Como montar um plano de carreira eficiente

Sonhar em ter uma carreira de sucesso está no topo da lista de realizações de muitas pessoas. Afinal, quem não quer ser bem-sucedido? Trabalhar com o que gosta? Ser reconhecido e ter estabilidade financeira?

Isso não é apenas um sonho. É algo que pode ser alcançado e que depende exclusivamente de você.

Para te ajudar a alcançar o seu objetivo, ter um plano de carreira eficiente é fundamental. O caminho será trilhado com base nos seus conhecimentos, habilidades, novos aprendizados, desafios e experiências profissionais.

Só que essa tarefa não acontece da noite para o dia. É preciso ter dedicação e disciplina. O sucesso será consequência do seu esforço. Parece uma frase clichê, mas que não deixa de ser verdade.

Você precisa ter metas definidas, prever situações de risco, ter foco no seu objetivo, saber aonde pretende chegar.

Se ainda está disposto a ser um profissional realizado, veja essas dicas de como montar um plano de carreira eficiente!

Defina seu objetivo específico

Você precisa ter uma meta muito clara sobre aonde você quer chegar profissionalmente. Primeiro identifique onde você está, depois, como você se imagina no futuro daqui cinco ou dez anos.

Faça a seguinte análise: para alcançar o sucesso na profissão dos seus sonhos, você precisa adquirir novos conhecimentos e habilidades? Provavelmente sim, pois sempre estamos em constante evolução.

Objetivo definido? Então, agora transforme os seus pensamentos em anotações! Aquilo que você escreve ganha representatividade, pois deixa de ser apenas uma ideia e passa a fazer parte da sua lista de atitudes para ser bem-sucedido.

Identifique suas habilidades

Todo ser humano é dotado de pontos fortes e pontos fracos. É importante que você saiba identificá-los.

Os pontos fortes referem-se ao seu talento. Eles serão o seu apoio, suas principais características, aquilo que você sabe fazer melhor, seu encorajamento, sua capacidade técnica e mental para alcançar suas metas. É diferencial que você quer? Então, você deve ter consciência sobre suas qualidades e não se acomodar. Busque sempre se desenvolver!

Os pontos fracos devem ser bem analisados. Você precisa aprender a lidar com os obstáculos que estão por vir. Reconheça suas principais quais são as suas principais fraquezas, seus medos. É importante também analisar como suas habilidades podem te ajudar a reverter seus pontos negativos.

Todo mundo tem algo novo para aprender, logo, evidenciar esses pontos é algo muito importante para o seu autoconhecimento. Tenha consciência de que eles impactam diretamente na sua vida.

Faça uma matriz FOFA

Parece ser um apelido carinhoso né? Sim, mas não é! Então você deve estar pensando: que sigla é essa? Parece estranha, mas se refere a algo muito comum ao se criar um plano de carreira eficiente.

FOFA é a tradução de uma ferramenta chamada Matriz de SWOT, que é uma proposta de análise interna e externa. As siglas significam: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

As Forças e as Fraquezas são as questões internas; na matriz pessoal, é a descrição da sua personalidade. As Oportunidades e Ameaças são os fatores externos, ou o mercado de trabalho.

No início parece um pouco confuso, não é mesmo? Relaxe, pois vamos te explicar cada etapa da matriz.

Forças

É aquilo que você faz de melhor: seus talentos, suas qualidades, quais são os seus valores éticos, o seu dom. Aquela essência que te faz ser único, o que te faz ser um ser humano melhor. Você deve descrever quais são as suas principais competências que vão te ajudar a crescer profissionalmente, ou seja, suas características que se destacam.

Fraquezas

São as suas atitudes que te impedem de fazer algo. São os seus bloqueios, pensamentos e crenças que limitam seu aprendizado, que podem sabotar suas ações de crescer na vida profissional.

Oportunidades

São as chances de você crescer profissionalmente na empresa em que você trabalha e como você pode contribuir para o crescimento da organização e na solução dos problemas. São as suas ações e as suas habilidades que te fazem ser destaque no ambiente profissional, qual a sua dedicação para contribuir com a aceleração da sua carreira e do mercado de trabalho.

Ameaças

É um ponto crítico. Será que você realmente domina e se destaca na execução das suas habilidades? Qual sua resistência a mudanças? A crise econômica pode afetar a sua carreira? Quem pode sabotar o seu crescimento? É importante identificar as ações que podem sabotar sua carreira.

Você vai construir a sua lista colocando lado a lado as Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, vai conseguir identificar quais pontos precisam de melhoria para traçar o seu objetivo principal para o seu crescimento profissional.

Desenvolva seu plano de ação

Agora que você já sabe qual o seu objetivo, fez a análise FOFA e já tem tudo anotado, é hora de desenvolver seu plano de ação.

Para alcançar a carreira dos seus sonhos, o que você precisa fazer?

Desenhe sua trajetória e identifique cada atividade que você precisa desenvolver e tudo o que precisa aprender. Logo após, coloque um prazo para executar suas tarefas.

Você pode separar as suas ações em curto, médio e longo prazo. Por exemplo: curto prazo são tarefas que devem ser executadas em até dois anos. Médio prazo, em até 5 anos, e longo prazo em até 10 anos.

Estabeleça quais são as suas prioridades, não atropele as etapas e nada de corpo mole.

Tenha dedicação e flexibilidade

Duas palavrinhas que devem fazer parte da sua rotina!

Dedicação para executar todas as tarefas que você colocou no plano de ação. Você precisa se dedicar, buscar novos conhecimentos, novas experiências e se qualificar. As coisas não acontecem do dia para a noite e podem surgir obstáculos no meio do caminho. Erros e acertos farão parte do seu dia a dia. Tudo é aprendizado!

É importante ter flexibilidade para agir. Talvez o seu plano não esteja dando certo, então mude alguma coisa. Troque as tarefas de lugar, reorganize suas ações se for preciso, aumente o prazo de umas, diminua o tempo de outras. Mas mantenha o controle sobre cada mudança e reflita sobre os impactos que podem causar. Você é o autor e o artista do seu desenvolvimento profissional.

Busque inspiração

Sempre há um espelho, um modelo a seguir! Você escolhe a sua carreira de acordo com suas habilidades, mas sempre encontra uma personalidade na área para se inspirar, alguém que domina o assunto.

Busque informações sobre o seu ídolo profissional, leia suas histórias, se informe sobre os desafios enfrentados ao longo da carreira e observe as estratégias de coragem e ousadia que levaram essa pessoa a alcançar os seus sonhos sem desistir do seu objetivo específico.

É fato que não basta apenas criar um plano de carreira eficiente se você não colocar suas atividades em ação. É preciso ter foco nas tarefas e se dedicar a cumprir o seu planejamento.

Você está prestes a definir seus objetivos profissionais, então aproveite esse momento e leia este artigo com 5 filmes motivacionais para servir de inspiração!