5 filmes motivacionais para te inspirar

Durante a nossa trajetória de vida enfrentamos diversas dificuldades e encontramos muitos obstáculos que nos fazem querer desistir de nossos sonhos. Complicações financeiras, crises familiares, problemas de saúde ou discordâncias em relação à comunidade em que se vive são alguns exemplos de desafios que podemos ter que lidar ao longo da vida.

Nesses momentos, é de fundamental importância não deixar a peteca cair, e uma das melhores formas de fazer isso é se inspirar na história de outras pessoas, fictícias ou não, que superaram desafios.

A sétima arte existe justamente para contar essas histórias de superação de um jeito lúdico e emocionante. Separamos 5 filmes motivacionais para lhe inspirar e fazer você persistir em seus sonhos. Confira a lista!

1. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Começamos a lista com um dos filmes franceses mais conhecidos da atualidade. O filme apresenta a história de Amélie Poulain, órfã de uma mãe metódica, que morre de maneira incomum, e de um pai frio e recluso, que mesmo na velhice não percebe as cores da vida.

Amélie cresce sem amigos — por uma questão de saúde que na verdade inexiste —  e com muita imaginação para compensar a solidão. A existência de Amélie se transforma ao ajudar uma pessoa desconhecida e ao perceber o impacto positivo que isso trouxe na vida desta e em sua própria.

A partir daí ela começa, por meio de pequenas atitudes, a fornecer doses de felicidades na vida de todas as pessoas com as quais ela cruza o caminho ou convive, encontrando um sentido para sua trajetória e conseguindo, finalmente, se abrir para o amor.

O fabuloso destino de Amélie Poulain é inspirador porque revela os pequenos prazeres da vida, a importância dos detalhes que causam pequenas ondas de felicidade no cotidiano e, principalmente, como ajudar os outros pode ser uma grande ajuda para si mesmo.

2. Billy Elliot

Billy Elliot é um belo filme que aborda a superação de preconceitos e a persistência em seguir o caminho para o qual seu dom aponta. Billy é um menino que descobre um grande talento para a dança. No entanto, ele vive em uma comunidade machista e homofóbica em uma pequena cidade do norte da Inglaterra, onde o principal meio de sustento é a mineração.

Em meio a forte crise econômica de meados da década de 1980, que leva os mineiros britânicos a entrarem em greve, seu pai inscreveu o filho caçula, Billy, em aulas de boxe. Porém, o menino não se interessa pela atividade, descobrindo que seu verdadeiro dom se encontra no mundo da dança ao assistir uma aula de balé acidentalmente.

Billy passa a frequentar as aulas escondido de seu pai, contando com a ajuda de sua professora de dança, que acredita que o menino é talentoso o suficiente para frequentar o Royal Ballet School, em Londres.

Seu pai proíbe Billy de frequentar as aulas de balé ao descobrir sua nova atividade, mas, mesmo assim, o garoto continua a dançar, sempre com a anuência de sua professora. Seu pai e seu irmão questionam as atividades de Billy por puro machismo e homofobia, porém o garoto desafia a todos e persiste em seu sonho.

Billy Elliot é um ótimo filme motivacional que nos inspira a lutar contra preconceitos e a desenvolver nossos talentos, não se importando com as adversidades.

3. Estrelas Além do Tempo

Em meio a Guerra Fria e a forte segregação racial nos EUA, três inteligentes mulheres negras superaram o racismo e o machismo dentro da NASA, a importante agência espacial americana. Estrelas além do tempo é um poderoso filme, baseado em uma história real, na qual o talento e a inteligência superam a misoginia e leis racistas absurdas.

Katherine Coleman Johnson foi uma física, cientista e matemática que foi decisiva para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia espacial, e para os sucessos das missões espaciais da NASA durante décadas.

Dorothy Vaughn foi outra matemática e a primeira supervisora negra da agência espacial, se tornando uma programadora genial quando da chegada dos primeiros computadores. Mary Jackson é a outra matemática do filme e se tornou a primeira engenheira negra da NASA.

As três enfrentaram departamentos, cafeterias e banheiros segregados, desconfiança dos colegas e impedimentos legais em certos casos, como foi o caso de Jackson, que teve que lutar na justiça para conseguir se formar em engenharia na racista Escola Secundária de Hampton.

Contra tudo e todos, elas se tornaram figuras emblemáticas na poderosa agência e foram essenciais para o enfrentamento do racismo na instituição.

4. À Procura da Felicidade

À procura da felicidade conta a história de Chris Gardner, um pai solteiro que passa por um delicado momento em sua vida. Abandonado pela esposa, com um filho de 5 anos e desempregado — Chris tenta vender máquinas de tomografia óssea da área médica e enfrenta dificuldades.

O personagem principal se vê em um momento ainda mais desesperador ao ser despejado com seu filho pequeno de seu apartamento. A partir daí, Chris e seu filho passam a dormir em hotéis baratos, abrigos, banheiros, estações de metrô ou qualquer outro lugar onde possam passar a noite.

Enquanto isso, Chris consegue um estágio não remunerado em uma importante corretora de ações, esperando, com bastante incerteza, ser contratado ao término da experiência.

O filme apresenta duas lições importantes. A primeira é sobre manter a esperança, não importa qual seja a situação. Gardner mantém ela, principalmente, quando está com seu filho, buscando afastar, dentro do possível, parte dos problemas que eles estão vivenciando.

A segunda é sobre disciplina. Muito mais do que a força de vontade, pura e simplesmente, o que leva Chris Gardner a superar seus desafios é a disciplina que ele estabelece em sua rotina, não se desviando em nenhum momento do caminho para os seus objetivos.

5. Na Natureza Selvagem

Além das cenas estonteantes, o filme traz uma bela mensagem de busca de si mesmo. Diferentemente dos outros filmes motivacionais citados aqui, “Na Natureza Selvagem” transmite uma mensagem de desapego das coisas materiais e reflexão sobre nosso modo de vida capitalista.

O filme conta a história real de Christopher McCandless, que inconformado com o consumismo e individualismo de sua família e da sociedade de modo geral, parte em uma jornada de autoconhecimento. Christopher se livra de seus bens materiais ao longo do caminho e se insere na natureza, descobrindo, assim, toda a liberdade que ele almejava.

Esse é um filme que conseguiu gerar um movimento de pessoas inconformadas com a sociedade e o atual estado das coisas. Pessoas que não querem passar os mesmos valores consumistas e que prezam mais a liberdade e a conexão com o lado simples da vida.

A força motriz do filme está, justamente, no incentivo de ir atrás do que você acredita, mesmo que isso vá contra as normas e regras estabelecidas.

Sem dúvida alguma, esses filmes motivacionais listados vão fazer você se inspirar, se fortalecer, se emocionar, refletir sobre os desafios que a vida apresenta e, principalmente, ensinar como enfrentá-los de maneira dignificante.

E como a maioria deles é em inglês, que tal assisti-los no original, sem legendas em português? Há aplicativos que podem lhe ajudar muito nessa hora. Listamos alguns deles aqui.