As melhores oportunidades do mercado para profissionais de educação física

O Brasil está vivendo um boom do movimento fitness e da vida saudável, o que ampliou bastante as áreas de atuação do profissional de educação física. Cada vez mais, a população brasileira percebe a importância da atividade física e a necessidade de adotar um estilo de vida com melhores hábitos.

Se você é uma pessoa interessada em prática esportiva e saúde, tem na Educação Física grandes oportunidades de construir sua carreira, ajudando as pessoas ao seu redor a adotarem um estilo de vida mais ativo.

As contribuições do profissional de educação física, popularmente chamado de educador físico, vão muito além de simplesmente criar treinos para deixar as pessoas “saradas”. Os campos de atuação são inúmeros e envolvem desde condicionamento físico e estético, reabilitação, consciência corporal, equilíbrio mente-corpo, melhoria da autoestima, até áreas de gestão esportiva.

Para que você conheça melhor os campos de atuação do profissional de educação física e possa construir sua carreira com sucesso, fizemos uma lista com as melhores oportunidades de trabalho da atualidade.

Condicionamento físico

Esse é um dos campos mais comuns para o profissional de educação física. Ele cria programas e auxilia pessoas interessadas em desenvolver seu condicionamento físico e a estética corporal. Os ambientes variam muito: academias, clubes, áreas de lazer, ou mesmo por meio de um atendimento mais personalizado (personal trainer ou assessores esportivos).

Empresas

As organizações já perceberam que funcionários mais saudáveis geram menos prejuízos por causa de afastamentos. Por isso, iniciativas, como a ginástica laboral e atividades recreativas, fizeram a Educação Física parar dentro das empresas.

Ao desenvolver programas esportivos no ambiente de trabalho, as empresas desejam aumentar a qualidade de vida do funcionário. Para isso, precisam diminuir o estresse e prevenir problemas de saúde, tendo como resultado melhor produtividade e clima organizacional.

Algumas empresas dão tanta importância à atividade esportiva que contratam assessorias esportivas para atuarem nesses programas. Há até casos em que o funcionário é recompensado financeiramente por participar.

Esportes e atividades de bem-estar

O profissional pode se especializar em alguma modalidade esportiva ou técnica de condicionamento físico e bem-estar.

Crossfit, pole dance, ritmos, boxe e muay thai são alguns exemplos de modalidades em alta e que precisam de profissionais especializados para ministrá-las. Outras atividades, como ioga, relaxamento e técnicas de consciência corporal, exigem muito estudo filosófico e há certa carência de profissionais gabaritados.

Gestão

Os cargos de gestão são outra maneira de o profissional de educação física evoluir em sua carreira. A atividade compreende o gerenciamento de qualquer empreendimento relacionado ao esporte. Projetos, empresas, eventos, equipes esportivas, academias, escolas, assessorias, hotéis, cooperativas, etc., são algumas das possibilidades de atuação.

Performance

O foco dessa área está no desenvolvimento de rotinas de treinos para que atletas profissionais alcancem melhores resultados em competições. O profissional de educação física vai fazer sua consultoria esportiva, traçar metas para ampliação do desempenho e coordenar os treinamentos, uma vez que alcançar o pódio é o objetivo do atleta. Trabalha em conjunto com outras áreas, como nutrição e fisioterapia.

Reabilitação e prevenção de doenças

Atuar dentro de hospitais e clínicas tem sido bastante comum para profissionais de educação física. Nesses locais, são desenvolvidos programas de promoção à saúde, prevenção de doenças e reabilitação de pessoas que tenham sofrido algum tipo de lesão, bem como estejam passando por pós-operatório. O trabalho sempre acontece em parceria com fisioterapeutas.

Idosos em casas de repouso também podem contar com a atuação do profissional de educação física, que vai promover atividades de movimento ligadas ao bem-estar e à qualidade de vida, além de, claro, tornar os dias desses vovôs e vovós mais felizes.

O mesmo acontece em hospitais infantis. Crianças que passam muito tempo internadas precisam de atividades interativas que estimulem o movimento, o pensamento e o riso. Como muitas frequentam aulas dentro dos hospitais, a Educação Física também faz parte dessas atividades e é um dos momentos de maior prazer para os pequenos pacientes.

Recreação

Uma das mais divertidas áreas de atuação da Educação Física é o entretenimento. Ele é excelente para profissionais recém-formados ganharem experiência com público. Por se tratar de momentos de lazer, o profissional é incumbido de desenvolver atividades recreativas, tomando o cuidado para que cada faixa etária consiga participar com segurança, estimulando sempre a alegria e a descontração.

Alguns dos locais onde a equipe de recreação tem mais espaço são: hotéis, clubes, spas, navios de cruzeiro e acampamentos.

Turismo ecológico

Quem gosta de contato com a natureza tem nessa área excelente campo de atuação. O profissional de educação física é responsável por desenvolver e/ou gerir atividades ao ar livre de exploração da natureza. Montanhismo, rafting e boia cross são alguns tipos de atividades muito procuradas pelos aventureiros.

Bacharelado x licenciatura

As dúvidas quanto à diferença entre esses dois termos são muito recorrentes nas pessoas que estão buscando um curso universitário. Cada um define uma área de atuação para o profissional de educação física, bem como o caráter do curso.

O bacharelado permite que o profissional trabalhe em qualquer espaço onde aconteçam atividades físicas. Os mais comuns são: academias, áreas de lazer públicas e particulares, casas de repouso, clínicas e hospitais, centros esportivos, clubes, condomínios, empresas, hotéis, ou como profissional autônomo.

Já a licenciatura é voltada diretamente à Educação. A disciplina de Educação Física integra o currículo escolar obrigatório com a mesma importância de outras, como Português, Matemática, Biologia ou Artes.

Por isso, o profissional com licenciatura em Educação Física estará apto a ser um professor e participar de todo o processo pedagógico nas escolas, bem como prestar concursos para dar aula em escolas públicas.

Você imaginava que a Educação Física pudesse ser uma profissão com tantas possibilidades de atuação? Pois bem, é uma profissão altamente promissora e que está precisando de profissionais gabaritados. Isso pode ser uma ótima chance para você fazer o que gosta e ainda conseguir bons salários.

Agora é sua vez de refletir em quais áreas você pode se destacar e encará-las de cabeça! Certamente, como profissional de educação física, você tem grandes chances de alcançar o tão sonhado sucesso. Para conhecer mais sobre essa e outras profissões, assine nossa newsletter.