Enem 2018: como arrasar na redação

 

A redação é um dos pontos mais importantes para quem deseja uma boa performance no ENEM 2018, independentemente do curso que você pretende cursar. A nota da redação é usada por muitas faculdades como critério classificatório ou eliminatório, portanto, seu desempenho pode ser um fator decisivo para a sua aprovação no vestibular.

Além disso, a nota da redação também é um dos critérios de seleção para quem deseja participar do programa de financiamento estudantil do Governo Federal, o FIES, ou o programa Universidade Para Todos, o Prouni.

Se você está estudando para o ENEM 2018 e quer se preparar ainda mais para escrever uma redação nota mil, acompanhe o passo a passo que elaboramos para te ajudar:

7 passos para mandar bem na redação do Enem 2018

1. Conheça a estrutura e as competências avaliadas

A preparação para mandar bem na redação do ENEM começa muito antes do dia da prova — antes mesmo de começar a treinar com possíveis temas ou provas anteriores! O primeiro passo para escrever um texto adequado e garantir uma boa nota é conhecer quais são as competências que são avaliadas pelos corretores das redações.

São cinco os pontos analisados pelos avaliadores:

  1. domínio da norma culta da língua portuguesa;

  2. desenvolvimento da base argumentativa;

  3. demonstração de conhecimento sobre mecanismos de coerência e coesão;

  4. elaboração de uma solução para o problema abordado na proposta;

  5. compreensão da proposta e da estrutura da redação.

A estrutura básica da redação do ENEM é o texto do tipo dissertativo-argumentativo, portanto, é importante se ater aos princípios básicos desse gênero. Nele, você pode criar uma tese a respeito do tema abordado e apontar diferentes linhas de argumentação ao longo do texto, que deve ser estruturado de acordo com a divisão básica em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Analise o tema com atenção

Aqui, você deverá explorar sua capacidade de interpretação de texto. É muito importante ler as orientações com bastante atenção e também os textos de referência para a produção da redação. Atente à proposta e ao problema apresentado — e não se esqueça de pensar na solução que será apresentada!

Não tenha pressa nesse momento: leia e releia quantas vezes for necessário, prestando atenção aos detalhes. Se necessário, faça marcações nos trechos que você considerar mais importantes, o que ajudará a otimizar o seu tempo quando você precisar voltar nas referências durante a escrita — e não hesite em relê-las sempre que sentir necessidade!

3. Elabore sua argumentação

A argumentação é um dos pontos mais importantes para que você consiga uma boa pontuação na redação do ENEM 2018 e garanta o seu lugar na faculdade. Nesse momento, você vai explorar habilidades diversas, como sua capacidade de conexão de ideias, interdisciplinaridade, criatividade e coerência.

A argumentação ficará bem mais fácil caso você já tenha algum domínio sobre o tema abordado, portanto, é importante se manter bem informado e atento ao que está rolando no mundo. Outra boa dica é treinar com os possíveis temas da redação 2018, o que já te ajudará a construir uma boa base argumentativa que poderá ser usada no dia da prova.

4. Rascunhe suas ideias

Com a argumentação construída, é hora de começar a colocar as ideias no papel. Nesse primeiro momento, você pode fazê-lo como uma espécie de brainstorm ou um “projeto” do texto, sem se preocupar muito com a estruturação — mas, é claro, sempre atento ao tempo de prova!

O rascunho deve ser feito no espaço reservado para tal e, preferencialmente, a lápis. Isso porque, posteriormente, você poderá rearranjar os trechos de uma forma mais coerente e organizada para montar a versão final da sua redação.

5. Escreva!

Depois de analisar o tema e elaborar os argumentos que você usará para convencer o seu leitor, pegue as ideias que você rascunhou e, de acordo com a estrutura que mostramos anteriormente, transforme-as em um texto.

Aqui, o seu trabalho será o de “montar” os parágrafos, escolhendo os melhores termos e pensando em quais pontos cada uma das ideias estruturadas no rascunho entrarão no texto. Atente também a questões como o uso de sinônimos para evitar repetições, à ordem das sentenças (dê preferência às sentenças na ordem direta, para facilitar a leitura) e ao uso de conectivos, que ajudam no encadeamento das ideias.

Essa etapa deve ser feita ainda no espaço reservado para rascunhos e usando o lápis, para que você possa corrigir eventuais erros com a borracha, evitando rasuras (o que pode tornar a sua leitura mais confusa e causar erros na hora de passar o texto a limpo).

6. Revise o texto com atenção

Após estruturar toda a redação, é hora de corrigir os erros que passaram despercebidos. A revisão é uma das etapas mais importantes e deve ser feita com bastante atenção, para que você não sofra penalizações na nota por conta de detalhes que poderiam ser evitados com uma leitura cuidadosa.

Na hora de revisar seu texto, leve em conta a gramática e a ortografia, além considerar os aspectos relacionados à coesão e à coerência textual. Esteja de olhos bem treinados para captar detalhes como falta de acentuação em algumas palavras ou ausência de pontuação, por exemplo.

7. Passe a sua redação a limpo

Finalmente, com o texto pronto e devidamente revisado, chegou o momento de passar a redação a limpo! Nessa hora, você deverá ter bastante atenção e cuidado, visto que ela deverá ser escrita à caneta e não há a possibilidade de trocar de folha em caso de erro.

Você ainda pode aproveitar para fazer uma última leitura, pegar possíveis erros que passaram despercebidos durante a revisão e fazer pequenas alterações. Mas tome cuidado para não exagerar!

Lembre-se de que você tem um tempo limitado para finalizar a prova e que reescrever muitos trechos da redação nos momentos finais pode acabar te atrapalhando e, ao contrário do que você deseja, inserindo erros no texto.

Se você seguiu todos os passos indicados até aqui, já se sentirá suficientemente confiante para simplesmente passar a redação a limpo sem precisar fazer correções. Cada um deles é essencial para que você redija um texto nota mil e arrase na redação do ENEM 2018. Portanto, o mais importante é não pular etapas e finalizá-la com tranquilidade!

E então, curtiu as nossas dicas do post de hoje? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar mais estudantes como você a mandarem bem no ENEM e garantirem um lugar na universidade!