Como escolher a melhor faculdade de enfermagem

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem mais de 2 milhões de profissionais da área em atuação no país. São auxiliares, técnicos e enfermeiros que representam uma das maiores forças do setor de saúde. Esse grande número de atuantes e a crescente necessidade de especialização fazem com que a escolha da faculdade de enfermagem precise ser feita de maneira estratégica.

Neste artigo, mostraremos o que é preciso levar em consideração na hora de escolher uma faculdade de enfermagem. Continue a leitura e descubra!

Qual o papel exercido pelo enfermeiro?

O médico não é o único profissional que faz diferença nos serviços ligados à área de saúde. O enfermeiro tem um papel fundamental no trabalho junto aos pacientes em tratamento dentro de hospitais e clínicas. Ele é um dos principais responsáveis por trabalhar o bem-estar, ajudando não só na proteção, mas também prevenção, reabilitação e recuperação da saúde de um indivíduo.

Um profissional qualificado está apto a coordenar, planejar e também supervisionar a assistência dada por equipes de saúde ao paciente. Ele pode atuar desde áreas assistenciais até educacionais. Por essa razão, é importante que ele se qualifique, para garantir que a sua atuação seja o mais precisa possível.

Como escolher a melhor faculdade de enfermagem?

Todos os dias, somos obrigados a fazer escolhas que determinarão o rumo de nossas vidas. Não seria diferente no momento de decidir por um curso universitário. Sabendo que essa escolha tem um impacto direto no futuro, separamos alguns pontos que o ajudarão a se decidir pela melhor faculdade de enfermagem!

Estrutura curricular do curso

A primeira ação para escolher a melhor faculdade de enfermagem é verificar a estrutura curricular do curso em questão. É fundamental checar se as matérias compreendem conteúdos usados no cotidiano do enfermeiro, como anatomia humana, citologia, fisiologia, farmacologia, imunologia, comunicação terapêutica, entre outras.

Todos esses tópicos são essenciais para que o profissional atue de maneira eficaz e acertada. Sendo assim, verifique, antes de escolher a faculdade, se ela oferece essas opções dentro de sua grade curricular.

Nota do curso junto ao MEC

Conhecer a avaliação do curso de enfermagem junto ao MEC (Ministério da Educação) é uma boa estratégia para acertar na escolha. Cursar uma faculdade reconhecida pelo MEC tem mais peso do que se imagina, considerando que o diploma do nível superior só terá validade para o mercado se ele tiver o aval no Ministério.

Quanto mais alta a nota (lembrando que ela pode variar de 1 a 5), melhor é a organização didático-pedagógica da instituição, mais qualificado e especializado é o corpo docente e técnico-administrativo e maior a qualidade das instalações físicas. Ou seja, é uma avaliação que compreende diversos aspectos fundamentais para a formação de um bom profissional e farão diferença em sua atuação/currículo.

Instalação de laboratórios

Além de boa base teórica, você também precisa focar o aprendizado na prática. Logo, na hora de escolher a faculdade para cursar enfermagem, procure não só uma estrutura curricular de qualidade, mas também instalações de laboratórios que o ajudarão a se tornar um profissional completo.

No caso da enfermagem, é crucial que o estudante aprenda na prática como realizar o tratamento de pacientes, manusear instrumentos médicos etc. A experiência enriquece o conhecimento, sendo assim, busque checar se a faculdade oferece laboratórios modernos, bem equipados. Lembre-se: quanto melhores eles forem, mais contribuirão para a sua formação.

Parcerias com unidades de saúde

Outro ponto a ser considerado é a parceria com unidades de saúde. Como já destacamos, a prática ajuda a enriquecer o currículo profissional, o que é potencializado pelos laboratórios. No entanto, atuar em parcerias com unidades de saúde é ainda mais engrandecedor, pois o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia do profissional e conhecer a realidade na qual está inserido.

Ter esse contato contribuirá para que você escolha a área da enfermagem em que deseja atuar, mas também possa realizar estágios profissionais e obter maior experiência de mercado. Logo, verifique se a instituição tem parceria com unidades de saúde, pesquise sobre os convênios estabelecidos entre elas etc.

Projeto pedagógico

O projeto pedagógico também deve pesar na hora da escolha da faculdade de enfermagem. Também chamado de proposta pedagógica, esse planejamento visa apresentar finalidades, concepções e diretrizes que regem a instituição de ensino, grandes responsáveis por todas as ações escolares. A ideia é que os agentes da instituição ajam de acordo com a proposta educacional.

E por que é tão importante observar tal aspecto? Porque ele mostra como a faculdade lida com a questão educacional, mas também as ideologias da instituição, princípios que a norteiam, seus objetivos educacionais, organização curricular, capacitação da equipe de trabalho etc. Se o estudante não se identifica, ele poderá se frustrar durante a graduação, logo, observe bem esse aspecto.

Capacitação dos professores

Como mostramos no tópico sobre a importância da avaliação do MEC, um dos aspectos a serem levados em consideração para dar a nota é justamente a qualificação do corpo docente. A avaliação consiste em saber se os professores têm pós-graduação, mestrado, doutorado, participam de pesquisas científicas, entre outros detalhes.

O aluno que almeja entrar na faculdade de enfermagem precisa também atentar para a qualificação de quem lhe dará as aulas. Verificar, por exemplo, se o professor tem experiência na área em que leciona. Afinal, você deseja obter conhecimentos teóricos, mas também práticos — ainda mais quando se trata de uma profissão que lida diretamente com a saúde de outros indivíduos.

Realização de eventos e mostras científicas

Outro ponto significativo é o oferecimento ou patrocínio de eventos que acrescentam à carreira. Por exemplo, uma boa instituição costuma ter semanas voltadas à enfermagem e suas diferentes vertentes. Nelas, profissionais são convidados a palestrar e dar minicursos, mas também promover debates e mostrar o cotidiano da profissão.

Tais eventos ajudam os estudantes a ampliar a sua visão sobre o curso que estão fazendo, mas também a se preparar para desafios futuros, se atualizar de acordo com as tendências do mercado e muito mais.

O mercado de enfermagem é bastante promissor. No entanto, com tantos profissionais formados anualmente, é preciso se destacar para conseguir uma vaga de emprego. O primeiro passo é se dedicar à escolha da melhor faculdade de enfermagem. Como mostramos ao longo do artigo, é indispensável verificar uma série de aspectos, pois, assim, a sua escolha tende a se tornar mais efetiva.

Falando em futuro, você sabe o que fazer para definir a sua carreira? Leia o nosso artigo sobre o assunto!