Formação superior: entenda a importância de se fazer faculdade

O nível educacional é determinante para a renda do brasileiro. Segundo uma pesquisa do IBGE, ter um ensino superior é capaz de triplicar a renda. O estudo mostrou que um profissional com graduação ganhou em média R$ 5.110 em 2017, enquanto aqueles que completaram apenas o ensino médio obtiveram ganhos de R$ 1.727. Tal diferença reafirma a importância que a formação superior tem na vida das pessoas.

Mas não é só o salário que mostra o impacto que uma graduação tem na vida do brasileiro. Existem outros fatores que reforçam o quão essencial é buscar a qualificação, especialmente quando se leva em consideração a alta competitividade do mercado de trabalho!

Receber uma oportunidade de trabalho

O mercado de trabalho moderno é marcado por inovações constantes, novidades em produtos e serviços, mas também pela alta competitividade não só entre as empresas, mas também entre os profissionais. Estes, por sua vez, precisam estar preparados para lidar com muitos concorrentes em uma única vaga.

Consequentemente, isso exige preparação, mas também qualificação por parte do candidato. O mercado vê com bons olhos aqueles profissionais que estão buscando constantemente o aperfeiçoamento de suas funções. Portanto, valorizam a graduação como um elemento importante de representatividade e comprovação de aptidão para desempenhar determinada função.

Anteriormente, qualquer nível educacional significava a chance de um emprego. Hoje, a realidade mudou, fato esse que eleva a necessidade de profissionais qualificados. Em uma disputa entre um colaborador com ensino médio completo e ensino superior completo, geralmente, quem leva a melhor é o segundo.

Conquistar aumentos salariais

Quem não sonha com salários maiores, não é mesmo? Como mostramos no início do artigo, um profissional com ensino superior tende a ganhar em média três vezes mais do que aqueles que apenas completaram o ensino superior.

Quando a pessoa já está inserida em uma empresa e busca a qualificação, o aumento dos ganhos é praticamente certo. Vale a pena lembrar que aqueles colaboradores que se aperfeiçoam tendem a conquistar melhores postos de emprego e assim conquistam salários mais altos.

É comum também que o graduado esteja em um nível hierárquico superior àqueles que têm somente o diploma do ensino médio. Sendo assim, a faculdade representa uma melhoria significativa do padrão de vida da pessoa.

Obter promoções

Para poder conquistar cargos de níveis hierárquicos mais altos, o profissional precisa estar preparado. O primeiro requisito que os recrutadores olham é a formação, seguido da experiência. Portanto, se o seu objetivo é ter uma carreira ascendente é bom começar por um curso de graduação.

Por exemplo, em diversos casos é comum que a pessoa ingresse no mercado de trabalho por meio de um cargo júnior, como estagiário, a fim de adquirir mais experiência prática na profissão. Após a conclusão do curso, esses estagiários poderão ser efetivados pela empresa, visto que já estarão acostumados com a rotina da organização.

Desde o início do processo, é fundamental ter a base da graduação. Ela o ajudará a conquistar melhores chances de se destacar no mercado de trabalho.

Melhorar o senso crítico

O senso crítico é definido como a capacidade que um indivíduo tem de questionar e analisar de maneira racional e inteligente uma situação. Tal habilidade é bastante valorizada nos ambientes corporativos, pois incentiva os profissionais a refletirem sobre a contribuição que a sua área tem para a empresa.

Uma boa parte dos estudantes de graduação passa por um processo de amadurecimento durante os estudos. Na faculdade, eles aprimoram a capacidade de pesquisar, escrever, debater, o que contribui efetivamente para o desenvolvimento de seu senso crítico, abrindo espaço para uma nova visão de mundo.

Promover o crescimento pessoal

Falando na fundamentação do senso crítico, fazer faculdade tem muita importância também para o crescimento pessoal. O aluno precisa sair da sua zona de conforto para aprender coisas novas, conviver com colegas de diferentes culturas e com uma realidade que, muitas vezes, é distinta da que ele estava acostumado em uma escola, por exemplo.

O interessante é que, dentro da graduação, o aluno está se formando para ser um profissional, logo, ele precisa lidar com os desafios que surgem pelo caminho, a fim de encontrar a melhor solução para eles. Tal ação ajudará na construção da sua personalidade profissional.

O interessante é que a construção vai acontecendo aos poucos, especialmente, por entrar em turmas plurais, com indivíduos com opiniões diferentes. Logo, o indivíduo passa a ver o mundo com outros olhos, enriquecer-se culturalmente, o que é crucial diante da globalização do mercado que vivemos.

Formar uma rede de contatos

As universidades colocam o aluno diretamente em contato com professores capacitados, mas também colegas e até mesmo profissionais de renome na área em que atuam. Tais pessoas formarão o que é chamado de networking.

A rede de contatos é essencial dentro da graduação, pois é por meio dela que o estudante poderá aprender mais, mas também encontrará oportunidades de estágio e emprego. Além disso, os participantes dessa rede podem colocá-lo em contato com outras capazes de ajudá-lo na carreira.

O enriquecimento da rede de contatos é essencial para qualquer estudante, não só em relação ao mercado de trabalho, mas também para troca de experiências e, até mesmo, a formação de equipes de pesquisas, que são úteis para quem deseja seguir a carreira acadêmica.

Adquirir conhecimento técnico

Tão importante quanto a teoria é a prática — e isso os cursos de ensino superior são capazes de oferecer. O aluno com formação superior tem mais qualificações para contribuir efetivamente com a organização na qual ele trabalhará. Ou seja, ele consegue propor soluções mais técnicas, conquistar mais vendas e fazer a empresa crescer de maneira sustentável, por exemplo.

Em tempos de crise, a necessidade de profissionais capacitados, que sejam capazes de apresentar um resultado mais consistente para a organização, é bem maior.

Como visto, a formação superior tem um peso muito grande em nossa sociedade. Não só em relação às oportunidades de emprego, mas também à remuneração, que costuma ser bem maior. Logo, se o seu sonho é se destacar no mercado é preciso investir em sua formação.

Gostou do artigo? Então nos siga nas redes sociais e continue acompanhando as novidades que postamos. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!