Qual perfil do estudante de um curso de humanas?

Depois de concluir o Ensino Médio, vem a decisão de qual carreira seguir. Com tantas opções por aí, é comum que essa não seja uma tarefa fácil. Você já escolheu o seu curso? Já sabe se o escolhido está de acordo com o seu perfil? Um passo importante nessa trajetória é descobrir qual curso tem mais a ver com você. Caso ainda esteja confuso quanto a isso e tenha interesse por cursos de humanas, este artigo pode interessar a você! 

O perfil dos estudantes de humanas é bastante heterogêneo quanto ao seu interesse, como a orientação política e preferências culturais. Mas cada ciência tem um perfil ideal de profissional e diferentes áreas de atuação. Com os cursos de humanas não é diferente.

É comum que os alunos que fazem faculdade de ciências humanas tenham algumas características, como o costume de ser questionador, o interesse por reflexões profundas relacionadas ao ser humano e ao meio em que vive. É comum também que esses estudantes tenham uma visão mais crítica, buscando por conhecimento e por melhorias na sociedade, de uma maneira geral.  

Neste artigo, mostraremos informações importantes relacionadas ao perfil ideal de um profissional de ciências humanas. Traçamos seis características importantes para que um estudante de humanas se dê bem na área. Será que seu perfil é compatível? Venha conferir!

1. Hábito e gosto por leitura

Os cursos de humanas exigem uma grande quantidade de material didático, como revistas, jornais, artigos e livros. Essas leituras são importantes para que os alunos tenham uma visão ampla e crítica de temas relacionados à política e economia, por exemplo. 

As questões cobradas em provas, muitas vezes, possuem mais de uma possibilidade de resposta, diferente de questões de exatas em que o resultado certo é apenas um. Nas provas de cursos de humanas, é importante que o aluno exponha seu ponto de vista, baseado em fundamentos teóricos.

Os temas estudados nas faculdades de ciências humanas são questionados, pesquisados e debatidos. Isso exige um grande arcabouço teórico. Caso você não tenha ainda o hábito de ler, isso pode ser conquistado com disciplina e força de vontade. 

2. Domínio da língua 

É importante que você tenha o domínio da língua escrita. É esperado que em alguns momentos do curso sejam produzidos artigos, muitas provas terão questões abertas e, no final de alguns cursos, é comum que seja exigido a produção e apresentação de um TCC (trabalho de conclusão de curso).

Se você tiver também o domínio da língua falada, melhor ainda. Ter a capacidade de colocar seus pensamentos em palavras, de forma clara, com uma boa oratória e capacidade de síntese, auxilia na transmissão de ideias. 

Quanto à língua estrangeira, é importante que saiba ler em inglês, pelo menos. Isso possibilita que, em suas pesquisas, você tenha acesso a uma quantidade maior de conteúdos interessantes e relevantes — por haver muitas publicações de artigos e livros nesse idioma. 

3. Interesse por pesquisas

Gostar de ler é indispensável. É importante que você tenha um interesse especial por leituras que poderão mantê-lo atualizado e contextualizado, como as revistas, os jornais e livros clássicos. Essas fontes agregam muito valor a pesquisas relacionadas ao estudo do ser humano em seu meio social, cultural e histórico. 

A vontade e a curiosidade por aprender coisas novas podem abrir uma gama de possibilidades de pesquisas. Afinal, os estudantes dos cursos de humanas, além de estudar a humanidade, podem pesquisar as questões econômicas, políticas e sociais da região que for do seu interesse. As possibilidades de pesquisa são vastas!

4. Senso crítico

Há uma tendência de que os alunos dos cursos de humanas tenham uma visão crítica quanto à política, ao meio social e quanto à vida de um modo geral. Suas visões críticas são embasadas nas leituras que fazem, mas não se resumem a isso.

É interessante que se construa uma opinião pessoal sobre suas pesquisas, que tenha um posicionamento autêntico. Com isso, é importante que se aproprie das leituras, se atualize e contextualize, mas sem se esquecer de ter um senso crítico quanto às informações. Normalmente, as faculdades que ofertam cursos de humanas são ambientes que estimulam a busca pelo conhecimento e discussões de ideias e opiniões.

5. Perfil de liderança

É comum que os alunos dos cursos de humanas tenham um perfil de liderança. São pessoas que têm o costume de se posicionarem de forma ativa, representando parte da população com as quais se identificam e com ideais parecidas. 

São alunos que se responsabilizam pelas possíveis mudanças que desejam e não ficam de braços cruzados esperando uma solução. Conseguem se apropriar da teoria e buscam meios para conseguir seus direitos e melhorias. São possibilidades de colocar a teoria na prática, a favor da sociedade. 

6. Grau elevado de sensibilidade

A sensibilidade é considerada pelos psiquiatras como um tipo de inteligência. Ela aguça o desejo pelas leituras e a formação de uma opinião autêntica. É preciso uma sementinha de sensibilidade para que se estude os seres humanos. Essa característica é o motorzinho que provoca o comportamento questionador e reivindicador. 

E aí, seu perfil é compatível com essas características? 

Caso você queira fazer algum curso de humanas e acha que seu perfil não é compatível, não desanime! Essas são as características típicas de um aluno de humanas, mas não é uma regra! 

A chave para uma carreira de sucessos está no interesse que você deposita no que faz, na disciplina, na busca por informações… em sua trajetória. Isso vai além de qualquer perfil traçado como ideal. Saiba usar suas qualidades a seu favor. 

Os alunos dos cursos de humanas podem se especializar em diversas áreas, como ciências humanas, arqueologia, direito, ciências sociais, estudos literários, história, pedagogia, serviço social, filosofia, teologia, estudo de gêneros e diversidade, psicologia, publicidade e propaganda, jornalismo e gestão pública. São muitas opções! .

Tenha sensibilidade para escolher quais caminhos seguir e curiosidade para se informar sobre os cursos existentes. A escolha de qual faculdade fazer também é importante. Procure por instituições que ofertam cursos de humanas, que tenham aprovação pelos gestores. O sucesso é consequência! 

Gostou de saber um pouco mais sobre o perfil de estudantes dos cursos de humanas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também possam entender melhor!