Guia definitivo como escolher a faculdade certa para você

Guia definitivo: como escolher a faculdade certa para você?

Escolher uma faculdade para se graduar é uma missão importante, que exige tempo, paciência e muita pesquisa. Para tomar uma boa decisão, o primeiro passo é controlar a ansiedade e ficar atento ao que realmente importa.

O ingresso na universidade marca o início de uma longa jornada rumo ao mercado de trabalho e por isso, essa deve ser uma escolha inteligente. 

Para construir uma carreira profissional de sucesso, alguns fatores como infraestrutura, parcerias de estágio e uma boa equipe de professores são fundamentais.

Se você não sabe como escolher a faculdade certa, este guia é para você. Leia o texto e descubra como tomar a melhor decisão para o seu futuro.

Verifique a classificação do MEC

O primeiro passo para escolher uma boa faculdade, é verificar a classificação do MEC. Além de fornecer informações valiosas sobre as instituições, ela te ajuda a selecionar melhor as possibilidades.

Para quem não sabe, todos os anos o Ministério da Educação avalia e classifica as instituições públicas e privadas do Brasil segundo a qualidade de ensino. Os critérios utilizados na avaliação são:  corpo docente, infraestrutura, pesquisa e extensão, gestão, responsabilidade social e desempenho dos alunos.  

As instituições são classificadas com notas de 1 a 5. Quanto mais alta a nota, melhor.

A pontuação atribuída pelo MEC é uma importante referência em todo o país. E não somente para quem está em busca da faculdade certa. Algumas empresas costumam checar essa classificação na hora de contratar seus funcionários. Por isso, fique ligado.

Atenção à infraestrutura

Outro ponto importante a ser observado na hora de escolher uma faculdade, é a estrutura física oferecida pela instituição. É lá que você vai passar a maior parte do seu tempo nos próximos anos, então é bom que seja do seu agrado.

Além dos espaços de convivência, áreas verdes, refeitórios, ginásio e salas de aula confortáveis, é importante ficar de olho nas infraestruturas específicas, aquelas fundamentais para o desempenho dos estudos na sua área.

Por exemplo, se você é de humanas, procure saber se a instituição oferece uma boa biblioteca atualizada. Se é de exatas ou biológicas, pesquise sobre os laboratórios e se há o material e as tecnologias necessárias para o seu aprendizado. 

Uma boa estrutura é fundamental para o desempenho de qualquer estudo.

Pesquise sobre o Corpo Docente

Quanto melhor a equipe de professores, melhor será a formação do aluno. Por isso, na hora de escolher em que faculdade estudar pesquise sobre o corpo docente.

Consulte o currículo dos seus futuros professores e verifique a quantidade de mestres e doutores na instituição. Pesquise sobre as publicações e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por eles e sobre a experiência de cada um no mercado de trabalho. 

Quanto mais informações você conseguir levantar, melhor.

Veja as possibilidades de financiamento estudantil

Se você está com o orçamento apertado, o financiamento estudantil pode ser um critério decisivo para escolher a sua faculdade.

Toda graduação requer certo investimento. Além da mensalidade, no caso das instituições privadas, o aluno também precisa arcar com materiais de estudo, transporte, alimentação, o happy hour depois da aula e outros gastos que vão surgindo ao longo do percurso.

Por isso, o financiamento estudantil é uma ótima oportunidade para aliviar as contas no final do mês. Trata-se de uma espécie de empréstimo sem juros e longo prazo, cada modalidade e empresa com a sua particularidade.

Procure saber quais são as possibilidades e qual se encaixa melhor no seu perfil e suas necessidades.

Escute as histórias dos ex-alunos

Guia definitivo como escolher a faculdade certa para você

Outra boa estratégia para quem está se perguntando como escolher a faculdade certa é ouvir as histórias e impressões dos ex-alunos.

No mundo virtual, tudo ficou mais fácil. Então basta acessar as páginas da instituição nas redes socais e entrar em contato com os formandos. Peça que compartilhem as experiências universitárias e principalmente os desafios, antes, durante e depois da formatura.

Assim é possível levantar informações valiosas e ainda tirar dúvidas que podem contribuir muito na sua decisão.

Fique de olho nos convênios e parcerias de estágio e intercâmbio

Em um mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo, sai à frente quem tem experiência. E para isso, nada melhor do que uma boa parceria para abrir os caminhos.

As instituições de ensino que contam com convênios e parcerias de estágio e intercâmbio são uma grande vantagem para quem está dando os primeiros passos rumo ao mundo profissional.

Por meio das parcerias, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido nas aulas. Eles experimentam diferentes áreas de atuação com outros profissionais, conhecem novas culturas e ampliam o seu leque de possibilidades e de contatos, podendo gerar futuras parcerias e até mesmo contratações.  

Por isso, antes de tomar uma decisão, veja se a instituição do seu interesse conta com convênios e parcerias e se incentiva atividades extracurriculares. Essas são pontes fundamentais para quem deseja construir uma carreira promissora e ocupar um cargo de sucesso no mercado de trabalho.

Verifique se há projetos de extensão

Em falar em atividades extracurriculares, os projetos de extensão também são ótimas oportunidades para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Eles contribuem para:

  • ampliar os horizontes dos alunos;
  • alimentar a rede de contatos;
  • fortalecer os laços com os professores;
  • a formação humanizada e consciente dos estudantes.

Isso porque muitos dos projetos de extensão são voltados para trabalhos de responsabilidade social com a comunidade local, oferecendo suporte gratuito em diferentes áreas de atuação.

Por isso, fique de olho se a universidade oferece e incentiva projetos de extensão e procure saber quais são eles.

Pronto, com esse guia definitivo sobre como escolher a faculdade certa ficou fácil tomar uma boa decisão. Quer saber como estudar em uma faculdade particular sem se endividar? Clique aqui e descubra.