Como fazer uma boa redação em 8 passos

Você também tem dúvidas sobre como fazer uma boa redação? Essa é uma demanda real de quem precisa desenvolver textos, especialmente nas provas de vestibular para ingressar em instituições privadas e públicas.

São vários pontos em que deve haver todo cuidado para que a qualidade da redação seja alta. Ortografia, coesão de ideias, norma culta e outros elementos são indispensáveis. Que tal vermos melhor quais devem ser os pontos a levar em consideração?

No post a seguir, você saberá mais sobre as 8 principais dicas para mandar bem na hora de fazer uma redação, sabendo exatamente qual caminho seguir. Veja!

1. Busque a objetividade na sua redação

O seu texto deve ser preciso, sem fugir da temática central, mostrando que você tem domínio sobre o que está falando e não precisa enrolar para dissertar sobre o tema que originou a redação. A objetividade impede que o conteúdo seja cansativo, com verdadeiros espaços preenchidos por ideias vagas.

Não adianta gerar volume ao texto fazendo rodeios ou saindo da ideia central. É melhor fazer uma redação menor, mas que tenha objetividade sobre o que está sendo solicitado. As frases devem ser construídas também sob essa ideia, de modo que deixem o entendimento fácil, transmitindo clareza.

2. Faça uma introdução eficiente

O primeiro contato que o leitor terá com a sua redação precisa ser positivo e isso está diretamente ligado a uma introdução eficiente. Você precisa ter muita precisão no fato de simplesmente deixar claro ao leitor quais discussões ele verá ao longo do texto, assim como as argumentações sobre o tema.

Dessa forma, é importante se atentar ao fato de não se alongar muito nas primeiras linhas, fazendo menção ao seu posicionamento em relação ao tema. O leitor precisa identificar na introdução o que ele verá no desenvolvimento da redação. É importante reler o trecho ao terminar de escrever e verificar se essas ideias foram cumpridas da maneira correta.

3. Seja coerente no decorrer da redação

O leitor ou a banca avaliadora das redações esperam que você defenda uma ideia com argumentos plausíveis e um posicionamento firme. Sendo assim, é fundamental que você tenha coerência em tudo que apresenta no seu texto, sob o risco de colocar toda credibilidade a perder se não seguir isso.

O cansaço na hora de escrever e a falta de argumentos podem fazer com que você caia em contradição ou use argumentos que entrem em atrito, o que mostrará que você não domina o assunto sobre o qual está falando. Dessa forma, planeje o que você vai escrever antes de começar, listando todos os argumentos e ideias que defenderá ao longo do conteúdo.

4. Mantenha a estrutura dissertativa-argumentativa

Você precisa seguir uma estrutura eficiente na hora de escrever sua redação e a dissertativa-argumentativa, além de ser a mais comum, é também a que costuma ser cobrada em vestibulares e até mesmo em alguns concursos públicos. Ela preza pelo texto em que o seu autor defenda uma tese por meio de argumentos plausíveis.

Nessa estrutura obrigatoriamente você precisa deixar explícita a tese que vai defender, ou seja, a ideia central do texto, expor seus argumentos, que servirão para justificar porque essa tese é a correta segundo seu ponto de vista e usar dados e fatos para embasar os seus argumentos.

5. Siga a norma culta de escrita

Uma das principais dicas de como fazer uma boa redação está ligada ao estilo de escrita usado para desenvolver o texto. É imprescindível que você apresente um conteúdo escrito de forma correta, dispensando o uso de gírias e expressões pouco apropriadas, assim como elementos que só aparecem na língua falada.

A atenção a esse ponto deve ser reforçada ainda mais atualmente, em que a conversação por meio de mensagens instantâneas faz com que haja a negligência quanto à norma culta, seja pela informalidade dessas situações ou até mesmo pela pressa. É preciso lembrar que você não estará no WhatsApp e sim em uma redação, certo?

6. Evite os erros gramaticais

A gramática nada mais é do que o conjunto de regras para a elaboração de uma escrita que tenha sentido, com construção de frases coerentes e que transmitam uma ideia clara. Quando ela não é respeitada, aparecem aqueles pequenos errinhos que podem soar feios quando o texto é lido, seja por falta de atenção ou de conhecimento por parte de quem escreveu.

É fundamental que uma redação esteja impecável nesse quesito, pois a gramática é um dos elementos básicos da língua portuguesa, sendo imprescindível para a qualidade de um conteúdo escrito. Entre alguns dos principais erros aparecem as confusões nos “porquês”, no “mas”/”mais” e “meia”/”meio”.

7. Mantenha sua ortografia impecável

A ortografia trata do padrão da língua portuguesa que define a forma correta de como as palavras são escritas. Os erros de ortografia são bastante comuns e são bastante prejudiciais ao texto, podendo ocorrer em diversos momentos. Desse modo, é imprescindível ter domínio dessa questão, o que pode ser obtido por meio da leitura e da prática.

Entre os mais comuns estão os problemas de acentuação e na confusão de letras usadas para algumas palavras em que a entonação dá essa margem, como palavras que possuem “ss”, “ç”, “x”, “z” entre outras.

8. Revise o conteúdo com um olhar minucioso

Uma redação geralmente é um conteúdo mais longo em que você acaba se preocupando mais em transmitir suas ideias claras. Ao final do texto, você pode estar com a sensação de que mandou bem e está tudo certo, mas de modo algum você pode dispensar a etapa da revisão da redação.

É preciso fazer uma leitura minuciosa, observando todos os detalhes que citamos neste texto, de forma que tudo esteja de acordo com o que é necessário para que a redação esteja compreensível, bem escrita e com coerência. Reserve sempre um tempo para revisar, sem pressa e correria. Esse momento pode ser fundamental para o sucesso do seu texto.

A prática é um dos principais fatores que levam um aluno a saber como fazer uma boa redação. Aliando o esforço à atenção das dicas mostradas aqui, você conseguirá desenvolver conteúdos de primeira!

Assine nossa newsletter para ter acesso a mais textos interessantes como esse e receba tudo diretamente no seu e-mail.