Por que a Biologia é a profissão do futuro?

A biologia é a ciência que estuda a vida. O que poderia ser mais emocionante do que sempre ter coisas novas para aprender? O que poderia ser mais desafiador? Essa ciência envolve os pesquisadores e alunos de tal maneira que os faz pensar mais criticamente, com muita curiosidade e com todo o gás para o aprendizado. Constantemente novas descobertas estão sendo feitas e desenvolvidas nesta área por isso ela é, e sempre será a profissão do futuro!

A Biologia estuda a vida ao oferecer informações e pesquisas relacionados ao nosso corpo e aos organismos presentes no nosso ambiente. Através da área, é possível verificar a interação entre os organismos vivos e não vivos e presentar ideias sobre  as diversas formas de vida.

A Biologia também fica responsável pelos campos de pesquisa relacionados ao meio ambiente, ecossistema,  qualidade alimentar, causas de doenças, desenvolvimento de medicamentos e o estudo do corpo humano.

Se você gosta de trabalhar ao ar livre e não atrás de uma mesa, com certeza a Biologia é ideal. Por ser tão  investigativa e prática, as pesquisas de campo são presença constante nessa graduação.

Neste presente artigo, destacamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu curso de graduação em Ciências Biológicas.

  • Gosta de animais?

Se você ama animais, a Biologia é o curso certo. Nas matérias de Zoologia, você irá conhecer animais que não  imaginava conhecer. Você irá fazer a coleção dos principais grupos de insetos, aprender a montá-los, etiquetá-los e preservá-los para o resto da vida. Já imaginou dissecar minhocas, rãs, baratas e montar esqueletos de animais? Prepare-se para essa emoção!

  • Gosta de plantas?

Em Botânica, as aulas serão feitas principalmente, em laboratório. Assim como em Zoologia, o aluno aprenderá nomear as plantas brasileiras de maior importância e aprender as estratégias de reprodução das mesmas. Aprenderá a realizar “exsicatas” que são amostras de plantas secas e prensadas para fins de estudos. Poderá fazer também coleção de fungos e de plantas primitivas.

  • Genética

Durante a aula de Genética, o aluno vai aprender coisas incríveis!

Dentre elas, como é feito um exame de DNA, cruzamento de grupos sanguíneos, características físicas e doenças genéticas são só alguns temas. Ainda será passado em sala de aula, a análise clínica, como: colher sangue, os principais exames, segurança em laboratório, entre outros.

  • Fisiologia, Anatomia, Histologia

No laboratório de anatomia, o aluno poderá ver corpos reais, dissecados, poderá tocar em cérebro, fígado e aprender sobre músculos e doenças.

  • Muita prática

Vamos combinar que as matérias do curso já nos encantam, mas agora vamos falar sobre outro ponto super interessante: o mercado de trabalho de um biólogo e suas possíveis atuações.

O graduando de Biologia terá aulas bem diferenciadas, ou seja, não só apenas em sala de aula mas também nos laboratórios e pesquisas de campo.

  • Quais são as áreas de atuação?

Esse vasto campo de estudos na graduação permite que  o biólogo siga caminhos diversos. A carreira do biólogo é abrangente e promissora, seja no meio ambiente ou na descoberta de aplicações de organismos na Medicina, desenvolvimento de medicamentos e nas áreas de fabricação de bebidas e de alimentos. Confira algumas áreas que o profissional pode optar:

Biologia de organismos aquáticos

O que acha de explorar manguezais para estudar os hábitos sociais dos golfinhos? Ou ir ao Ártico para pesquisar os efeitos do derretimento das geleiras. A carreira de um biólogo marinho pode levar uma pessoa à qualquer lugar, desde as costas das Bahamas até as profundezas do Oceano Índico. Passeios de barco, viagens submarinas e mergulhos são a rotina de um biólogo marinho.

Bioinformática

Não precisa nem explicar a revolução tecnológica pela quais estamos passando, e a Biologia não fica atrás. Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas têm sido uma das posições mais requisitadas dentro da biologia.

Ensino

Desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação. O profissional também pode dar aulas em escolas ou faculdades, já que a carência por esse profissional é grande.

Controle de pragas e vetores

Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e o impacto de pragas em lavouras.

Genética e biotecnologia

Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames com base na análise de DNA.

Zoologia

A área da Zoologia guarda todas as características e informações sobre o mundo animal, ou seja, os organismos, suas estruturas, bem como, suas relações com o ambiente. É também através da Zoologia, que aprendemos sobre a conservação e ampliação das coleções zoológicas.

É através da Zoologia que o profissional compreende as formas necessárias para manter o equilíbrio ecológico da natureza.

Gerenciamento costeiro

Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade.

Biologia molecular

Estuda as interações bioquímicas celulares com foco em genética. Trabalhar com análises e diagnósticos de doenças genéticas ou infecciosas em clínicas e laboratórios.

Meio ambiente

Uma das áreas com maior procura por profissionais é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo biólogo. O profissional pode atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, levantamento de animais e vegetais, e elaborando relatórios de impacto ambiental.

Microbiologia

Através da microbiologia, o profissional estuda as bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios. As pesquisas relacionadas à essa área são super importantes, já que assim, o profissional auxilia pessoas enfermas que estão em busca de tratamentos.

Biomedicina

A Biomedicina é a área voltada para a pesquisa na área de saúde humana, vegetal ou animal. O profissional identifica e estuda os microrganismos que causam doenças para determinar suas causas e assim, pesquisar substâncias que poderão tratá-las ou preveni-las como vacinas ou medicamentos.

O curso de Ciências Biológicas além de interessantíssimo, é capaz de lhe tornar apto a seguir diversas áreas de acordo com a sua escolha.

Esperamos que tenha gostado do artigo e qualquer dúvida, você já sabe, não hesite em nos

procurar. Um grande abraço de toda equipe Unifemm!

Deixe uma resposta