7 aplicativos de estudos que vão te ajudar a render mais

Abrir mão do celular é difícil, especialmente se você nasceu na era do boom tecnológico e está acostumado — e até um pouco dependente — dessa ferramenta. Provavelmente, você checa o seu aparelho o tempo inteiro para ver se há alguma notificação, não é mesmo?

Outra situação que você conhece bem é quando alguém, geralmente sua mãe ou o seu pai, diz: “só fica nesse telefone, por isso que não aprende nada!”.

Pois saiba que o celular pode virar seu aliado de aprendizagem, já que existem diversos aplicativos de estudo que você pode baixar no seu smartphone! Dessa forma, consegue usar a tecnologia para favorecer seu desempenho na escola ou na faculdade.

Quer conhecer 7 aplicativos que te ajudam a passar no vestibular e a melhorar suas notas (deixando sua família orgulhosa)? Confira abaixo a lista que preparamos!

1. Semper

O primeiro aplicativo é muito simples e muito útil. Trata-se do Semper, usado para forçar você a responder uma questão sempre que você for desbloquear a tela do seu celular.

Você pode escolher entre as categorias de perguntas a serem respondidas, que são: conhecimentos gerais, idiomas ou matemática. A tela só abre se você der a resposta certa. Assim, caso não saiba resolver a questão, você precisará ir atrás da informação na internet ou consultar seus livros e materiais de estudos.

2. Duolingo

Se o Semper mistura questões de idiomas com perguntas de outras áreas, o Duolingo é focado apenas em línguas estrangeiras — como o inglês, o francês e o espanhol. Ele funciona de maneira bem dinâmica e baseia-se em princípios de memorização. Geralmente, começa apresentando palavras até evoluir para frases mais complexas.

A repetição de vocabulário te ajuda, principalmente, a decorar a ortografia e a pronúncia correta dos termos, o que faz dessa ferramenta um bom complemento para as aulas de gramática do idioma que você está aprendendo.

3. Red 1000

Saindo das línguas estrangeiras, mas ainda na área de linguagem, existe um app que ajuda a melhorar suas habilidades de escrita — ele pode ser acessado do celular ou do computador.

Trata-se do Red 1000, no qual é possível praticar os tipos de redações mais exigidos na escola e nas provas oficiais de seleção (Enem e vestibulares), como narrativas e dissertações.

Para usar o aplicativo, você deve adquirir pacotes de textos e escolher os temas sobre os quais quer escrever. Alguns dias após concluir a redação, você recebe um feedback de um corretor especializado, que elabora um boletim com o seu desempenho e aponta os quesitos que podem ser melhorados nos seus próximos textos.

4. Geekie Games Enem

Já que citamos a redação do Enem, vale listar também o aplicativo da Geek Games. Nele, é possível acessar videoaulas de todas as disciplinas, ler resumos das matérias e fazer simulados para o Enem.

Esse app é oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação, pois seus conteúdos realmente estão alinhados com o que é cobrado no exame e em outros vestibulares. Vale a pena usá-lo para receber o feedback sobre seu desempenho e saber se você conseguiria entrar em uma universidade pública ou particular.

5. EDU.app

Similar ao Geekie Games Enem existe o EDU.app, feito pela Fundação Lemann em parceria com o YouTube Edu. Ele concentra videoaulas, orientações e prática com exercícios para treinar para o Exame Nacional do Ensino Médio. O app funciona mais ou menos como o YouTube, pois sempre sugere novos vídeos relacionados ao tema que você decidiu assistir.

Além disso, ele gera um relatório com as horas que passou vendo os vídeos. Assim, você sabe exatamente quanto tempo dedica aos estudos quando usa essa ferramenta e pode planejar-se melhor.

6. Coursera

Para quem já passou da fase da escola e dos vestibulares e está na faculdade, recomendamos o Coursera. Esse aplicativo, que também funciona pelo computador, agrega cursos de instituições de nível superior mundialmente renomadas, como as universidades Stanford e Columbia.

Outras empresas importantes também fornecem conteúdos em forma de cursos — como é o caso do Google, da IBM e da National Geographic.

Com isso, os cursos ajudam a aprofundar conhecimentos em praticamente todas as áreas de graduação e pós: Ciências Humanas, Biológicas, Engenharia e Tecnologia. As videoaulas e os materiais estão disponíveis, em sua grande maioria, em inglês, mas muitos têm legendas em português.

7. Todoist

Para conseguir organizar o tempo que você dedica a cada um dos aplicativos de estudo citados, sabe o que você pode fazer? Usar outro app! O Todoist não ensina conteúdos, mas, mesmo assim, é útil para os estudantes, pois faz com que eles sejam mais organizados e não deixem passar batido nenhuma de suas atividades.

Com essa ferramenta, você pode anotar pelo celular, tablet ou computador as tarefas que precisa fazer em um dia ou na semana — não somente as relacionadas aos estudos. Ele permite compartilhar esses compromissos com outras pessoas, indicar quem precisa participar deles com você e enviar arquivos e documentos relacionados a cada evento.

É como uma agenda virtual muito fácil de ser usada e com um layout funcional. Para os que gostam de analisar seu desempenho e o tempo que levam para realizar tarefas, ele fornece gráficos e dados que possibilitam compreender se você está aproveitando bem o seu tempo.

Em uma era na qual não dá para viver sem a tecnologia, saber usá-la para otimizar os seus estudos e aprimorar o seu conhecimento é uma habilidade indispensável. Aproveite que você está com o celular ao seu lado o dia todo e instale os apps que despertaram seu interesse!

Depois de um tempo usando-os, você perceberá um grande progresso não só na hora de fazer provas, mas também para compreender melhor o mundo e debater diversos assuntos.

Muitos dos aplicativos listados neste post estão disponíveis gratuitamente e são compatíveis com todos os sistemas operacionais. Com isso, não custará nada (literalmente) investir o seu tempo para aprender cada vez mais e melhor.

Quer que seus amigos também conheçam esses aplicativos de estudo? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e espalhe essas dicas pela internet!