Conheça 7 aplicativos que vão te ajudar a aprender a falar inglês

Ao se preparar para entrar no mundo profissional, é preciso se lembrar que a graduação não é o suficiente para se formar um bom profissional. Saber uma segunda língua deixou de ser diferencial há algum tempo e aprender a falar inglês, especialmente, é um requisito básico para se dar bem na carreira.

No entanto, a falta de tempo, o preço de cursos de línguas tradicionais e achar que inglês é muito difícil são razões pelas quais muita gente desiste de aprender. Se a sua desculpa era uma dessas, não será mais quando terminar de ler este texto.

Hoje é possível aprender inglês com a facilidade dos aplicativos móveis, com jogos, lições e até conversação com nativos. Listamos alguns dos aplicativos mais populares para te ajudar a inserir o inglês em sua rotina e facilitar o seu processo de aprendizado. Confira!

1. AnkiApp

Esse aplicativo é melhor aproveitado por quem já tem algum conhecimento em inglês e não está começando do zero. Com ele, é possível acessar mais de 80 milhões de flashcards ou criar os seus próprios com imagem, som ou texto. As sessões são curtas e não duram mais do que um minuto.

Todo o seu conteúdo estudado é armazenado na nuvem, facilitando seu acesso e sincronizando todos os seus dispositivos. Ao final de cada sessão, é possível ver sua evolução e acompanhar suas conquistas.

O Anki é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows.

2. Lingualeo

O Lingualeo é ideal para quem quer fazer mais do que rápidas lições para aprender a falar inglês. A partir de um teste de nivelamento, o aplicativo sugere diferentes conteúdos para seu plano de estudos. Suas aulas são personalizadas de acordo com suas preferências e evolução.

Além da sessões de estudo, é possível aprender com vídeos, TED Talks, músicas e audiobooks. O aplicativo também constrói um dicionário pessoal de fácil acesso com o vocabulário aprendido ao longo do tempo, para que você possa consultar e relembrar o que já foi aprendido.

O Lingualeo também é gratuito e você pode fazer o download para iOS, para Android ou para Windows.

3. Voxy

Dinâmico e voltado para o mundo real, o Voxy adapta seu plano de estudo de acordo com seu nível de inglês, objetivo e tempo disponível para praticar. O aplicativo personaliza suas aulas com falantes nativos, utilizando situações do dia a dia, notícias e músicas, tornando as aulas mais significativas para o jovem profissional que está aprendendo inglês.

Para quem não tem muito tempo disponível para se dedicar a uma aula inteira, o Voxy permite pausas no meio da aula, salvando o momento que que você parou para que prossiga mais tarde.

O aplicativo é gratuito e oferece planos Premium pagos. Está disponível para iOS e Android.

4. Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos mais populares da categoria e funciona como um jogo com várias fases, divididas em categorias ou tópicos gramaticais. Cada lição inclui elementos de audição, conversação e pronúncia, tradução e tópicos gramaticais. A cada resposta errada, você perde “vidas”, assim como você ganha recompensas por assiduidade e lições completas.

É possível configurar sua meta diária para o aplicativo e, assim, planejar o estudo conforme sua rotina. E se você gosta de compartilhar sua evolução, é possível seguir seus amigos e saber quantos pontos cada um já conquistou.

Baixe o Duolingo para iOS, para Android, ou para Windows .

5. Knudge.me

O Knudge.me disponibiliza uma série de jogos para a prática do inglês com a promessa de simplificar o aprendizado com sua metodologia inovadora. Assim como o Anki, é indicado para quem já tem um certo nível de inglês e quer praticar para melhorar.

Os joguinhos são destravados à medida em que você joga os já disponíveis e é possível escolher entre quatro categorias: ampliação de vocabulário, ditados, phrasal verbs e confusões comuns entre palavras. Os diferentes jogos permitem que você pratique várias habilidades como leitura, soletração, pronúncia e compreensão. Há diferentes categorias, também, para agradar a todos: completar frases, encontrar sinônimos, ouvir e encontrar a palavra certa, etc.

O aplicativo está disponível apenas para Android, é gratuito e pode ser baixado aqui.

6. Memrise

Usando métodos com flashcards, o Memrise promete mais de 200 combinações de cursos disponíveis, de níveis básicos a avançados, para aprender e ampliar seu vocabulário em inglês.

São 10 categorias de assuntos diversos para escolher, como História e Geografia, treinamento de memória ou entretenimento. Seu diferencial é o uso do humor e da criatividade para estimular a memória do estudante.

O aplicativo possui uma versão gratuita e uma Pro, que amplia os serviços oferecidos. É possível configurá-lo em modo offline, para que você continue sua prática mesmo sem internet disponível.

Memrise foi o vencedor do Google Play Award como melhor app de 2017, melhor de 2016 pela App Store e está disponível para Android e iOS.

7. FluentU

O FluentU baseia suas lições em vídeos reais como videoclipes, trailers, entrevistas e discursos, fazendo com que o inglês aprendido seja o falado na vida real. Sua abordagem faz com que o usuário do aplicativo aprenda natural e gradativamente, além de experimentar contextos reais da cultura inglesa.

Os vídeos possuem legendas interativas, onde você pode clicar a qualquer momento para tirar dúvidas. Além disso, seu curso vai sendo personalizado à medida em que você o faz, já que sua trajetória e vocabulário aprendido são memorizados e usados para sugestões futuras.

O FluentU possui a versão gratuita ou o plano pago. Por enquanto, está disponível apenas para iOS e pode ser adquirido aqui, mas já existe a promessa de sua versão para Android em breve.

Gostou das nossas dicas para aprender a falar inglês? Agora é só escolher o aplicativo que mais combina com seus objetivos e planejamento e começar a falar! Lembre-se que aprender uma nova língua requer contato diário, então aproveite seu tempo livre para praticar. E se o inglês é apenas um de seus passos para uma carreira de sucesso, confira aqui dicas para construir uma carreira de sucesso.

Aproveite e assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades.