Com o Direito, você pode optar por mais de 10 carreiras!

Há vários motivos que podem te levar a escolher o Direito como curso de graduação, talvez o gosto pela reivindicação ou ainda os ganhos financeiros, prestígio, oportunidade de ajudar as pessoas, as diversas áreas de carreira, a possibilidade de influenciar pessoas e ter um profundo conhecimento sobre as leis.

O Direito é a área que aplica as normas e leis em um país para garantir harmonia e convivência entre pessoas ou grupos, além de resolver problemas oriundos de diversas áreas, seja uma entrega de produto que não foi realizada adequadamente até processos como divórcios e heranças. O advogado analisa os pontos declarados pelo cliente e os defende.

Para o estudante que deseja seguir a carreira do Direito (que apresenta várias possibilidades de empregabilidade) veja as seguintes dicas:

  • Se você tem um gosto pela leitura, o curso lhe estimulará bastante.
  • Outro ponto importante é o senso de justiça, pois, suas ações em avaliar quem é culpado ou não, terá impacto em um grande número de pessoas, independente da área de escolha.
  • Ética e responsabilidade social também são importantes para um bom profissional da área.
  • Outra característica importante é a boa comunicação, tanto na linguagem falada como na escrita.

Em 2016, foi feito um levantamento da Michael Page para a Exame que mostrou os 29 cargos executivos mais bem pagos do país e  os advogados, claro, estavam presentes.

Mesmo que você comece sua carreira gradualmente, você pode ir, construindo uma vida financeira sólida dentro de um curto espaço de tempo após a sua formatura. E uma das razões para isso é a diversidade de atuação dentro da carreira.

O advogado defende os interesses do cliente em diversos campos. E é exatamente sobre isso que vamos falar. Já parou para pensar nos variados campos de atuação que o Direito lhe oferece? Que tal conhecer algumas?

Direito Ambiental

Esse ramo do Direito constitui em um conjunto de princípios jurídicos e de normas jurídicas voltado à proteção da qualidade do meio ambiente. O advogado especializado em Direito Ambiental pode trabalhar em ONGs e empresas, lidando com questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente.

Direito civil

O advogado especialista em Direito Civil representa os interesses individuais referentes a bens, propriedades e questões familiares, como divórcio e heranças. O advogado pode especializar-se em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das obrigações, sucessões, entre outros.

Direito da Tecnologia da Informação

O advogado que optar pela carreira de Direito da Tecnologia da Informação vai lidar com as questões jurídicas envolvendo a informática, como, por exemplo, as relações entre usuários da internet, provedores, empresas de software e lojas virtuais.

Na internet, há inclusive, diversos crimes virtuais como calúnia, insultos, difamação, divulgação de material confidencial, entre outros. O Direito da Tecnologia da Informação resguarda o cliente em relação a essas questões.

Direito do consumidor

O Direito do Consumidor defende o cidadão e trata as relações entre os fornecedores de bens e serviços e as garantias que o cidadão pode ter. Esse ramo visa tratar o comércio não só como venda de produtos e serviços e sim um melhor tratamento e satisfação dos clientes.

Direito Contratual

O advogado da área de Direito Contratual, auxilia e representa pessoas físicas e jurídicas na elaboração e assinatura de contratos.

Direito Comercial

O Direito Comercial, também chamado de Direito Mercantil é um ramo que se encarrega da regulamentação das relações vinculadas às pessoas, aos locais e aos contratos do comércio.

A abertura e o fechamento de estabelecimentos comerciais, por exemplo, são questões voltadas para os aspectos jurídicos do comércio e assim, tratados no Direito Comercial.

Direito do trabalho

O advogado trabalhista atua na representação de pessoas ou empresas em questões referentes à disputa entre empregado e empregador, questões sindicais, previdência social, entre outros.

Direito tributário

No Direito Tributário, o advogado cuida de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Direito Penal

A área de Direito Penal visa a preparação da acusação ou da defesa de pessoas que cometeram crimes. Através dele, estabelece e regula o “castigo” dos crimes ou delitos através da imposição de determinadas penas, como, por exemplo, a reclusão em estabelecimento prisional.

As carreiras públicas

O Direito é um dos cursos, que durante a graduação, prepara o aluno para a carreira pública. Para um profissional da área de Direito trabalhar no setor público, seja no poder Executivo, Judiciário ou Legislativo, o concurso público é a porta de entrada. Confira os cargos que você pode exercer na carreira pública:

Defensoria pública

O Defensor Público defende pessoas que não podem pagar por um advogado particular, além de atuar como procurador municipal, estadual ou da União.

Promotor de justiça

O Promotor de Justiça atua na área criminal: no combate à criminalidade e na fiscalização das penas, na área cível, nos interesses da sociedade, entre outros.

Delegado

O Delegado tem como funções principais: elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.

Juiz

O juiz julga processos e expede mandados de prisão, de busca ou apreensão e pode ainda atuar como juiz federal.

O Direito é realmente uma das carreiras mais tradicionais e bastante procurado nas faculdades. Sempre tem várias oportunidades de empregos e em diferentes sub vertentes, como você mesmo já viu. Há inúmeras possibilidades de atuação (inclusive para aqueles que acabaram de formar) em órgãos do setor público ou em empreendimentos da iniciativa privada.

Mas e você? Já escolheu a sua área? Conte pra gente a sua decisão! Um grande abraço de

toda equipe Unifemm!

 

Deixe uma resposta