Histórias de Sucesso do UNIFEMM – Aluno empreendedor é referência na Engenharia Civil

ENG CIVIL_cortada

Flávio Vieira Ricardo começou a trabalhar desde os 12 anos, onde adquiriu uma experiência profissional em diversas áreas. Mas foi na faculdade que decidiu seu futuro profissional e, atualmente, cursando o 5º período de Engenharia Civil, Flávio já pode ser considerado referência como aluno empreendedor.

Como tem sido sua trajetória profissional? Qual foi o caminho até decidir por ser empreendedor antes mesmo de sua formação acadêmica?
Minha trajetória profissional começou cedo. Trabalhei em açougue, fui vendedor de picolé, soldador e ajudante de pedreiro do meu avô. Sempre estudei em escola publica e quando completei o 2° grau Técnico em Agropecuária, passei a trabalhar na V&M Florestal onde fiquei por 8 anos trabalhando. Lá fiz a graduação em Gestão Ambiental e, logo após a formatura, fui trabalhar em uma empresa que prestava serviços para a Gerdau, em Três Marias.
Mesmo com uma trajetória diversificada profissionalmente, sonhei em ser dono do meu próprio negócio. Como sempre tive facilidade com as disciplinas exatas, descobri uma afinidade muito grande com a Engenharia, mas considero a escolha do curso também como herança de família, pois meus dois avôs eram construtores.
Já a decisão para montar minha empresa veio a partir de uma análise de mercado; como na minha cidade estavam acontecendo muitos problemas em construções financiadas pelos bancos, notei uma grande procura por qualidade na área da Construção Civil. com a obra da casa de um amigo meu aí não parei mais, a grande procura pelo meu trabalho me fez formalizar o negócio.
Como o UNIFEMM contribuiu para essa esta decisão?
O UNIFEMM, juntamente com meus professores, contribuiu muito, me encorajando e me dando apoio para eu continuar. O fato de eu ser um estudante de Engenharia Civil, me coloca um passo à frente dos meus concorrentes e dá mais segurança para meus clientes.
Como você vê hoje a sua construção profissional? E quais as expectativas com sua empresa?
Hoje, graças a Deus, estou em um ponto que não paro mais, quero crescer a cada dia um pouco mais, de maneira solida, ética e com responsabilidade social  e sustentável. Meus próximos projetos envolvem empreendimentos de pequeno e médio tamanho em Curvelo e região.Como você vê o atual mercado de trabalho na sua área hoje?
Muito bom, porém existe uma carência de profissionais qualificados, na minha empresa eu procuro manter alguns profissionais já com grande experiência, mas 60% da minha mão de obra é desenvolvida aqui na empresa. Isso faz com que o colaborador fidelize com a empresa, melhorando assim a qualidade dos serviços, bem como o ambiente de trabalho.

Quais são os aspectos mais importantes do mercado que os estudantes de engenharia civil devem observar hoje? Como eles devem se preparar, caso queiram seguir o mesmo caminho e serem empreendedores?
Eu sempre digo que quem tem informação tem tudo. Os meus colegas, estudantes devem sempre estar bem informados, atentos ao mercado e àquilo que está faltando. O empreendedor deve sempre inovar, fazer diferente. isso faz a diferença no mercado. Você se torna referência até para seus concorrentes. E não podemos esquecer de que você sempre tem que conhecer seu concorrente, saber onde vai inovar, mas sempre mantendo a ética.

Uma mensagem para os alunos, não só de engenharia civil, mas de todos os cursos do unifemm.
Acreditem no seu sonho, mesmo que demore, lutem por ele, busquem seu objetivo. Todos nós somos capazes de tudo e só depende de nós. Valorizem seu curso, se entreguem a ele. Os obstáculos aparecerão, mas serão experiências adquiridas depois de superados. E sempre tenham temor a Deus. Amém!!!!