7 blogs de engenharia que todo estudante precisa acompanhar

Uma maneira interessante de se familiarizar com o mundo complexo das engenharias é criar o hábito de acompanhar blogs especializados e inseri-los na leitura diária. Os blogs e sites especializados trazem informações do setor, tecnologia, ferramentas e dispositivos indispensáveis ao profissional, expectativas de mercado, vagas de trabalho e outras informações que vão deixá-lo atualizado sobre o que anda rolando na área.

Se você pretende cursar engenharia, precisa conhecer os tipos existentes e as possibilidades que oferecem. Além disso, por meio desses blogs e sites é possível interagir com profissionais de destaque, compartilhar conhecimentos e até inspirar seu lado empreendedor.

Confira, a seguir, uma lista com sete blogs de engenharia e sites que nenhum estudante pode deixar de ler. Venha com a gente!

1. Blog da Engenharia

É um blog bem completo, com linha editorial abrangente, que aborda tendências sobre as mais diversas áreas da engenharia. Surgiu em 2011, com o objetivo de prover informações relevantes sobre o mercado de trabalho e o dia a dia dos profissionais.

A ideia cresceu e o blog passou por diversas reformulações, que o colocaram como uma das principais referências para quem é da área. Uma das abas mais interessantes é o “Guia das Engenharias”. Ali, há um panorama de todas as áreas da carreira, de como está o mercado de trabalho e de quais universidades oferecem cada curso.

Além disso, uma ferramenta permite encontrar vagas de emprego de acordo com a cidade de interesse. O blog tem, também, conteúdos sobre legislação trabalhista, relações entre empresas e empregados, empreendedorismo e as últimas novidades tecnológicas. Para alunos avançados que querem aprender a utilizar softwares de projeto, o blog oferece cursos — como o Autocad e o V-Ray (para a criação de imagens reais).

Uma das grandes vantagens do Blog da Engenharia é a fácil navegação, e os textos aparecem com linguagem descomplicada, o que favorece o entendimento de assuntos complexos.

2. Engenharia É

Trata-se de um canal com informações, notícias e colunas atualizadas sobre as mais diversas áreas da engenharia. Tem editorias específicas de tecnologia, inovação, meio ambiente e movimentação do mercado. A linha editorial dá espaço para áreas relacionadas, como arquitetura, ciência, educação e sustentabilidade. E há indicação de cursos on-line gratuitos.

Tem um guia de engenharia, que aborda muitos dos cursos da carreira e explica como uma área se diferencia da outra. Há, também, bastante conteúdo com dicas para estudantes e profissionais recém-formados começarem a se destacar no mercado.

E, como um pouco de distração não faz mal a ninguém, tem uma seção destinada a curiosidades da engenharia, da matemática, da tecnologia, da astronomia e outras. É possível dar boas risadas ali.

3. Khan Academy

Este é o maior site de matemática do mundo. A versão em português é um projeto da Fundação Lemann, sem fins lucrativos. Lá, é possível estudar as mais variadas áreas da matemática e, ainda, ser direcionado para assuntos relacionados a ciências, finanças e computação. As aulas em vídeo auxiliam na melhor compreensão dos temas.

O programa de estudos envolve desde conteúdos da matemática básica até assuntos complexos, como engenharia elétrica. Além disso, tem áreas destinadas a alunos, professores e pais. Também é possível estudar baixando aplicativos para smartphones.

4. Engineering.com

Pode-se dizer que este é um verdadeiro portal de engenharia. Seu propósito é apresentar “as vozes mais influentes da engenharia para uma audiência mundial de engenheiros”. O conteúdo, apresentado em inglês, engloba informação e entretenimento, além de oferecer recursos para facilitar o dia a dia dos estudantes de engenharia. O site utiliza vídeos, webinars e e-books para a transmissão do conteúdo.

Há espaços para relacionamento entre engenheiros. Um exemplo são os fóruns para profissionais, nos quais é possível discutir assuntos relacionados às engenharias e até pedir uma força quando aparecer alguma dúvida sobre cálculos, fórmulas e resolução de problemas.

Uma aba específica permite o desenvolvimento de projetos a partir do zero. E o portal também oferece uma ferramenta de busca de vagas de trabalho, além de apresentar cases de sucesso.

5. Blogs Discovery

A revista Discovery é uma das publicações mais completas do mundo sobre ciência e tecnologia. Em seu portal há uma reunião de blogs com temas diversos, que podem influenciar muito no trabalho do engenheiro. Meio ambiente, clima, energia, robótica, realidade virtual, arqueologia e astronomia são apenas alguns dos assuntos abordados nesse oceano de conteúdo. O site está em inglês.

6. Blogs Superinteressante

Numa linha parecida com a da revista Discovery, o portal da brasileiríssima Superinteressante também tem vários blogs de assuntos relacionados a ciência, política, história, tecnologia e inteligência artificial.

Além disso, quando se digita a palavra-chave “engenharia” na ferramenta de pesquisa do site da revista, o leitor é direcionado para o espaço “Tudo Sobre”. Ali, há uma compilação de todas as reportagens já publicadas sobre engenharia, com visualização rápida e facilitada. Imagens ilustram cada tema para melhor situar o leitor.

7. Seleção Engenharia

Esse blog pertence à plataforma de mesmo nome, exclusiva para conectar empresas e profissionais da área de engenharia. Apesar de ser institucional, é interessante porque suas temáticas são direcionadas a notícias, emprego, carreira e mercado de trabalho.

As postagens apresentam assuntos sobre o cotidiano do engenheiro, novas tecnologias, a situação do mercado, e ainda oferecem dicas e materiais para download que podem ajudar o leitor a impulsionar sua carreira ou manter-se atualizado.

Quanta informação, não é mesmo? Esses superblogs e sites são apenas uma fatia de todo o material disponível para você na rede mundial de computadores! Visite-os sempre que puder e mantenha-se antenado no mercado e nas inovações da sua profissão. Atualização é um item obrigatório para qualquer profissional que queira se destacar.

Como essa é uma área muito ampla, os blogs de engenharia são um excelente meio de saber o que anda acontecendo nesse mundo enigmático — e, claro, de conhecer outros estudantes e profissionais.

Por isso, não pare por aqui; é hora de saber mais. Confira agora quais são os tipos de engenharia e saiba como escolher a sua área preferida de acordo com o seu perfil. Boa sorte!