face à teoria da especialização do trabalho.

2. Apollo 13

O longa-metragem conta a história do projeto Apollo 13, uma missão da NASA com destino à lua que acabou tendo problemas após a explosão de um tanque de oxigênio da nave. Baseado em fatos reais, mostra de forma realista as dificuldades enfrentadas pelos astronautas.

Tem grande relevância para engenheiros por aplicar os conceitos da física aprendidos na graduação e demonstrar a importância do trabalho em equipe e da criatividade na resolução de problemas emergenciais.

3. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Essa obra-prima de Stanley Kubrick se inicia na pré-história, com a aparição de um monólito que parece ter ligação com outro planeta que causa interferências na Terra.

Após milhões de anos, uma equipe de astronautas viaja até Júpiter, a bordo de uma nave totalmente controlada por computador, para investigar o misterioso monólito. Durante a viagem, a tripulação enfrenta adversidades que põem em risco a missão e a vida dos tripulantes.

O filme utiliza diversos princípios da tecnologia, como engenharia de computação, projeção frontal e Inteligência artificial e, por isso, se tornou um clássico da ficção científica, agradando os profissionais da área de exatas.

4. Uma Mente Brilhante

O filme conta a história de John Nash, matemático que recebeu um diagnóstico de esquizofrenia. Ainda jovem, criou um teorema — mais tarde conhecido como teorema de imersão de Nash — que o tornou respeitado no meio acadêmico e lhe rendeu alguns prêmios. A obra retrata a luta de Nash contra sua doença e seu esforço para retornar à sociedade.

É um exemplo de persistência para conseguir êxito na carreira e mostra a importância de continuar exercitando seus conhecimentos mesmo diante de infortúnios. Também demonstra a relevância de contar com uma equipe focada em um mesmo objetivo, com destaque para o companheirismo no desempenho das funções.

5. A Teoria de Tudo

Baseado no livro de Jane Hawking, ex-mulher do famoso astrofísico Stephen Hawking, narra o início da trajetória do físico, com foco na vida pessoal e profissional, mostrando o momento em que ele e Jane se conheceram e a descoberta da doença degenerativa que foi responsável por seu falecimento.

É uma história de superação e persistência, na qual Stephen Hawking não se deixou abater por sua doença e permaneceu focado nas suas pesquisas e estudos sobre cosmologia, que resultaram em seu livro “Uma Breve História do Tempo”.

6. O Jogo da Imitação

O filme é baseado em uma história real que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico criou uma equipe para decifrar o código que os alemães utilizavam em suas mensagens, o famoso Enigma.

O grupo era composto por talentosos profissionais, entre eles o matemático Alan Turing, conhecido tanto por sua inteligência quanto pela sua dificuldade de relacionamento interpessoal.

O filme apresenta a importância do trabalho em equipe na vida do engenheiro e oferece lições importantes que agregam na formação desse profissional.

7. Estrelas Além do Tempo

Essa obra destaca o preconceito sofrido pelas mulheres negras durante a corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos na década de 1960. Devido ao contexto histórico da época, até em uma instituição como a NASA essas diferenças eram sentidas.

Apesar da segregação, as matemáticas negras tiveram um importante papel nos avanços tecnológicos que possibilitaram a ida dos americanos ao espaço, sendo responsáveis por complexos cálculos da missão.

O filme destaca a história de 3 mulheres: Katherine Johnson foi a responsável pelos cálculos de reentrada da cápsula espacial, Dorothy Vaughan se tornou a primeira negra a ser chefe de departamento e Mary Jackson foi a primeira engenheira aeroespacial da NASA.

Dessa forma, representa a luta das mulheres negras pela inserção em um mercado notadamente masculino e branco.

8. Não Por Acaso

Na nossa lista também há espaço para esse importante filme nacional. Ambientado em São Paulo, narra a história de um engenheiro de trânsito e das mudanças trazidas para sua vida pessoal e profissional após um acidente.

Sua importância se deve, principalmente, ao fato de ser a única obra que retrata a profissão de engenheiro de tráfego. O filme aborda o trabalho desse especialista ressaltando a importância do aspecto psicológico nesse trabalho, visto que o profissional precisa lidar com o estresse do trânsito caótico das grandes cidades.

9. Perdido em Marte

Esse longa-metragem é uma lição de superação e persistência. Durante uma missão em Marte, a equipe de Mark Watney passa por uma intensa tempestade, durante a qual o astronauta desaparece e é dado como morto. Contudo, ele permanece vivo e, deixado para trás, precisa encontrar uma forma de sobreviver com recursos escassos e, ainda, fazer contato com a Terra.

Traz importantes lições para engenheiros ao mostrar a utilização criativa de ferramentas diante dos problemas que surgem durante a temporada do astronauta no planeta inóspito.

Demonstra também a importância do conhecimento interdisciplinar mostrado em diversos momentos por Watney, o qual colabora para que ele encontre soluções para as dificuldades que se apresentam durante sua permanência no território marciano.

10. U-571 — A Batalha no Atlântico

Nossa última indicação é ambientada na Segunda Guerra Mundial. No período inicial da guerra, muitos navios aliados eram atacados por submarinos alemães. Nesse contexto, um tenente no comando do submarino S-33 se aproxima do submarino alemão U-571 para tentar decifrar os códigos que a Alemanha utilizava durante a guerra.

O filme é muito relevante para a formação dos engenheiros por retratar a importância da utilização de medidas padronizadas. Essa necessidade é enfatizada na cena em que, ao conseguirem entrar no submarino alemão, os aliados têm dificuldade para entender as medições que eram feitas em metro, diferentes das utilizadas por eles na época.

Durante a graduação, podemos conhecer melhor a profissão escolhida, aprendendo alguns detalhes que farão a diferença no futuro profissional. Com o início da atividade laboral, colocamos em prática a teoria que aprendemos em sala de aula.

Se você se interessa pela área de engenharia e quer conhecer mais sobre essa carreira, assista aos filmes para engenheiros que indicamos neste post. Eles abordam diversos temas da área e vão ajudá-lo a descobrir seus interesses para alcançar o sucesso na carreira.

Agora que você já recebeu dicas de alguns filmes direcionados para engenheiros, descubra os blogs de engenharia que todo estudante precisa acompanhar.