Afinal, por que é importante escolher a profissão certa?

Escolher a profissão certa não é nada fácil, mas é uma decisão muito importante! Durante esse momento é normal ter dúvidas, medo, euforia, estresse e muita emoção. Nessa fase é comum ficarmos perdidos tal qual a famosa frase de William Shakespeare: “ser ou não ser, eis a questão”.

Há alguns anos, você tinha várias profissões em mente quando te perguntavam “o que vai ser quando crescer”? Respondia de acordo com sua imaginação, admiração por um profissional ou até mesmo falava que queria ser igual a um personagem que viu na televisão? Só que as coisas mudaram e você cresceu!

O mundo anda cada vez mais dinâmico e exigente. Nesse sentido, fazer uma graduação é essencial para você se destacar no mercado de trabalho e conquistar sua independência financeira. Decidir a profissão certa é o passaporte para o seu futuro.

Essa decisão é uma etapa muito importante para sua vida. Isso você já sabe né? Então, seja consciente de sua escolha: dedique tempo, esforço e analise as opções. Pense em como você se imagina daqui a cinco anos. O que pretende fazer no futuro? Qual tarefa desperta em você a sensação de brilho no olhar?

Está confuso? Então relaxe! Para te ajudar preparamos 5 dicas de como escolher a profissão certa. Confira!

1. Desenvolva o autoconhecimento

Muitas vezes pensamos que já nos conhecemos o suficiente, mas na hora de escolher uma profissão você deve analisar profundamente o seu perfil.

Pergunte a você mesmo: quem sou eu? O que faço bem? Não deixe suas respostas na mente; anote todas, pois essa técnica aumenta a autopercepção.

Pense e reflita sobre suas principais habilidades e em como você se sente mais confortável para realizar suas tarefas: sozinho ou em grupo.

Liste quais são as disciplinas que você mais gostava de estudar na escola, o que mais gosta de fazer atualmente e o que não consegue se imaginar fazendo de jeito nenhum.

Para te ajudar, faça uma relação com os cursos que você tem interesse e identifique, de acordo com o seu perfil, qual a área que você tem mais afinidade.

Valorize seus pontos fortes e reconheça seus pontos fracos. Por meio dos seus sonhos e medos, trace metas e objetivos para descobrir o seu talento, o que realmente combina com você.

2. Faça um teste vocacional

Fazer o teste vocacional pode auxiliar na sua decisão, pois essa ferramenta vai te direcionar a descobrir sua carreira nesse momento de dúvidas. O teste é composto por perguntas que têm o objetivo de medir seus interesses e afinidades, como você se imagina no futuro e sua personalidade. Ele também vai indicar as áreas em que você tem mais vocação de acordo com o seu perfil. O resultado final é baseado nas suas respostas. Então seja fiel a você!

Reserve um tempo, se concentre e responda conscientemente, pois o teste pode ser um ponto final para suas dúvidas ou um direcionamento para a sua vida.

3. Converse com os profissionais da área

Nada melhor que bater um papo com quem já está no mercado de trabalho. Pergunte a outros profissionais sobre os principais obstáculos, os maiores interesses, desafios, áreas de atuação, retorno financeiro, oportunidades de emprego, contribuição social e habilidades mais valorizadas. São muitas perguntas? Talvez sim. Mas não fique desanimado! É preciso muito foco e determinação para escolher a profissão certa.

Caso seja possível, passe um dia no trabalho com esses funcionários. Conheça de perto a prática da profissão, observe a rotina, o ambiente, o desenvolvimento das tarefas e reflita se você gostaria de fazer isso nos próximos anos.

Viver a prática é uma alternativa sensacional! Você vai conseguir se imaginar no futuro. Essa experiência pode te ajudar a ter uma visão mais clara sobre a carreira e sobre o mercado de trabalho.

Se você ficar com vontade de conviver mais com esses profissionais, isso é um bom sinal de que você se identificou com a área e está no caminho certo.

4. Leia e pesquise

Faça leituras sobre a área que pretende cursar. Busque informações sobre o mercado de atuação, vagas de emprego, faixa salarial, perspectivas de crescimento e os principais desafios.

Realize pesquisas nos livros e também na internet. Veja vídeos de palestras, workshops e eventos sobre o curso que você ainda tem dúvida. Verifique se na sua cidade ou região haverá algum evento na área que você pretende atuar. Existem também as feiras de profissões. Inscreva-se e tente entender mais sobre o cotidiano da carreira que pretende seguir.

Siga os profissionais que são referências na área nas redes sociais. Mas não se limite apenas ao Instagram, Facebook e Twitter. Realize buscas também no LinkedIn. Essa é a rede de contato profissional e reúne muitos materiais voltados para o mercado de trabalho e área de atuação.

Não fique com preguiça de pesquisar. Nesse momento de escolha, a informação será sua melhor amiga.

5. Converse com os estudantes do curso

Os alunos do curso escolhido há pouco tempo vivenciaram as mesmas dúvidas que você antes de fazer o vestibular — hoje, eles são universitários.

É interessante compartilhar com eles seus medos e anseios, conversar sobre as disciplinas do curso e identificar se as áreas estudadas estão de acordo com suas habilidades.

Verifique a grade curricular e pergunte sobre o ambiente e a rotina de um acadêmico. Converse sobre suas principais dúvidas e sobre como você se sente nesse momento de “tensão” pré-vestibular, pois eles podem ter dicas que valem ouro.

Essa troca de experiência pode te ajudar muito, afinal, eles já passaram por esse momento de escolha!

Todo esse esforço é por uma boa causa. É o seu futuro. A escolha do curso ideal, o autoconhecimento, o início da vida acadêmica, o primeiro emprego — tudo isso faz parte do processo de crescimento.

É muito importante para o seu futuro, para sua vida profissional e pessoal escolher a profissão certa. Então, tenha sensibilidade para entender seus interesses, tenha maturidade para seguir suas habilidades e ousadia para viver os seus sonhos.

Viu que não é tão difícil assim escolher a profissão certa? Agora, comente suas experiências com a gente!