Saiba mais sobre a Engenharia de Produção Mecânica

O Engenheiro de Produção Mecânico trabalha com gestão da produção, desenvolvimento de novos produtos, manutenção mecânica de máquinas, equipamentos e ferramentas industriais. Ele também tem habilidades em eletricidade.

E quem pensa que o trabalho termina por aqui, está enganado. Depois de finalizado, a elaboração do produto, o profissional realiza análise do mercado, calcula os custos e determina a venda.

O Engenheiro Mecânico ainda organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção.

Curso Engenharia de Produção Mecânica

Na graduação, o aluno estuda questões tecnológicas da produção, através de disciplinas como:

-Engenharia dos Fluidos;

-Tecnologia dos Processos Produtivos;

-Elementos de Máquinas.

E questões gerenciais, através das disciplinas:

-Administração Estratégica;

-Gestão de Custos;

-Logística Empresarial;

-Planejamento;

-Controle da Produção.

-Tecnologia da Qualidade

Matérias básicas como Cálculo, Física, Química e Estatística também fazem parte da grade curricular no início do curso.

Mercado de Trabalho

É comum as pessoas associarem a Engenharia de Produção Mecânica apenas com automóveis e já vimos que não é bem por aí. As funções de um Engenheiro de Produção Mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias de aeronáutica, por exemplo.

Vários alunos prestam vestibular com intuito de serem engenheiros da indústria automotiva, porém, quando eles entram na faculdade, percebem novas possibilidades até então não conhecidas.

A empregabilidade nesta área é grande, já que as empresas necessitam reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a competitividade e modernizar seus processos.

Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o Engenheiro de Produção Mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias, controle de qualidade e liderar equipes.

Portanto, mesmo em época de crises, o trabalho do engenheiro não é afetado, já que seu trabalho consiste em aliar mão de obra e equipamentos visando a uma melhor produtividade e rentabilidade.

Ser um engenheiro de produção mecânico é poder trabalhar em várias áreas como:

-empresas públicas;

-empresas privadas;

-indústrias elétricas;

-indústrias químicas;

-indústrias farmacêuticas;

-hospitais;

-empresas do setor

O trabalho de um Engenheiro de Produção Mecânico está presente em nossa vida desde um equipamento que usamos em casa até aviões, carros e exploração de petróleo, ou seja, essencial, não é?

Ainda ficou com alguma dúvida em relação à carreira de Engenheiro de produção Mecânico? Conte conosco! Será um prazer lhe ajudar.

Um grande abraço de toda equipe Unifemm!