O que fazer para definir meu futuro profissional?

 

Traçar os caminhos rumo a uma profissão de sucesso é o grande desafio da maior parte dos jovens que está ingressando no mercado de trabalho.

Definir o futuro profissional é uma tarefa que exige clareza de objetivos, autoconhecimento e muita dedicação. Mas os seus esforços certamente serão recompensados pelo mercado!

No post de hoje, listamos algumas dicas para te ajudar a dar os primeiros passos na construção de uma carreira sólida e gratificante. Acompanhe a seguir:

Conheça a si mesmo

“Conhece a ti mesmo”, a famosa frase do filósofo Sócrates ainda é tão falada nos dias atuais e com motivo! O autoconhecimento é a chave para quem deseja construir um futuro profissional de sucesso desde os primeiros passos.

Muitas vezes, focamos apenas no que gostaríamos de nos tornar e nos esquecemos de olhar para aquilo que somos: nossos gostos, valores, pontos fortes e fracos, hábitos etc.

Todas as nossas características pessoais têm influência direta no que poderemos nos tornar, portanto, é importante praticar a auto-observação.

Vale fazer exercícios de autoconhecimento, pedir feedbacks para quem convive com você ou mesmo procurar ajuda especializada, como os trabalhos de coaching.

Uma dica rápida e simples é apostar em testes de personalidade. Existem várias opções que podem ser feitas online, mas tenha o cuidado de checar se o teste escolhido é baseado em teorias comportamentais confiáveis.

Descubra qual é o seu perfil profissional

Conhecendo seus pontos fortes e principais interesses, você conseguirá mais clareza para entender qual é a sua vocação profissional.

Independentemente da sua área de formação ou de atuação, descobrir com quais funções você tem mais afinidade pode ser definitivo para traçar objetivos profissionais que sejam realmente alcançáveis.

Líder, operacional, criativo, empreendedor, inovador: atualmente, são muitos os perfis profissionais buscados pelas empresas. Saiba identificar em qual deles você se encaixa e procure se aprimorar de acordo com a sua escolha.

Avalie o mercado

Avaliar o mercado de trabalho é uma dica básica e que sempre deve ser levada em consideração quando o assunto é futuro profissional.

Mas não basta olhar para o presente: com um mundo cada vez mais dinâmico, o mais importante é ter uma visão de longo prazo.

Pesquise sobre quais são as projeções e possibilidades esperadas para a sua área de atuação nos próximos anos. Avalie quais são as tendências do mercado e em que você já pode começar a investir desde já.

A partir disso, você conseguirá traçar objetivos de forma mais realista e mirar naquilo que trará resultados reais.

Defina seus objetivos

Pode ser difícil pensar em objetivos profissionais a longo prazo quando ainda estamos nos primeiros passos da carreira.

Porém, depois de passar pelos passos que citamos anteriormente, já é possível ter uma noção de quais são suas aspirações.

Algumas pessoas querem alcançar um cargo de liderança, outras almejam trabalhar em uma empresa específica, enquanto outras desejam dedicar sua vida a uma causa social ou abrir o próprio negócio.

Seja qual for o seu desejo, tente traçá-lo da forma mais clara e simples quanto possível — e não perca seu objetivo de vista!

Descubra o que você precisa

Para traçar um bom plano de carreira, não basta definir objetivos — afinal de contas, é pouco provável que as oportunidades caiam no seu colo no momento exato.

Portanto, descubra tudo o que você precisa para chegar aonde pretende: desde competências técnicas, cursos e certificações até habilidades interpessoais e recursos financeiros.

Saiba que, independentemente daquilo que você pretende alcançar, duas coisas serão essenciais: tempo e conhecimento. Logo, determine os momentos que você reservará para isso e encontre as fontes de informações necessárias.

Para atingir o sucesso, é fundamental ter acesso às ferramentas e recursos necessários para alcançar o que você almeja. Busque seus meios e faça acontecer!

Transforme metas em ações

Com seus objetivos em mente e recursos em mãos, é hora de trazer o seu sonho para a vida real! Antes de mais nada, é preciso traduzir o seu objetivo em metas para, então, ter clareza sobre quais são as ações que você deve tomar.

A metodologia SMART é uma estratégia eficiente para a definição de metas. De acordo com seus princípios, uma meta deve ser:

  • specific (específica);

  • mensurable (mensurável);

  • attainable (alcançável);

  • relevant (relevante);

  • timely (temporal).

Um bom exemplo de meta SMART seria: iniciar uma pós-graduação na área de gestão de pessoas um ano após o término da faculdade.

Outra boa tática para atingir objetivos é “quebrar” grandes metas em pequenas ações. No caso do exemplo acima, pesquisar sobre a melhor instituição de ensino na área de gestão seria um exemplo de ação concreta.

Por fim, tenha foco em desenvolver uma coisa de cada vez e faça-o de forma bem-feita. Caso contrário, a sobrecarga de metas pode fazer com que você se perca do seu objetivo final.

Persista!

A persistência é o segredo daqueles que alcançam o verdadeiro sucesso naquilo que fazem. Pelo menos é isso que afirma a psicóloga e pesquisadora Angela Lee Duckworth em seu TedTalk que ficou famoso no mundo inteiro.

Na palestra, Angela conta sobre sua experiência como professora em escolas infantis, onde, por meio da observação e análise dos alunos, avaliou que a determinação é o fator mais importante para a conquista de resultados.

Ela explica que os melhores alunos em suas turmas eram aqueles que tinham mais garra, e não os que tinham mais capacidades cognitivas ou recursos, como seria de se esperar.

Portanto, mantenha sempre em mente quais são os motivos pelos quais você almeja construir uma carreira de sucesso. Isso te dará a motivação necessária para que você não perca o foco.

Não se esqueça de que, em alguns pontos, pode ser necessário repensar os caminhos e recalcular a rota. Flexibilidade e resiliência são aspectos importantes para a construção do seu futuro profissional.

Finalmente, lembre-se de tudo o que o seu investimento no presente pode te trazer e não desista de alcançar aquilo que você deseja!

E aí, curtiu as nossas dicas de hoje? Que tal receber mais conteúdos como este em primeira mão? Aproveite para assinar a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade aqui do blog!