Ciências Contábeis e a sétima arte. É possível essa união?

O profissional formado em Ciências Contábeis, é de extrema importância no mercado, sendo o responsável pela organização financeira de uma empresa. Neste artigo, você vai saber tudo sobre essa ciência e ainda mais: 5 dicas de filmes e documentários que falam sobre os contadores na sétima arte.

Os profissionais formados em Ciências Contábeis podem encontrar oportunidades e diversos setores independente da função que irá exercer. Há vagas em todo o país, sendo que é possível atuar como autônomo ou no setor público.

A pauta de trabalho desse profissional envolve muito mais do que simples questões fiscais. O contador é responsável por controlar receitas, despesas e lucros da organização e ainda registrar todas as atividades financeiras, escrever relatórios e elaborar o balanço patrimonial. Esse profissional tem grandes responsabilidades, já que realiza quase toda movimentação financeira de uma empresa.

Engana-se quem pensa que Contabilidade é só matemática. Os números fazem parte de algumas disciplinas que auxiliam no processo de formação, mas, hoje, a tecnologia faz já grande parte desse trabalho.

Se os contadores não são matemáticos, eles são CONSULTORES – que usam seu conhecimento especializado para ajudar o cliente a estruturar os negócios da forma correta, minimizar despesas desnecessárias e prever seu fluxo de caixa para os próximos períodos.

O mercado para esse profissional está aquecido. Alguns fatores elevam essa procura, como:

  • Necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital.
  • Complexa matriz tributária brasileira.
  • Falta de especialistas qualificados, entre outros.

A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada em 2013 revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados. Nada mau, ein?

Confira as várias áreas que você pode atuar depois de formar em Ciências Contábeis:

Contador

O profissional que optar por ser contador, poderá atuar em várias áreas, como:

Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, entre vários outros.

Auditor

O auditor é o responsável por analisar a aplicação de recursos financeiros, como: avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados, identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro, entre outros. A carreira de auditor é uma das que mais cresce na área da Contabilidade.

Perícia Contábil

A Perícia Contábil consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros.

Analista Financeiro

O analista financeiro pode atuar em três ângulos, como: análise de crédito, de desempenho e de investimento.

Mesmo a Contabilidade sendo uma ciência exata, ela pode conciliar e aprender um pouco mais sobre a área através de filmes. Isso mesmo! Quem não larga da mão do Netflix, sabe que alguns filmes são clássicos para diferentes profissões. Com a Contabilidade não é diferente!

Com certeza, você já assistiu um filme que lhe remetesse ao seu trabalho e pudesse melhorar o desempenho profissional e acadêmico, não é mesmo? Escolhemos 5 filmes imperdíveis, inclusive aclamados pela crítica e de grande sucesso com o público em geral e principalmente contadores e estudantes de Ciências Contábeis.

Um Sonho de Liberdade

O filme mostra o poder da contabilidade e do contador. Andy Dufresne, um jovem bem sucedido e banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado a uma penitenciária para cumprir prisão perpétua em função de um duplo assassinato. O jovem conquista a confiança das autoridades do presídio fazendo declaração de IR e controlando as contas pessoais deles. O filme é estrelado por Morgan Freeman e Tim Robbins.

Margin Call – O Dia Antes do Fim

Esse filme demonstra a responsabilidade que gestores e contadores devem ter no processo de geração de informações financeiras. No filme, 3 funcionários trabalham no setor de riscos de uma corretora, que no momento realiza várias demissões, cerca de 80% de funcionários do setor foram demitidos, inclusive o chefe do trio, Eric Dale que entrega um pen drive com conteúdo perigoso. Peter Sullivan descobre que trata-se de uma análise a volatilidade da empresa que indica que há duas semanas ela ultrapassou o limite e está prestes a falir.

Trabalho Interno

Documentário importante para qualquer estudante na área de negócios, não somente de Contabilidade, mas também de Administração e Economia. Através do documentário, conhecemos o funcionamento das instituições financeiras, o que é muito importante, já que no mundo atual, tudo gira em torno do sistema bancário. O documentário é estrelado por Matt Damon.

Os Intocáveis

Uma das grandes histórias de todos os tempos é também um dos filmes obrigatórios para quem trabalha com Contabilidade. O filme mostra o dia a dia de agentes federais que tentam prender o gângster Al Capone durante a Lei Seca nos EUA. Para quem estuda ou trabalha nesta área, o filme mostra a importância da contabilidade, já que Al Capone foi detido por falhas em seus registros contábeis e não pela atividade mafiosa (contrabando de bebida) em si. O filme é estrelado por Kevin Costner e Sean Connery.

O legado de Lutzenberger

O documentário mostra como foi a trajetória do ex-ministro do Meio Ambiente (Governo Collor), ambientalista e cientista José Lutzenberger e como foi o processo de demissão após denúncias de corrupção no Ibama. Para estudantes e profissionais de contabilidade, o filme é ideal para compreender como a máquina pública pode funcionar quando há corrupções e muitas pessoas envolvidas.

Os filmes citados são bem legais para quem quer usufruir dessa carreira de sucesso, inclusive, muitos professores indicam esses filmes durante a graduação. Divirta-se com as com as nossas dicas. Contabilidade também é filme!

Deixe uma resposta