Rotina atribulada: 8 dicas sobre como conciliar trabalho e estudo EAD

Trabalhar em horário integral, fazer faculdade, ter tempo para família. Parece muito difícil encarar essa rotina atribulada e equilibrar tantas atividades, não é mesmo? Mas se você souber como conciliar trabalho e estudo EAD, é possível cumprir todos os seus compromissos, sem estresse!

Muitas pessoas que almejam fazer uma faculdade e ter uma carreira de sucesso encontram nos cursos a distância a oportunidade de tornar esse sonho possível. Entretanto, mesmo com a flexibilidade da graduação EAD, é necessário ter muito comprometimento com os estudos e dedicação de tempo para conquistar bons resultados.

E é exatamente isso que preparamos neste post: 8 dicas indispensáveis para quem precisa otimizar o tempo e conciliar as tarefas diárias de uma rotina movimentada. Confira!

1. Organize sua rotina

Um planejamento eficaz das tarefas e compromissos diários é o primeiro passo para ter uma rotina organizada. Talvez você nem perceba, mas boa parte do seu tempo é gasta com coisas não tão necessárias — como ficar horas e horas checando as atualizações nas redes sociais.

Para ter um bom gerenciamento do seu dia a dia, o ideal é que você faça uma lista com todos os compromissos e coloque uma estimativa do tempo que levará em cada um. Como veremos a seguir, cronogramas e definição de metas e de prioridades são métodos bastante efetivos para administrar uma rotina atribulada.

2. Elabore um cronograma

Um cronograma é um recurso indispensável para quem precisa conciliar trabalhos e estudos. Dessa forma, você consegue visualizar todas as atividades que deve realizar e em qual prazo.

Esse tipo de planejamento é ainda mais necessário se você faz um curso EAD, já que, nesse caso, você fica totalmente responsável pelos seus estudos. A autonomia pode reforçar ou prejudicar o seu aproveitamento acadêmico — tudo depende do quanto você se dedica.

Então, ao elaborar o cronograma, anote os horários dos seus compromissos diários — entrada e saída do trabalho, tempo de locomoção, pausas para refeições e descanso, atividades extras etc. — observe quantas horas restam livres e planeje seus estudos dentro desse período.

3. Defina suas prioridades

Ao fazer um planejamento de rotina, pense que existem atividades que não devem ser adiadas e outras que podem esperar. O melhor é que você sempre consiga trabalhar de forma antecipada e não se sobrecarregue com tarefas urgentes.

Portanto, estabeleça prioridades! Avalie o que é realmente necessário e o que pode ser deixado para outra ocasião. E isso vale para todos os seus compromissos diários, não apenas os acadêmicos.

Para administrar o seu tempo você precisa estabelecer essa hierarquia: o que é importante, o que é urgente e o que é optativo. Isso vai ajudar a manter todas as tarefas em ordem, sem estresse!

4. Estabeleça metas

A definição de metas também é uma estratégia eficiente para conciliar trabalho e estudos em uma rotina atribulada. Isso porque nós somos naturalmente movidos pela busca de objetivos. Quando você mira em um ponto que pretende alcançar, você se sente motivado para chegar a ele.

Em vista disso, tente impulsionar o seu dia a dia com pequenas metas — que estejam ao seu alcance, é claro. Confira as atividades pendentes, determine o que é mais urgente e preencha o seu cronograma. Ao final do dia, verifique as tarefas que estavam listadas e aprecie a sensação de dever cumprido!

5. Aproveite os recursos da tecnologia

O maravilhoso universo da tecnologia não é feito somente de distrações e entretenimento! Você pode e deve utilizar os recursos tecnológicos ao seu favor.

Hoje, existem vários aplicativos gratuitos para quem quer gerenciar o tempo e organizar a rotina. Os recursos online também facilitam a nossa vida de muitas outras formas. Quem precisa de um reforço nos estudos, por exemplo, encontra uma infinidade de plataformas e canais de conteúdo educativo.

Resolver outros problemas, que antes consumiam muito tempo, também ficou bem mais rápido com as facilidades da tecnologia — como pagar contas sem enfrentar filas, fazer compras etc. Todos esses recursos ajudam a economizar tempo e melhorar o aproveitamento em atividades mais importantes.

6. Não procrastine

A procrastinação, como você já deve saber, é a “arte” de deixar para fazer depois o que você poderia e deveria fazer agora. Em um momento ou outro, qualquer pessoa cai na tentação de procrastinar, mas é preciso tomar muito cuidado com isso.

Quem tem o hábito de deixar tarefas para cumprir depois acredita que vai dar conta de cumprir os compromissos, mesmo com prazos apertados. O problema é que isso gera um estresse desnecessário, além de você correr o risco de não conseguir realizar atividades que seriam urgentes.

Por isso, fique sempre atento ao seu cronograma e não caia no erro de adiar o inadiável!

7. Mantenha bons hábitos

Um bom rendimento nos afazeres diários também depende muito do estilo de vida que você leva. Alimentação irregular, sedentarismo, sono escasso e outros hábitos nocivos prejudicam várias funções do organismo.

Muitas vezes nem sobra tempo para uma refeição saudável, não é verdade? Com toda a correria de uma rotina atribulada, é comum que os cuidados com a saúde fiquem de lado. Mas isso é um erro!

São os hábitos saudáveis que vão fornecer a energia que o corpo e a mente necessitam para encarar todas as atividades diárias. Então, priorize sua saúde!

8. Tire um tempo para relaxar

E se você pensa que lazer é tempo perdido, está enganado! Tão importante quanto administrar sua rotina e cumprir as metas diárias é separar alguns minutos do dia ou algumas horas da semana para descansar.

Respeite seus limites, descanse o corpo, limpe a mente, faça algo para aliviar a tensão e o estresse com certa frequência. Faça algo prazeroso, vá para um lugar diferente, aprecie a companhia das pessoas que você ama ou apenas tire um tempinho para silenciar o barulho dentro da sua cabeça. O importante é conseguir restaurar as forças para reiniciar a jornada.

Agora, aproveite essas dicas de como conciliar trabalho e estudo EAD e comece a se organizar para alcançar seus objetivos. Por mais atribulada que seja sua rotina, o sonho de concluir uma graduação pode ser realizado. E no final dessa estrada, você vai sentir orgulho ao olhar para trás e ver que todo esforço valeu a pena!

Quais são suas expectativas? Qual sua experiência nesse assunto? Quais suas estratégias para conciliar trabalho e estudo? Comente aqui!