Checklist: os 7 primeiros passos para estudar para o vestibular

Você conhece bem os passos fundamentais ao estudar para o vestibular? Alguns cuidados são básicos para obter o sucesso e precisam ser encarados como prioritários desde o início da jornada de preparação para o grande dia.

Organização de tempo, técnicas de estudo eficientes, foco no que é relevante e alguns outros detalhes farão toda a diferença nesse período. É importante estar atento a tudo que pode determinar o sucesso da dedicação.

Para ajudar você a conduzir bem sua preparação, apresentaremos 9 dicas básicas para iniciar seus estudos para o vestibular. Continue a leitura e confira!

1. Pense no curso que irá escolher

Antes de tudo, é importante que você pense para qual curso será o vestibular que você vai prestar. Não adianta querer entrar na universidade se você não tem sequer uma ideia básica de quais cursos te agradam. A dúvida é comum, mas é preciso pensar sobre isso.

Reflita sobre qual área de estudos você se sente mais à vontade e apresentou facilidade de lidar ao longo da sua vida escolar. Se, por exemplo, você tem familiaridade com números, cursos como Engenharia Civil podem ser uma boa pedida, já que trabalham basicamente com ciências exatas.

É importante fazer essa análise de suas capacidades, vontades e até mesmo sonhos, pois a união desses fatores ajuda a ter uma ideia sobre a escolha ideal.

2. Defina um cronograma de estudos

São muitos temas e disciplinas que precisam ser vistas ao longo do ano, tendo em vista que é grande o conteúdo cobrado nos vestibulares. Desse modo, você precisa se organizar bem para que nada fique esquecido durante esse tempo.

Defina, antecipadamente, em que momento você abordará cada um dos assuntos necessários, separando os conteúdos por dia da semana, de modo que cada um seja dedicado a uma ou duas disciplinas. Assim, você consegue ter organização sem deixar nada passar despercebido durante o ano.

Dedique um tempo, também, à realização de exercícios de prática, durante pelo menos uma ou duas horas por dia, para que o conteúdo teórico não fique vazio. Afinal, a prática é fundamental.

3. Organize seu espaço de estudo

Ter um espaço de estudos é fundamental para poder contar com um lugar em que você se sinta concentrado e totalmente dedicado às tarefas relacionadas ao vestibular. Isso garante o foco diário aos estudos, com todos os recursos disponíveis para a dedicação.

Certifique-se de que esse local oferece infraestrutura básica, como mesa e cadeira confortáveis, ventilação e, especialmente, o silêncio, tão importante para a concentração. Caso não seja possível obter isso no seu quarto, por exemplo, busque em outros cômodos da casa ou até mesmo fora, como em bibliotecas.

Um computador à disposição também é fundamental, tendo em vista que há muito conteúdo de qualidade para estudos disponibilizado na internet.

4. Defina suas prioridades

Qual o seu grande objetivo? Conseguir estudo de qualidade pode não ser uma missão tão fácil, o que pressupõe dedicação constante. Para isso, é necessário abrir mão de certas coisas que podem ter sido comuns ao seu cotidiano até aqui. É importante definir suas prioridades!

Se você deseja ingressar nos estudos de ensino superior, estudar para o vestibular deve vir sempre em primeiro lugar no seu planejamento. Ainda que isso tome a maior parte do tempo do seu dia, é importante se lembrar que o foco agora significará muito para o seu futuro. Reveja suas prioridades e coloque sua carreira à frente de coisas menos importantes.

5. Controle as distrações do dia a dia

O mundo atual é repleto de distrações, especialmente para os jovens. Muitos desses fatores que tiram o foco estão na tecnologia: smartphones, tablets, videogames e uma série de outros recursos modernos e que realmente são extremamente interessantes. Durante as horas de estudos, é melhor você ficar longe deles, em prol do seu foco.

Deixe as conversas do WhatsApp um pouco de lado, esqueça as notificações das suas redes sociais e não passe o dia fazendo maratona de séries. O período de dedicação ao vestibular não pode dividir muito tempo da sua atenção com essas distrações, pois elas podem custar muito caro, atrapalhando a sua sonhada aprovação.

6. Tire um tempo para se divertir

Ainda que a maior parte do seu tempo seja para se dedicar aos estudos, é importante que você tire um tempinho para relaxar um pouco, checar outras coisas pessoais e se distrair. A saúde mental deve ser uma pauta, por isso, não é recomendável se dedicar massivamente apenas aos estudos.

Pelo menos uma hora dos seus dias deve ser para fazer isso, tendo um período um pouco maior para diversão nos finais de semana. Faça o que quiser nesse tempo: se exercite, saia com amigos ou namorado(a), assista suas séries ou o que preferir. Lembre-se de sempre fazer isso com disciplina!

7​. Mantenha-se atualizado

A redação é parte fundamental dentro de uma prova de vestibular. Os temas que costumam ser cobrados abordam pautas atuais da sociedade, então, é importante que o candidato esteja sempre atualizado acerca do que está acontecendo. Lembre-se que será exigido seu posicionamento sobre o tema.

É fundamental consumir conteúdo noticiário diariamente, seja por impressos, telejornais, sites ou qualquer outro meio que ofereça as informações que você precisa. Tente sempre desenvolver sua própria opinião por cada um desses assuntos que estão sendo falados atualmente.

Estudar para o vestibular exige dedicação, mas também muito cuidado com a organização. Todo esforço será útil se direcionado da maneira certa. Fazer isso é se aproximar muito da aprovação e da entrada em uma universidade de qualidade!

Agora você já sabe quais os primeiros passos para a preparação para o vestibular! Gostou do conteúdo? Aproveite e nos siga nas redes sociais para ter acesso a mais posts como este! Estamos no FacebookLinkedIn e Twitter.