Veja se você possui o perfil para o curso de Ciências Biológicas

Concluir o ensino médio costuma ser um alívio. É a hora de partir para a vida adulta, ganhar dinheiro e ser independente… Ou não. Em vários casos, a escolha do que estudar na faculdade significa um sofrimento. E uma das áreas mais analisadas pelos aspirantes a profissionais é a do curso de ciências biológicas.

Procurar conhecer melhor as áreas de atuação e as matérias ofertadas durante a formação é importante para que a decisão seja mais tranquila. Para saber se o curso se encaixa ou não à sua personalidade, é preciso levar em conta alguns fatores, como o seu estilo de vida e os assuntos pelos quais tem interesse.

Nesse post vamos falar bastante a respeito da carreira ligada à biologia, desde a graduação até o futuro no mercado de trabalho. E aí? Tem interesse? Bora conferir tudo sobre as ciências biológicas e descobrir se você cumpre os requisitos! Então, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

Disciplinas do curso

Os cursos de ciência biológicas duram quatro anos e costumam ofertar as opções de bacharelado e licenciatura. Algumas das disciplinas básicas são química orgânica, fundamentos da matemática, física para biólogos, geologia, química para biólogos e biofísica.

Também existem as matérias específicas, que fazem parte da maior carga horária do curso. Ecologia de ecossistemas, anatomia, morfologia externa vegetal e zoologia de vertebrados são bons exemplos. Essas disciplinas são divididas em aulas teóricas e práticas, que ocorrem em laboratório.

Ainda na faculdade, já surgem oportunidades de aprendizado prático. Para cursos de bacharelado, o ideal é fazer estágios em lugares como secretarias do meio ambiente, parques municipais e estações de tratamento de água, por exemplo.

Quando o assunto é licenciatura, a experiência costuma ser adquirida em escolas públicas, visto que o objetivo do aluno nesse caso é ser professor.

Mercado de trabalho

Formados, os profissionais de ciência biológicas têm uma ampla possibilidade de atuação. Por estarem aptos a trabalhar em diversas áreas, os graduados têm boas perspectivas.

Quem atua em prol da evolução da qualidade de vida costuma encontrar vagas de emprego, tanto no Brasil quanto no exterior. Empresas com grande impacto ambiental e centro de cuidados aos animais são bons alvos para achar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho.

Estudar todas as formas de vida, pesquisar a origem e a evolução dos organismos e analisar as relações entre os mais distintos seres vivos é uma atividade que abre inúmeros leques.

Nesse sentido, o profissional de ciência biológicas está bem na foto, já que vê funções bem diferentes surgindo como oportunidade. Citamos acima as preocupações com o meio ambiente e os animais, mas a área da legislação ambiental, por exemplo, é um setor chamativo para quem prefere o escritório.

É válido destacar ainda a oportunidade disponibilizada por concursos públicos. Trabalhar nesse setor é garantia de estabilidade, como sabemos. Os salários variam de acordo com a experiência do profissional, a situação econômica do país e diversos outros fatores. Porém, estimativas apontam que os vencimentos ficam entre R$1.200,00 e R$ 4.100,00 na área da biologia.

Características do aluno

Ser curioso

Os estudantes costumam ser curiosos e interessados. A biologia é uma área que estuda as diversas formas de vida no planeta e como elas se relacionam entre si. Uma boa dose de curiosidade é indispensável para mergulhar fundo em um tema tão abrangente.

Ser observador

Para estudar e, às vezes, entrar em contato com os organismos e suas diversas características, é importante que o aluno seja um bom observador. Essa característica torna o ambiente de aprendizado e pesquisa ainda mais rico e agradável.

Gostar de estudar e de ler

Aos que gostam de atividades ligadas à pesquisa, o curso de ciências biológicas proporciona o ambiente ideal, com seus laboratórios equipados. Além disso, por causa da multidisciplinaridade da área, ter um bom conhecimento geral é imprescindível. A leitura é o que garante a sabedoria necessária!

Ter espírito aventureiro

Ao cursar ciências biológicas, o aluno passa por muitas situações em que há contato direto com a natureza, com animais ou com partes do corpo humano, como nas aulas de anatomia. São necessários espírito aventureiro e “estômago forte” para encarar essas paradas.

Saber trabalhar em equipe

Por causa da multidisciplinaridade dos ambientes de trabalho, como nas empresas e zoológicos, é importante que o aluno saiba trabalhar em equipe, respeitando o serviço prestado e o conhecimento dos colegas de outras áreas. Essa experiência pode ser muito enriquecedora, principalmente durante o estágio, antes da conquista do diploma.

Gostar de socializar o conhecimento

É válido que o aluno busque compartilhar dados com o público, por meio de palestras, aulas ou outros ambientes que permitam essa troca de conhecimento. As matérias ensinadas são de grande valia às pessoas que se preocupam com o planeta.

Debater sobre esses temas com mais gente é uma boa forma de promover a conscientização e apurar o senso crítico a respeito do mundo em que vivemos.

Teste vocacional como auxílio

Agora que você já sabe quais são as principais matérias ofertadas, as oportunidades de estágio e emprego na área e como anda o mercado de trabalho, já dá pra ter uma ideia se o curso de ciências biológicas é pra você, não é verdade?

Mas caso você ainda tenha dúvidas quanto a sua escolha profissional, um teste vocacional é super bem-vindo! Afinal, a opção de qual curso fazer não costuma ser fácil, e se informar sobre o assunto é uma atitude fundamental. Assim, os caminhos a seguir se tornam mais claros na mente, e as dúvidas começam a sumir aos poucos.

Ter um perfil compatível com o curso de ciências biológicas, além do interesse por essa área, gera frutos a longo prazo. Mas lembre-se: não há fórmula mágica para ter uma carreira de sucesso! Busque uma instituição de ensino que seja reconhecida pelos gestores e utilize suas aptidões a seu favor! O sucesso é consequência!

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre o curso de ciências biológicas? Se sentiu ainda mais atraído ou curioso? Deixe seu comentário no post para esclarecer mais dúvidas a respeito do assunto!