Curso de Educação Física: por que fazer no UNIFEMM?

Se você já escolheu o curso de educação física, parabéns! Mas, para se destacar nessa área dentro do mercado, ainda é necessário fazer a escolha certa da instituição de ensino. Afinal, além das atualizações das pesquisas científicas, o desenvolvimento tecnológico também afeta essa profissão.

Cursar uma faculdade que tenha uma estrutura moderna é essencial. Tão essencial como ela ter um corpo docente atualizado, que esteja atuando no mercado de trabalho e por dentro das novidades na área.

Pois bem, você sabia que o Centro Universitário de Sete Lagoas é uma instituição comprometida com a qualidade da educação, preocupada com a formação de seus alunos e com o impacto que esses profissionais vão ter na nossa sociedade?

Com essa missão, o UNIFEMM sabe da importância do constante investimento nas faculdades que oferece para manter o alto padrão do seu ensino.

Então, se você quer fazer a escolha perfeita, continue lendo e descubra por que o curso de educação física do UNIFEMM — seja o bacharelado ou a licenciatura — é o melhor caminho para o seu futuro de sucesso!

Nota máxima no Enade

Vamos começar destacando a nota 5 do bacharelado em educação física no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)! Essa pontuação máxima colocou a faculdade entre as melhores do Brasil.

O Enade é uma proposta do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados desse exame revelam o desempenho dos alunos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, e ao desenvolvimento de habilidades e competências referentes a cada curso.

Com isso, a nota é um indicador que verifica tanto a qualidade dos cursos de graduação pelo país como as condições das universidades. Ou seja, o curso de educação física do UNIFEMM é top!

Infraestrutura moderna

O UNIFEMM tem um campus que oferece conforto e segurança aos seus alunos e funcionários. Conta com estacionamento próprio, monitorado por câmeras de vigilância 24 horas por dia; e duas cantinas, uma com capacidade para 200 pessoas, e a outra, para 160.

Além disso, há um bosque de 8 mil metros quadrados utilizado como espaço de socialização e convivência dos alunos, e uma biblioteca totalmente informatizada, que abriga 140 mil itens.

Para os estudantes de educação física, especificamente, a faculdade ainda oferece as seguintes estruturas:

Centro Esportivo

Inaugurado em 2014, o Centro Esportivo é dividido entre:

  • uma pista de atletismo;

  • um campo de futebol society;

  • uma gaiola (própria para lançamento de discos, martelo, dardos e peso);

  • salas de múltiplas atividades (para danças, ginástica, lutas, jogos, brincadeiras e outras práticas)

  • ginásio com uma quadra, com medidas oficias e capacidade para receber 2.400 pessoas confortavelmente.

Inclusive, esse ginásio já recepcionou jogos da Superliga B Masculina de Voleibol, levando o nome do Centro Universitário de Sete Lagoas como referência para todo o país, e ainda difundindo o esporte dentro a cidade! A quadra também é preparada para a prática de basquetebol, futsal e handebol.

Laboratório de Estudos do Movimento

Os alunos do curso de educação física utilizam a estrutura do Centro Esportivo durante as aulas, mas ainda contam com uma sala no LEM — o Laboratório de Estudos do Movimento, com um ambiente para avaliação física e para os equipamentos e acessórios modernos utilizados na prática da musculação e ginástica.

Corpo docente qualificado

Bom, toda essa estrutura não seria bem aproveitada se os professores fossem desatualizados, sem terem o conhecimento do desenvolvimento do mercado na área, certo? Por isso o investimento em profissionais qualificados é essencial.

Começando pela coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física, a professora Dalva Rosa dos Anjos atua desde 1995 na área de atividades e esportes.

Especialista em esportes paraolímpicos, ela atuou em vários eventos internacionais — inclusive nas Paraolimpíadas de Pequim e na do Rio de Janeiro, em 2016. E o corpo docente acompanha essa qualidade profissional!

Ele é composto, em sua grande maioria, por mestres, mas conta também com doutores e especialistas na área. Todos são profissionais que atuam no mercado de trabalho, o que possibilita levar para a sala de aula à realidade da profissão e às novidades do mercado.

Estrutura curricular inovadora

Você já decidiu que esse é o curso que quer fazer, mas ainda não sabe como quer atuar na área? Fique tranquilo! O bacharelado em educação física tem uma estrutura curricular para oferecer uma formação ampla aos alunos.

Com ele, o futuro profissional estará apto para atuar em diversas áreas, como:

  • coordenação de equipes de esportes;

  • gestão de espaços esportivos e de Secretarias de Esportes e Lazer;

  • atuação como personal trainer;

  • preparação para concursos públicos na área, e ainda outras funções.

A faculdade também proporciona a combinação entre a parte teórica e prática, concedendo ao mercado um profissional seguro e preparado para exercer a profissão.

Área Fitness

Sem dúvida, uma informação que também foi relevante para a formulação do currículo é a de que o Brasil é o segundo país com maior número de academias no mundo, atrás apenas dos EUA. Por essa razão, é importante que o aluno saia qualificado para atuar em academias nas diferentes áreas.

Saúde coletiva

O curso de educação física do UNIFEMM desenvolveu um projeto pedagógico inovador, que enfatiza também a saúde coletiva.

Com isso, desde o primeiro período, o aluno acompanha as pessoas que participam das práticas físicas nos NASFs — que são os núcleos de atendimento à saúde da família. Essa atividade faz a combinação da teoria com a prática desde o início do curso.

Custo-benefício

Cada vez mais, entrar no mercado de trabalho parece uma tarefa difícil. Contudo, saiba que, com a qualificação correta, o seu objetivo de sair da faculdade e atuar na área que você mais gosta é possível, sim!

Com a formação ampla que o UNIFEMM oferece, o profissional em educação física poderá escolher onde quer trabalhar, pois estará apto a exercer qualquer função em sua área.

Além disso, a tradição do Centro Universitário de Sete Lagoas, somada ao compromisso com a qualidade nas suas formações e a atuação dos profissionais formados pela instituição, dão ao diploma do UNIFEMM um grande reconhecimento no mercado de trabalho. E isso faz toda a diferença!

Imagine, por exemplo, participar de uma entrevista de emprego com o diploma de uma faculdade que não é conhecida, ou que não é bem-vista entre as empresas por causa da qualidade dos profissionais que forma. Não é o que você quer, certo?

Enfim, decidir por uma profissão é mesmo um passo imenso. E, como vimos, ele pode ser comprometido com a escolha de uma instituição de ensino que deixe o seu currículo para trás no mercado de trabalho.

Por isso, venha para o UNIFEMM e comece a construir o seu futuro profissional de sucesso!

Então, gostou do post? Agora, se quer conhecer de perto a estrutura do UNIFEMM e do curso de educação física, entre em contato com coordenadora do curso, agende uma visita e faça a escolha certa!