Decidi que quero mudar de carreira, e agora?

Você é jovem, tem uma vida inteira pela frente e sente que precisa de novos desafios. Seu trabalho atual não está proporcionando toda a felicidade do mundo e, tampouco, um bom salário que faça valer a pena passar seus dias lá. Então, é hora de mudar de carreira e partir para algo que realmente agregue valor à sua vida e lhe dê retorno financeiro!

Mas toda mudança é um processo que precisa de decisões e planejamento, afinal, jogar tudo para o alto não é tão simples assim! Mudar de carreira significa, às vezes, um período sem ter trabalho fixo e ter que abrir mão de alguns luxos momentaneamente.

Além disso, deixar seu trabalho atual ou trocar de profissão implica vencer o medo e, realmente, “trocar o certo pelo duvidoso”. Mas essa coragem de encarar o desconhecido é a chama que vai ajudar você a dar um novo rumo à sua vida.

Este post traz sobre alguns pontos importantes que você deve considerar para estruturar as mudanças que deseja realizar na sua carreira. Então, continue lendo as próximas linhas e saiba partir para uma nova profissão sem cometer erros. Vamos lá?

Avalie o mercado de trabalho

Existem, pelo menos, três tipos de pessoas que querem mudar de carreira: aquelas que estão insatisfeitas com a profissão e desejam partir para algo completamente novo; as que passaram por uma experiência marcante e acham que podem transformar sua vida com isso; e as que precisam mudar de vida, mas não sabem direito como começar.

Em todos os casos, há desafios pela frente e o objetivo e comum de crescer. Por isso, você precisa aliar seus sonhos de uma vida melhor à realidade do mercado de trabalho. Infelizmente, gostar do que faz não é suficiente. É preciso entender quais são as possibilidades exatas de obter rendimentos com sua área pretendida, para que você não faça uma escolha errada.

Quando não se sabe ao certo para onde ir, você precisa ter autoconhecimento e descobrir os talentos existentes em você. Por isso, observar as profissões que estão em alta no mercado é um bom começo. Você pode atrelar as áreas com as quais tem mais empatia às chances reais de ser bem-sucedido com sua nova atividade.

Sendo assim, para qualquer caso uma boa pesquisa de mercado com base em suas preferências pessoais pode fazer a diferença. Leia revistas especializadas, participe de workshops, feiras de profissão e visite universidades. Essas são ótimas maneiras de obter essas respostas-chave para seguir em frente.

Faça um curso de graduação na área desejada

Você já definiu qual novo caminho deseja trilhar e viu que há demanda para a área escolhida no mercado de trabalho. Ponto positivo! Porém, você terá de fazer investimentos para isso. Sem dúvida, mudar de carreira muitas vezes implica em fazer um curso de graduação para que você se capacite profissionalmente e consiga entrar nesse novo mercado.

Por isso, escolha uma instituição de ensino superior respeitada e atualizada com o mercado, como é o caso do UNIFEMM — o Centro Universitário mais antigo da cidade de Sete Lagoas (MG), com mais de 50 anos de fundação.

Ao estudar numa instituição como essa, além de elevar o peso do seu currículo numa entrevista, você é colocado em contato com o que há de mais atual na área escolhida. Com isso, as chances de destaque aumentam significativamente.

Estabeleça um plano de carreira

Ser bem-sucedido numa nova carreira implica estabelecer objetivos e metas. Isso é de suma importância para que você não se perca no caminho e consiga ser um profissional completo e requisitado pelo mercado.

Para isso, a graduação é somente o primeiro passo. Você obrigatoriamente terá de especializar-se por meio de diversas ferramentas, incluindo cursos de pós-graduação.

Por esse motivo, estabeleça aonde deseja chegar e crie uma sequência de etapas para cumprir esse objetivo. Inclua todas as formações necessárias para isso e quais ferramentas precisa dominar para alcançar o crescimento desejado. Não se esqueça de determinar datas para a conclusão de cada item. Assim, você colherá frutos muito mais rapidamente.

Construa seu network

Criar uma rede de contatos é fundamental para quem está com a ideia de mudar de carreira. Não adianta ter vontade de ir além se todos os seus contatos são relacionados à sua antiga atividade.

Quando você estabelece uma nova rede de contatos, muitas portas podem se abrir para seu ingresso na nova área de atuação. Além de você saber como funciona o cotidiano da profissão, poderá receber a indicação de vagas e saberá falar com mais propriedade sobre o mercado.

Afinal, possuir um networking sólido também é uma forma de atualização profissional, pois você terá maior envolvimento com o cenário atual. Entre as formas de construir networking podemos citar:

  • participe de eventos da área;

  • crie seu perfil no LinkedIn e siga profissionais de destaque;

  • entre em grupos de discussão nas redes sociais.

Espelhe-se em exemplos bem-sucedidos

Não é raro, ao conversar com pessoas próximas de nós, que elas nos desestimulem a alçar novos voos. Especialmente para gerações mais antigas, como nossos pais e avós, entrar num emprego e ficar lá até a aposentadoria era uma garantia de segurança. Nesse sentido, eles podem discordar de sua ideia de mudar de vida.

Sendo assim, você deve trocar experiências com profissionais bem-sucedidos que tiveram a coragem de mudar completamente de área e correram atrás de seus sonhos. Além disso, uma pessoa que já está estabelecida em sua carreira pode dar informações importantes sobre o segmento pretendido para que você consiga se ajustar e comece a trilhar o seu caminho.

Tudo aquilo que é desconhecido causa apreensão. Esta é uma defesa do nosso corpo. Então, independentemente da área que você escolher, reconheça em si valores e inspirações que o farão sorrir com as novas etapas. Afinal, a felicidade precisa ser sua força motora diária na nova profissão — do contrário nem os melhores salários tornarão você um profissional completo.

Para entender mais sobre como mudar de carreira e conhecer todas as possibilidades de cursos oferecidos pelo UNIFEMM, entre em contato com a instituição e compartilhe suas aspirações. Sem dúvida, vamos indicar os melhores caminhos!