Não sei qual faculdade fazer! Saiba como resolver essa questão

Chegou a hora de decidir qual faculdade cursar, mas você ainda não conseguiu escolher entre tantas opções? Não sabe como encontrar uma profissão que tenha a ver com você e que, ao final do curso, ofereça boas oportunidades no mercado de trabalho?

Se, diante dessas questões, o pensamento que está na sua cabeça é: “não sei qual faculdade fazer”, fique tranquilo! Ter dúvidas em relação ao caminho profissional é muito natural para quem está finalizando ou já terminou o ensino médio e está pensando em ingressar na vida acadêmica.

Uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional, com 2 mil estudantes, apontou que no começo do período de inscrição dos principais vestibulares do Brasil, 54% dos adolescentes ainda não sabia qual curso escolher.

Tomar uma decisão que envolve o seu futuro não vai ser tarefa fácil, por isso, preparamos este post para te mostrar algumas atitudes que merecem atenção, a fim de entender quais são os seus objetivos profissionais. Boa jornada!

Tome consciência de que o futuro é seu

Você deve ter por perto muitas pessoas que se preocupam e querem o seu bem e elas, por meio de uma visão particular do mundo, dão conselhos sobre qual seria a melhor decisão.

Analisar essas opiniões é importante, pois são pessoas que convivem com você e conhecem os seus gostos, qualidades e vontades, contudo, a decisão deve ser exclusivamente sua.

Lembre-se de que não deve deixar na mão de outras pessoas a definição do que será o seu futuro, porque quem vai conviver com essa situação será você — somente você.

Não tema mudanças

Se nossas convicções estão sempre em transformação — porque vamos acessando informações diferentes, conhecendo novas pessoas, novas realidades e assim por diante —, o seu caminho profissional também pode ser modificado.

Por esse motivo, no momento de fazer a sua escolha, não se sinta pressionado com a ideia de que a decisão tomada hoje não poderá ser alterada mais tarde. Atualmente, com as várias possibilidades de cursos, as mudanças no rumo da carreira estão cada vez mais frequentes.

Projete o seu futuro

E se você tirasse todas as outras pressões sobre a sua decisão — como a nota do vestibular, a empregabilidade e a opinião das pessoas sobre a sua escolha —, qual faculdade você faria?

Faça ainda outro exercício de autoconhecimento: pense em como você se imagina daqui a 10 anos; como seria a sua vida; como você estaria trabalhando; seria em um escritório, na sua própria empresa, trabalhando em casa ou em outro lugar?

Às vezes, sobre a sua escolha existem muitas expectativas, por isso observe as suas respostas e analise se elas não estão sendo influenciadas por algum medo, vergonha ou qualquer outro sentimento que te impede de responder a essas questões com verdade e determinação.

Analise o que gosta de fazer

No dia a dia, perceba quais são as atividades que mais gosta de fazer. Por exemplo, se o melhor momento do seu dia é quando vai fazer exercícios — na academia ou praticando algum esporte — e também gosta de cuidar da alimentação, anote isso. Quem sabe educação física ou nutrição são as faculdades perfeitas para você, não é mesmo?

Já se você tem preocupação com a preservação do meio ambiente e gosta do contato com a natureza, talvez a graduação em engenharia ambiental pode ser a sua praia.

Você também pode estar certo de que no futuro será um servidor público, porque está mais preocupado com a estabilidade no emprego. Não tenha vergonha de pensar assim! Essa consideração também é válida, então, coloque-a na lista. Existem vários concursos na área jurídica e a graduação em Direito pode ser adequada ao seu perfil.

Classifique as suas preferências

Com a lista pronta, chegou a hora de juntar as informações — suas ideias sobre o futuro e o que gosta de fazer — e classificar as suas preferências nas 3 grandes áreas. Veja, abaixo, alguns exemplos:

  • Saúde: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Ciências Biológicas;

  • Exatas: Engenharias, Arquitetura, Matemática;

  • Humanas: Direito, Gestão de Recursos Humanos, Administração, Ciências Contábeis.

Faça uma coluna para cada área e tente encaixar cada item da lista no setor relacionado. Ao final, observe em qual parte ficaram mais concentradas as suas preferências.

Pesquise sobre as tendências do mercado

Agora, vamos para a parte prática da nossa análise: verificar o mercado de trabalho, pois esse é um ponto crucial do nosso passo a passo.

Mas tenha atenção, pois pode acontecer de algumas das possibilidades de curso que você está cogitando tenham outras questões envolvidas para que a escolha pela profissão seja feita.

Por exemplo, se uma das opções é um curso que só existe em poucas instituições de ensino no país, isso vai exigir de você a mudança de cidade, com um investimento financeiro que precisa ser considerado. Outra hipótese é que o curso exista na região onde você mora, mas a faculdade pode não ser reconhecida ou malvista no mercado de trabalho.

Além disso, analise algumas características específicas dos cursos. Comece verificando as possibilidades de emprego na área. Observe, também, qual é o salário médio de um profissional no início e no auge da carreira e compare com a sua visão de vida no futuro.

Veja, também, a qualidade da instituição de ensino, se ela tem parcerias para estágio com grandes empresas da região e, principalmente, se é reconhecida no mercado de trabalho. Isso vai fazer toda diferença em uma entrevista de emprego.

Visite algumas faculdades

Nesse momento, o seu processo de escolha já ganhou um norte e o número de possíveis graduações a serem cursadas é bem menor, certo? O último passo vai ajudar um pouco mais, pois as visitas às instituições de ensino vão ser importantes em dois aspectos.

Primeiro, você poderá conhecer a estrutura da instituição e verificar o que ela oferece para o curso pretendido, como a biblioteca, laboratórios e assim por diante.

E, segundo, porque você terá a oportunidade de conversar com professores e coordenadores, ou seja, com profissionais da área em que pretende trabalhar.

Você ainda está com aquele pensamento “não sei qual faculdade fazer”? Provavelmente, não, certo? Ao final, este post pode até não ter te conduzido a uma resposta exata, mas — com certeza — trouxe algumas possibilidades mais concretas de curso.

Para confirmar a sua escolha ou esclarecer as suas dúvidas em relação às possíveis graduações, acesse o nosso Simulador de Carreiras! Ele é gratuito, online e vai ser de grande auxílio nesse momento tão importante para você!