Redação de vestibular: as 9 melhores práticas para se preparar!

As provas de redação são um método avaliativo frequentemente utilizado em seleções de vestibular. Fazer uma boa redação é essencial para conquistar um bom futuro e um passo importante para você poder construir uma carreira de sucesso.

Você já deve ter ouvido muitos conselhos e dicas para mandar bem na redação, como escrever com um vocabulário que impressione os examinadores ou buscar por informações que ajudem a identificar os possíveis temas que serão cobrados na redação de vestibular.

Quantos professores apostam que o tema será esse ou aquele? Pode ser que o professor acerte o tema, mas contar com isso é perigoso. É preciso que você se prepare de forma que nada te pegue de surpresa e que você consiga escrever sobre o que será pedido.

As principais habilidades necessárias para a estruturação de uma redação são: a habilidade de reflexão e organização das ideias, saber argumentar sobre o tema proposto e lembrar de escrever de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Isso pode te assustar um pouco e parecer difícil dominar todas essas habilidades, mas fique calmo!

A boa notícia é que escrever bem não é nenhum mistério, é apenas questão de prática. Existem dicas, teorias e técnicas que contribuem para o domínio da escrita e a produção de uma excelente redação de vestibular. Este artigo contém várias dessas dicas, que são indispensáveis para uma boa escrita. Confira!

1. Busque se atualizar

Em primeiro lugar, mantenha-se antenado aos acontecimentos que estão repercutindo no mundo e são apresentados na mídia. Ler notícias e assistir a jornais de fontes diversas é muito interessante e ajuda a ter acesso a pontos de vista diferentes, aumentando sua capacidade de questionamento e de argumentação.

2. Leia atentamente as instruções da prova de redação do vestibular e faça um planejamento 

Antes de começar sua redação, leia todas as instruções da prova e elabore um roteiro — mesmo que seja só na cabeça — sobre o que vai escrever, como vai começar o texto, sobre o que argumentar e como será a conclusão. Você também pode fazer isso em forma de rascunho antes da escrita de fato. Esse método ajuda a organizar melhor as ideias e a pensar sobre como discorrer sobre elas ao longo do seu texto.

3. Argumente de forma simples

Escreva com simplicidade. É importante que quem for ler o seu texto entenda o que você escreveu e capte a ideia que você está transmitindo e defendendo. Não adianta ficar preocupado em escrever bonito se não consegue articular as ideias de forma adequada. Para se ter o bom domínio sobre o que você está escrevendo, opte por frases curtas. Frases longas podem ser armadilhas, sendo bem provável que você se perca em suas próprias ideias. Com frases mais curtas, fica mais fácil para você organizá-las e amarrá-las.

4. Tenha clareza ao escrever a redação do vestibular 

Escreva com clareza, de forma que nada fique subentendido. Você está expondo um ponto de vista, argumentando sobre a sua opinião. O leitor não sabe o que você pensa, a não ser que você o diga. Então, evidencie a ideia que você quer defender e utilize bons argumentos para embasá-la.  

5. Seja objetivo 

É importante que você argumente suas ideias, utilizando o menor número de palavras possíveis. Por isso, evite repetir palavras, formular frases muito extensas e ficar dando voltas só para ter um texto com mais linhas. Foque no objetivo e tema propostos, para que não se torne um texto repetitivo e chato de ler. 

6. Faça um texto que tenha início, meio e fim

É importante que o seu texto na prova de vestibular tenha essa sequência: introdução, argumentação e conclusão. O que é escrito na introdução, deve ser mais detalhado na argumentação, terminando o texto com a conclusão da ideia defendida.

Seguindo essa sequência, você evita sair do tema proposto e deixa o seu texto de forma que ele tenha uma unidade e uma amarração. Textos que começam falando de um tema, mudam de assunto e terminam com outra ideia, perdendo o sentido e ficando sem conexão. 

7. Escreva de forma que seu texto tenha coerência e coesão

Ao defender seu ponto de vista no texto, explique o que você quer dizer, tenha dados sobre o assunto, saiba argumentar sobre, mostre as causas e as consequências relacionadas às suas ideias. Conecte o que está sendo escrito de forma que seu texto tenha um corpo, com amarração e que produza sentido. 

8. Dê ênfase aos seus argumentos

Procure utilizar, em alguns momentos do seu texto, palavras fortes que chamem a atenção do leitor. Esse recurso é importante para enfatizar partes que você considera que mereçam ser ressaltadas em seu texto ou que você queira destacar. Uma conclusão bem escrita é essencial para mostrar ao leitor a importância das questões levantas ao longo do texto. Por isso, retome o que você escreveu na introdução e o que desenvolveu ao longo da argumentação. Faça isso de forma enfática e conclusiva.

9. Após concluir, releia seu texto 

Após ter finalizado o seu texto, é interessante que você releia o que escreveu. Com a pressa e o nervosismo que são normais em provas de vestibular, é natural que uma palavra ou uma ideia tenham saído erradas ou que você tenha esquecido de falar sobre algo importante.

Confira se não esqueceu de dar um título ao seu texto, muitos candidatos acabam esquecendo de colocá-lo. É importante que ele seja o mais breve possível e que tenha a ver com o conteúdo. Para diminuir a chance desses erros, releia sua redação antes de entregá-la ao examinador. 

Seguindo as dicas deste artigo, você melhora sua técnica para escrever uma boa redação de vestibular. O que garante o aperfeiçoamento é a forma como você se prepara e busca conhecimento. Escrever bem requer prática e não há nenhum mistério nisso! É perfeitamente possível escrever uma boa redação de vestibular.

Gostou desse nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de mais posts como este que você leu!