[GUEST POST] Saiba como um perfil empreendedor pode alavancar a sua carreira

 

Diante de um mercado tão intenso, que passa por mudanças constantes, ganha destaque o profissional que não mede esforços para “pensar fora da caixa”. Isso significa estar sempre de olho nas inovações, manter-se atualizado e ir além da zona de conforto. Pensando nisso, quem desenvolve um perfil empreendedor pode conquistar muitos ganhos na carreira.

Seja trabalhando de forma autônoma, seja contratado de uma empresa, você consegue direcionar suas metas profissionais por meio do empreendedorismo. Basta descobrir quais são suas habilidades pessoais e características que, somadas aos seus conhecimentos técnicos, gerariam excelentes resultados no trabalho formal e em projetos individuais.

Continue conosco na leitura deste post e saiba por que desenvolver seu perfil empreendedor pode dar um novo rumo à sua carreira!

Quais as principais características de todo perfil empreendedor?

A inspiração constitui a fórmula para que qualquer negócio ou projeto se desenrole da maneira mais produtiva e resulte nos frutos desejados. Mas, além disso, é necessário trabalho árduo, autocontrole, organização, atenção e timing para reconhecer quando alguma coisa precisa melhorar.

Nesse sentido, todo perfil empreendedor tem características essenciais. Em algumas pessoas, elas podem aflorar naturalmente, enquanto em outras é necessário despertá-las por meio de um bom treinamento. Então, comece desde já uma autoavaliação e veja quais dessas características estão mais ou menos presentes em você.

Autoconfiança

Sem autoconfiança, nenhum profissional jamais sairá do lugar. Se você tem dúvidas sobre sua capacidade, muito provavelmente será dominado pelo medo e não conseguirá correr os riscos necessários para que seu empreendimento prospere.

Naturalmente, no caminho do empreendedorismo surgem dúvidas e adversidades. Contudo, a autoconfiança facilita que você tome decisões racionais e saiba lidar com incertezas.

Além disso, somente com autoconfiança você conseguirá desenvolver a articulação necessária para vender seus produtos, serviços ou uma simples ideia. Assim, ficará muito mais fácil convencer clientes, investidores ou, até mesmo, seu chefe ― o que, sem dúvida, ajuda a aumentar seu prestígio.

Capacidade analítica

Para não “dormir no ponto” e deixar oportunidades passarem, a todo tempo o empreendedor está observando cenários internos e externos na tentativa de encontrar soluções criativas para aquilo que propõe. Essa capacidade analítica envolve tanto ter insights sobre rumos a tomar quanto desenvolver estudos complexos para encontrar lacunas nas quais suas soluções se encaixariam.

Liderança

A liderança é uma característica forte do perfil empreendedor, especialmente porque é fundamental ter o apoio de um time que ajude você a pôr em prática seu empreendimento. Mas essa habilidade vai além de saber dar ordens e dividir responsabilidades.

Grandes líderes são capazes de observar as necessidades de seu grupo de trabalho, sabem incentivar os melhores talentos e conseguem administrar conflitos naturais decorrentes do trabalho em equipe.

Perseverança

Você já deve ter ouvido a expressão “nadar e morrer na praia”. Esse dito popular diz muito sobre a perseverança no perfil empreendedor. Como qualquer empreendimento apresenta inúmeros percalços, é muito comum pessoas pouco preparadas não terem estrutura para lidar com adversidades e acabarem desistindo no meio do caminho.

Por isso, apaixonar-se pelo que está fazendo é um fator importante para manter o gás necessário e contornar momentos de turbulência. Alguns empreendedores têm ideias incríveis, mas sem acreditar de verdade, há grandes chances de desistirem diante do primeiro obstáculo.

Resiliência

A resiliência se trata de como reagir diante de dificuldades, sejam elas quais forem. Ser mais flexível, rígido, utilizar o diálogo, esclarecer mentes confusas e buscar novos trajetos para sair dos obstáculos são algumas das atitudes englobadas na resiliência. Por isso, esse termo tem sido recorrente no mercado atual, já que cada situação no mundo corporativo exige uma postura diferente dos profissionais.

As empresas valorizam o perfil empreendedor no recrutamento de novos funcionários?

A resposta é sim. Profissionais com um perfil empreendedor arrojado estão entre as joias que toda empresa quer resguardar. São mentes que constituem o chamado “capital intelectual”, pois estão em busca de agregar posições de vanguarda para aumentar o sucesso da organização.

Especialmente se você terminou de fazer faculdade há pouco tempo, saiba que demonstrar essas competências contribui não apenas para seu reconhecimento no trabalho, mas, principalmente, para alcançar melhor posição profissional.

Então, confira algumas competências que as empresas vêm buscando no recrutamento de novos colaboradores.

Autonomia

Uma pessoa autônoma é aquela que tem proatividade e se antecipa para que seu trabalho flua melhor e com mais resultados. Ela não espera receber ordens: tem um comportamento proativo que facilita o andamento de suas atividades e impulsiona o rendimento do time todo, especialmente quando se tratar de equipes multidisciplinares.

Inovação

Sobretudo em razão da era digital, a inovação passou a ser uma necessidade das empresas. Encontrar novos processos internos, formas de entregar um produto ou serviço de mais qualidade e estreitar o relacionamento com os clientes são alguns exemplos de onde a inovação está inserida.

Estratégia

Para alcançar os resultados esperados é preciso estratégia, assim como em um jogo de xadrez. Lembra-se de que citamos acima as equipes multidisciplinares? Cada vez mais comuns no mundo corporativo, elas unem profissionais de diferentes formações para trabalharem em projetos específicos.

Todos os profissionais precisam ser bem articulados e ter estratégias que facilitem o desenvolvimento do desafio proposto. Portanto, essas estratégias não necessariamente precisam vir de um único líder, mas serem construídas em conjunto.

Criatividade

Por fim, mas não menos importante, a criatividade é um item de ouro no perfil empreendedor. Sendo assim, não poupe ousadia em apresentar soluções criativas, especialmente se gerarem resultados e tiverem baixo custo de implantação. As organizações desejam profissionais que tenham ideias eficientes, e se você for daquelas pessoas que está o tempo todo pensando em como melhorar seu desempenho, pode crer que sua organização deseja você!

Como desenvolver um perfil empreendedor?

Não importa se você quer começar o próprio negócio ou crescer dentro de sua empresa, se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber como potencializar seu perfil empreendedor. Então, confira 3 dicas que separamos a seguir!

1. Aprenda com empreendedores consagrados

Estar por dentro do que fizeram os grandes empreendedores para alcançarem a posição onde estão é essencial para que você aumente sua visão empreendedora. Leia livros desses líderes do mercado, acompanhe personalidades nas redes sociais e participe de eventos no seu segmento de atuação. Com essas ações, você passa a ter referências para se inspirar e vai construindo seu perfil empreendedor, ao mesmo tempo em que constrói seu networking.

2. Invista em educação continuada

Se você já se formou na faculdade é importante aprofundar seus conhecimentos. Para isso, é interessante investir em programas de pós-graduação que abordem eixos específicos para o que você almeja em sua profissão.

Por outro lado, também é possível investir em uma área correlata e escolher o curso ideal para sua segunda graduação. A grande vantagem desse investimento é ampliar o leque de possibilidades na carreira, com uma formação complementar ― algo bastante interessante até mesmo para abrir o próprio negócio.

3. Busque orientação profissional

Se você acredita que pode se tornar um empreendedor, a orientação profissional ajuda bastante na hora da descoberta de novos ares. Com isso, é comum profissionais experientes buscarem esse tipo de auxílio quando desejam se reinventar e investir em novas possibilidades de atuação.

Quem tem um perfil empreendedor desenvolvido sem dúvida sai na frente de muitos outros profissionais no mercado atual. Como o empreendedorismo está bastante associado à inovação, você pode começar a construir um futuro promissor desde já. Então, não perca tempo e inicie seu planejamento quanto antes!

Gostou deste artigo? Assine já nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre carreira diretamente em seu e-mail.