Gestão de RH: veja por que cursar essa graduação

O curso de gestão de Recursos Humanos, também conhecido como RH, pode ser definido como uma graduação que tem como objetivo ensinar técnicas, métodos e maneiras de lidar com as pessoas nas instituições. Ele é capaz de proporcionar ensinamentos para que um profissional consiga identificar talentos e potencializar habilidades e pontos positivos.

A gestão de RH em uma empresa tem o papel estratégico de identificar e estar alinhada com o objetivo das instituições para poder reter e motivar as pessoas.

Neste post vamos mostrar por que cursar uma graduação em gestão de RH e quais são as vantagens desse curso. Confira!

O que é a gestão de RH?

A gestão de RH é dividida em várias funções que estão relacionadas a diversas áreas administrativas, de recrutamento, formação pessoal, financeiro e auditoria de recursos humanos. Esse segmento tem um papel muito importante na organização das instituições e no planejamento dos setores dos colaboradores das empresas em questão.

Essa área pode ter a função de planejamento de recursos humanos, no qual o setor determina as principais tarefas para que se possa fazer a seleção dos profissionais necessários para alcançar as metas da empresa. Outra função é a de integração dos recursos humanos, em que os responsáveis pelo RH incentivam a melhora das relações interpessoais entre os colaboradores das instituições.

O recrutamento e a seleção também são funções importantes da gestão de RH. As atividades incluem realizar análises de profissionais para cargos, sendo internos ou externos, e determinar as pessoas mais adequadas de acordo com as necessidades da empresa. De uma maneira mais interna, o gestor de recursos humanos precisa definir tarefas e responsabilidades de uma área, além de avaliar os comportamentos.

Em relação à parte financeira das instituições, o gestor fica com a responsabilidade de determinar os salários e as recompensas com o objetivo de trazer motivação para os funcionários que estão com a performance acima da média. Por fim, o gestor de RH precisa desenvolver o conhecimento e a capacidade do profissional, além de avaliar a gestão pessoal da empresa.

Como é o curso?

O curso em gestão de recursos humanos tem duração de dois a três anos, dependendo da universidade em que o aluno está matriculado. Por meio dele, é possível aliar os conceitos teóricos e práticos e conhecer detalhadamente todos os processos e técnicas de gestão de pessoas dentro de diferentes empresas.

As matérias giram em torno das experiências que os gestores de RH vão encontrar no mercado de trabalho. As principais faculdades proporcionam disciplinas que são totalmente ligadas a atividades profissionais, como a preparação de planos operacionais e táticos de recrutamento, o desenvolvimento da melhor maneira de fazer a avaliação e seleção de pessoas e o treinamento de funcionários.

Quais os conhecimentos adquiridos?

Há matérias no curso que possibilitam conhecimentos sobre como desenvolver um plano de carreira organizado e como ter cuidado com as principais estratégias das instituições com o objetivo de melhorá-la. Outras disciplinas também fazem parte da grade curricular, como matemática financeira, empreendedorismo, conhecimentos de Direito, noções de comportamento organizacional, entre outras.

O curso de gestão em RH oferece ensinamentos sobre diversos segmentos, abrindo um leque de opções para os estudantes no mercado de trabalho. Os alunos também podem ter noções nas áreas de psicologia e administração, mas com um ensino mais voltado ao trabalho desses futuros profissionais em empresas e instituições diversas.

Quais as possibilidades de atuação?

O mercado de recursos humanos está na lista de profissões que estão ganhando cada vez mais importância nas empresas. Isso ocorre porque é uma atividade muito importante para a organização e planejamento de estratégias de diversas instituições. Por essa importância, o setor oferece diversas possibilidades de atuação para uma pessoa formada em gestão de RH.

Contratação

Uma das principais áreas de trabalho é relacionada ao sistema de contratação corporativa. Esse setor do RH é o responsável por fazer análises de mercado e pesquisas sobre os profissionais certos para ingressar em uma empresa. Os gestores têm habilidades suficientes para analisar se uma pessoa é capacitada para determinada vaga.

Após esse processo, os colaboradores do setor de recursos humanos definem critérios, estratégias e técnicas de recrutamento e seleção de candidatos. Eles também podem ser responsáveis por organizar entrevistas, dinâmicas e tudo que é importante para que seja feito o processo de contratação de uma pessoa para a empresa.

Manutenção

A função de manutenção também é uma das possibilidades que um gestor de RH pode ter no mercado de trabalho. As principais atividades dessa área são focadas no processo de desenvolvimento de questões emocionais dos colaboradores, avaliação de desempenho, treinamentos, rotatividade de estagiários, benefícios e processos de demissões.

Desenvolvimento

Outra possibilidade de atuação de um gestor de recursos humanos está relacionada aos esforços necessários para desenvolver as capacidades profissionais das pessoas, focando na formação de novos líderes e nos processos de sucessão. Há uma visão com o objetivo de trabalhar a carreira dos indivíduos e desenvolver as suas competências.

Qual o perfil do profissional?

Uma das principais características de um profissional de recursos humanos é saber se comunicar com as pessoas e gostar disso. A comunicação é fator fundamental para que as estratégias das empresas possam ser realizadas com sucesso, as equipes possam se organizar melhor, os profissionais consigam se desenvolver e, principalmente, haja aumento a produtividade da empresa.

Um gestor de RH também precisa ter um perfil observador e capaz de analisar as principais características das pessoas. Isso pode ser essencial na hora de contratar ou não um candidato para determinada vaga de emprego em uma instituição.

Como está o mercado de trabalho?

Os profissionais que se formam no curso de gestão de RH têm grandes chances de se firmar no mercado de trabalho. O setor está crescendo cada vez mais e precisando de mão de obra qualificada, uma vez que empresas perceberam a necessidade de uma área de recursos humanos organizada para poder se desenvolver e colocar suas estratégias em prática no mercado competitivo.

Quais as vantagens de cursar gestão de RH?

Além de um mercado de trabalho aquecido, como falamos, os estudantes de gestão de RH também podem fazer diversos concursos que abrem em todo o país e que oferecem ótimos salários aos aprovados. Além disso, há uma grande quantidade de opções de cursos de pós-graduação e especializações para o profissional escolher e se capacitar cada vez mais.

A área de gestão de RH é muito promissora e oferece diversas possibilidades para o estudante do curso. No mundo corporativo, as empresas já perceberam que ter um setor de recursos humanos competente e com profissionais qualificados pode auxiliar no seu desenvolvimento. A contratação de bons gestores faz com que haja uma melhora nos processos de seleção, nos treinamentos das equipes e na organização de funcionários.

E aí, conseguiu entender mais sobre a área de gestão de RH? Então não deixe de compartilhar e seguir as nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, LinkedIn e Twitter.