Histórias de Sucesso do UNIFEMM – Ex-aluno da Engenharia Metalúrgica é referência na Votorantim

Coordenador de Sistemas de Gestão na Votorantim, Reginaldo Cândido Rodrigues da Silva tem uma vasta experiência de mercado. Na empresa há 21 anos, depois de trabalhar em diversas cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, ele foi transferido para Três Marias, onde possibilitou cursar Engenharia Metalúrgica no UNIFEMM. Mesmo os 400 Km que ele percorria diariamente, Reginaldo foi em frente e viu a oportunidade para seu crescimento na empresa.
1) Como foi a sua trajetória profissional até o momento?
Iniciei na Votorantim há 21 anos atrás, como auxiliar de operação na unidade de Três Marias. Ao longo dessa trajetória trabalhei 11 anos na produção e ocupei cargos de operação, supervisão e coordenação de produção. Nos últimos 10 anos estou na área de sistemas de gestão, como coordenador de Gestão. Nesta área tive a oportunidade de trabalhar em outras unidades da Votorantim: Juiz de Fora, São Paulo e Belo Horizonte (corporativo) e atualmente estou em Três Marias, de onde foi possível viajar a Sete lagoas para fazer o curso de engenharia Metalúrgica.
2) Como foi seu período dentro da graduação no UNIFEMM? Como o curso
contribuiu para a sua formação profissional?
Pude ampliar meu aprendizado sobre metalurgia e a maior característica de minha turma era o nível de experiência dos alunos na área. Pudemos trocar práticas e aprendizados. Foi muito rico!
3) Na sua área, qual o perfil de profissional que as grandes empresas estão
à procura? Como está o mercado de trabalho na sua área?
O mercado está procurando pessoas bem preparadas e com atitude, ou seja, que tenham energia e persistência. Esse tipo de profissional é o que promove as transformações mais importantes.
4) Qual a postura que o atual estudante deve tomar para também conquistar
uma boa colocação profissional?
Além de buscar ao máximo o aprendizado em sala, o estudante deve ampliar seu networking (rede de contatos), fazendo alianças construtivas com colegas, professores e todos os profissionais que tenha algum contato seja em visitas, palestras ou qualquer tipo de evento. Também é importante se cadastrar em sites de oportunidades de emprego e estágio e em redes sociais voltadas para esse fim como o LinkedIn, por exemplo.
5) Quais são os seus conselhos que você daria para o aluno do UNIFEMM, não
só em sua área, mas de todos os cursos?
Sejam persistentes. Não desanime ao imaginar que resta muito tempo ou mediante qualquer dificuldade. É premiado com a vitória aquele que persiste. Posso dizer isso com orgulho, pois tive que viajar 400 km por dia, conciliando trabalho e família, durante 05 anos para conquistar esse objetivo.
Outro ponto é aproveitar para exercitar competências importantes com os colegas e professores, tais como o trabalho em equipe, a liderança, apresentações em público, relacionamento interpessoal, rede de contatos, dentre outras. Isso fará toda diferença no futuro.