Gestor de Recursos Humanos: a arte de lidar com pessoas é um grande diferencial

Cabe ao gestor de Recursos Humanos executar as rotinas do departamento pessoal e gerenciar pessoas de uma empresa. O profissional desenvolve e gerencia planos de carreira nas organizações, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, avaliações e treinamentos de pessoas.

Na pauta de trabalho desse profissional também consta: participação na execução da política salarial da empresa, planejamento de programas que visem a melhoria da qualidade de vida corporativa dos funcionários e a avaliação da necessidade de novos colaboradores.

E por falar em novos colaboradores, a responsabilidade desse profissional é grande: além de desempenhar todas as tarefas citadas, ele também é responsável por contratar novos funcionários para a corporação em que trabalha.

Após passar por dinâmicas e entrevistas sempre chefiadas pelos gestores de RH, os novos colaboradores serão responsáveis por trazer benefícios e produtividade à empresa. Mas, a história nem sempre é essa, alguns funcionários dão uma grande dor de cabeça ao gestor, seja por insatisfação com o trabalho ou comportamento inadequado.

Por isso, toda atenção e conhecimento prévio nesse trabalho de recrutamento e seleção é fundamental.

Mercado de trabalho

Devido à atual crise econômica, o mercado de trabalho está em alta para esse profissional. Não é segredo para ninguém que as empresas precisam de uma gestão eficiente da equipe para elevar a produtividade e, claro, alavancar seus lucros.

Outro ponto forte que influencia essa demanda é a complexidade da legislação trabalhista. E quem sabe resolver esse problema é ninguém mais ninguém que o gestor de RH. Ele é especialista em folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos. O gestor de RH também exerce papel fundamental ao treinar e preparar profissionais em empresas de trabalhos temporários.

Áreas que o profissional de RH pode atuar

Esse especialista pode trabalhar com: recrutamento, treinamento, desenvolvimento humano, departamento pessoal, relações trabalhistas, comunicação interna, auxílio à segurança do trabalho, cargos e salários, entre outras áreas.

Curso Gestão de Recursos Humanos

As empresas têm se preocupado cada vez mais com o clima organizacional e com os processos seletivos, anteriormente citados. Por isso, toda empresa deve ter a área de Recursos Humanos.

O curso Gestão de Recursos Humanos fornece o conhecimento necessário para o futuro profissional trabalhar nas várias opções que a carreira oferece. Sua grade curricular envolve várias disciplinas, tais como:

  • Desenvolvimento e gestão de pessoas ;
  • Saúde e segurança no trabalho ;
  • Legislação trabalhista ;
  • Relações de trabalho ;
  • Negociação de conflitos ;
  • Comunicação Empresarial ;
  • Matemática Financeira ;
  • Contabilidade ;
  • Direito Trabalhista ;
  • Administração ;
  • Psicologia Organizacional ;
  • Estatística ;
  • Cálculos previdenciários .

Mudanças na área

O Departamento de Recursos Humanos das organizações evoluiu e, consequentemente, os trabalhos realizados pelos funcionários da área também. O novo perfil tornou-se mais estratégico do que operacional.

Antes, o funcionário do Departamento de Pessoal realizava trabalhos mais mecânicos, como pagamento da folha, o recrutamento e a seleção, a admissão ou a demissão de um funcionário e a organização de documentos e formulários.

Hoje a realidade não é bem assim, melhorou e muito! O setor avançou rapidamente nas questões referentes à gestão de pessoas. Antigamente, as características que deveria m predominar eram obediência e execução das tarefas, o controle era centralizado no chefe.

Hoje aqueles que eram chamados de empregados são colaboradores, e os chefes são gestores. Portanto, quem deseja seguir a carreira de Gestão de Recursos Humanos deve acompanhar as novas tendências da profissão e colocar em prática esse novo pensamento.

Inconscientemente, nossas ações do dia a dia mostram a carreira que queremos trilhar. Por exemplo, você tem o hábito de observar as pessoas e tentar interpretar a sua linguagem corporal? Se sim, isso demonstra que você pode ser o novo gestor de RH. É necessário ficar atento a todas essas demonstrações. São elas que irão te “dizer” qual profissão seguir.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Um grande abraço de toda equipe Unifemm!

Deixe uma resposta