7 séries de Direito para inspirar estudantes dessa graduação

Uma das melhores formas de escolher uma profissão é cercar-se de informações sobre a sua área de interesse. Isso envolve saber mais do curso, das habilidades requisitadas e do cotidiano profissional. Sendo assim, assistir a séries de Direito é uma ótima ideia para quem está pensando em seguir essa carreira.

Diversas produções retratam alguns dos desafios vividos no universo jurídico, o que serve para inspirar os futuros estudantes e também as pessoas que já atuam nesse campo. Há boas histórias que conseguem unir entretenimento e aprendizado!

Quer conhecer algumas dessas produções? Veja a seguir quais séries recomendamos para quem gosta desse tema!

1. Suits

Sucesso nos Estados Unidos e em muitos outros países, Suits aborda a trajetória de Mike Ross. Apesar de muito inteligente, o estudante de Direito resolve largar a faculdade e tenta alavancar a sua carreira mesmo sem o diploma.

Então, ele procura um dos advogados mais famosos de Manhattan para tentar uma vaga em seu renomado escritório. Percebendo o seu potencial, Harvey Specter o contrata e os dois passam a formar uma dupla poderosa.

A questão é que seus clientes e concorrentes não sabem que Mike não é formado na área, o que se torna um segredo guardado a sete chaves. Será que é descoberto ao longo dos episódios? São oito temporadas disponíveis e a nona já foi confirmada como a última.

Uma curiosidade de Suits é que a atual esposa do príncipe Harry faz parte do elenco. A Duquesa de Sussex, Meghan Markle, interpretou a técnica jurídica Rachel Zane, que se despediu da série na sétima temporada.

2. Law and Order

Essa é uma das séries mais antigas, já que estreou em 1990 e teve 20 temporadas desde então. Seu cenário principal é o Departamento de Polícia de Nova York, com destaque para a Unidade de Vítimas Especiais, que é dedicada à investigação de crimes violentos — muitos com caráter sexual.

O enredo é baseado em histórias reais que aconteceram na cidade norte-americana, sendo os detetives Elliot Stabler e Olivia Benson os maiores responsáveis pelas apurações.

Um dos grandes detalhes da trama é perceber como os personagens tentam balancear a vida profissional e pessoal, sobretudo para não sofrerem tanto com os efeitos de lidar com situações tão graves. Como os casos são complexos, os trâmites judiciais costumam ser bem interessantes.

3. How to Get Away With Murder

Essa é uma boa opção para quem gosta de narrativas cheias de mistérios e reviravoltas. HTGAWM — acrônimo pelo qual o seriado é conhecido — conta a história de cinco alunos da faculdade de Direito que vão trabalhar com a professora de Direito Penal Annalise Keating (vivida pela famosa atriz Viola Davis, que ganhou um Emmy pela série).

Todos eles se empenham muito para impressioná-la, mas acabam se envolvendo em casos de assassinatos e conspirações. Logo, a história toda rende um drama digno de prender a atenção dos espectadores, contando com grandes aulas da protagonista.

Ao todo, são cinco temporadas prontas e existe a promessa de que a sexta sairá em breve.

4. The Good Wife

A princípio, o nome não parece indicar uma série de Direito, mas talvez uma trama de romance, certo? A paixão existia até que Alicia, a personagem principal, é humilhada publicamente quando vê o seu marido envolvido em um escândalo sexual e político.

Peter Florrick é preso por conta do seu envolvimento e ela passa a ter que trabalhar para sustentar a casa. Após anos afastada da sua profissão, Alicia consegue uma oportunidade com um advogado e antigo colega de universidade.

A partir de então, os episódios mostram as dificuldades da sua inserção no mercado de trabalho, especialmente por questões de gênero. São sete temporadas repletas de ensinamentos e temas que valem a discussão.

5. Better Call Saul

Quem já viu Breaking Bad, uma das séries que ganharam enorme notoriedade nos últimos anos, provavelmente sabe quem é Saul Goodman. A diferença é que Better Call Saul é ambientada antes de todos os acontecimentos em torno de Walter White.

A proposta é retomar o início da carreira de Jimmy McGill, um advogado que se mete em algumas enrascadas e tenta a todo custo se tornar um profissional de destaque. O futuro trambiqueiro convicto passa por poucas e boas na sua vida jurídica durante as quatro temporadas. A quinta parece estar a caminho!

6. Scandal

Embora o título sugira um escândalo, isso é tudo que Olivia Pope — a advogada protagonista da série — quer evitar para os seus clientes. Depois de ter trabalhado na Casa Branca, ela abre o seu próprio escritório e se dedica a proteger a imagem das personalidades que atende.

Ou seja, seu papel e de sua equipe é afastar a curiosidade do público, tentando acabar com os possíveis tumultos ao redor dos políticos americanos. Sua empresa fica conhecida como gerenciadora de crises — a inspiração para a personagem foi uma antiga assessora do governo George Bush.

As sete temporadas ficaram muito populares, inclusive pelo interesse que é gerado sobre os casos pessoais de Olivia. Será que ela é boa somente em esconder a desordem da vida dos outros?

7. American Crime Story

Essa é a sugestão perfeita para quem adora histórias reais. Cada temporada traz um caso diferente (e independente) que aconteceu nos EUA, que é representado como uma verdadeira aula de Direito.

A primeira e mais conhecida é a retratação do julgamento de O. J. Simpson, um ex-jogador de futebol americano que foi acusado de assassinar sua ex-mulher e um amigo. Com o título The People vs. O. J. Simpson, os episódios da temporada contam os bastidores do fato que parou o país na época.

O ambiente jurídico está presente a todo momento, sendo que um dos pontos mais interessantes é poder observar tanto o lado dos advogados de defesa quanto dos de acusação do astro. Vale também conferir as outras temporadas, que trazem histórias diferentes.

Enfim, essas são algumas das séries de Direito que merecem a atenção de quem pretende entrar para a área ou já escolheu sua profissão. Ainda que muitas partes sejam pura ficção, o conteúdo ajuda a ter uma ideia de como é viver esse tipo de carreira.

O que você achou da lista de indicações? Já assistiu a alguma dessas séries? Compartilhe este post nas suas redes sociais e passe a dica para os seus amigos que adoram ver boas séries!