Afinal, quais são as atribuições do contador na empresa em que trabalha?

Um profissional de contabilidade é fundamental para uma companhia crescer de forma correta e planejada. Afinal, as atribuições do contador na empresa são inúmeras e vão muito além de aspectos puramente técnicos, como pagar impostos e organizar registros e balanços financeiros.

Atualmente, o contador não é apenas um prestador de contas. Ele também desempenha um papel importante no assessoramento de gestão. Dessa forma, participa ativamente da tomada de decisões e divide com os proprietários as responsabilidades legais.

Então, se você está pensando em construir uma carreira nessa área, é importante saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis e escolher uma boa faculdade.

Ficou interessado? Neste post, mostraremos a relevância do contador no mercado de trabalho e falaremos sobre as principais áreas de estudo em Ciências Contábeis. Confira!

As áreas de estudo em Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais capazes de contribuir com o crescimento correto das organizações, atuando em áreas como:

  • auditoria contábil;
  • contabilidade tributária:
  • controle orçamentário:
  • coordenação de recursos humanos; e
  • planejamento tributário.

O curso é oferecido na modalidade bacharelado e tem duração média de 8 semestres (4 anos). Para obter o título de bacharel em Ciências Contábeis, os alunos geralmente precisam, além de cursar as disciplinas obrigatórias, cumprir estágio e desenvolver um trabalho de conclusão de curso.

Quanto à grade curricular, é claro que há muita matemática. No entanto, a matemática aprendida é bem diferente daquela do ensino médio: ela é mais prática e voltada para as atividades diárias do profissional, ou seja, envolve principalmente cálculos financeiros.

Ao mesmo tempo, o curso também contempla várias disciplinas das áreas de ciências sociais e humanas, como economia brasileira (sim, economia é uma ciência humana!), direito tributário e ética profissional.

Vamos conhecer algumas das principais áreas de estudo em Ciências Contábeis?

Contabilidade geral

Nesta disciplina, são abordados os conceitos fundamentais da contabilidade, como abatimentos, ativos e passivos e balancetes de verificação. Também são estudados assuntos referentes a elenco de contas, variações patrimoniais e procedimentos de operações mercantis e escrituração.

Direito tributário

Consiste no estudo das normas relacionadas ao exercício da tributação pelos diferentes entes políticos e das relações jurídicas entre o Fisco e os contribuintes. Também são abordados os aspectos referentes à exigência, fiscalização e arrecadação dos tributos, permitindo aos alunos uma análise crítica do fenômeno tributário.

Economia brasileira

Na disciplina de economia brasileira, estuda-se o processo histórico de organização e de desenvolvimento da economia do país. São abordados o período colonial, os ciclos econômicos do século 20, as consequências do endividamento das décadas de 1970 e 1980 etc.

Ética profissional

Esta disciplina tem como principal objetivo abordar os aspectos éticos que envolvem o profissional de contabilidade, incluindo direitos, deveres e proibições. Geralmente são utilizados exemplos cotidianos para ilustrar os conflitos morais e éticos que os alunos poderão enfrentar futuramente.

Fundamentos da administração

A disciplina de fundamentos da administração visa apresentar o processo administrativo e as suas funções, além da sua relação com o conceito de organização. Também aborda as principais contribuições teóricas e práticas para a formação do conhecimento administrativo.

Fundamentos da economia

Nesta disciplina, são estudadas a natureza da atividade econômica e a evolução do pensamento econômico. Também são abordadas noções de microeconomia — como oferta, demanda e equilíbrio de mercado — e de macroeconomia — como política econômica e contabilidade nacional.

Matemática financeira

Consiste no estudo dos princípios básicos da matemática financeira, como inflação, análise de investimentos e juros simples e compostos. Dessa forma, os alunos se tornam capacitados para a tomada de decisões que envolvem fluxos financeiros.

Além das disciplinas listadas aqui, a grade curricular do curso de Ciências Contábeis geralmente inclui:

  • administração previdenciária;
  • análise de balanço;
  • conceitos básicos de auditoria;
  • direito do trabalho;
  • direito empresarial;
  • estatística;
  • gestão de pessoas;
  • orçamento público;
  • perícia contábil; e
  • planejamento tributário.

As principais atribuições do contador na empresa

Agora que você já sabe como é o curso de Ciências Contábeis e quais áreas de estudo ele contempla, vamos entender melhor as principais atribuições do contador na empresa em que trabalha.

Como mencionamos, elas vão muito além de aspectos técnicos. Dentro de uma companhia, uma importante função do profissional de contabilidade é assessorar o processo de gestão, compartilhando com os proprietários grandes cargas de responsabilidade.

Quais responsabilidades são essas? Continue a leitura para descobrir:

Responsabilidade profissional

Em 1° lugar, a atuação do contador na empresa deve estar de acordo com os dispositivos do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), cuja última versão foi estabelecida pela Norma Brasileira de Contabilidade № 1, de 7 de fevereiro de 2019, do Conselho Federal de Contabilidade.

Entre as infrações impostas pela CEPC, passíveis de sanções, estão:

  • “assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem”;
  • “exercer a profissão, quando impedido”;
  • “prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional”; e
  • “recusar-se a prestar contas de quantias que lhe forem comprovadamente confiadas”.

Responsabilidade civil

Em relação aos aspectos abordados pelo Código Civil brasileiro, o contador responde, junto aos proprietários da empresa, por danos causados a terceiros. Além disso, ele pode ser responsabilizado pessoalmente por danos decorrentes de conduta profissional ilegal, causados tanto a terceiros quanto aos empregadores.

Responsabilidade tributária

Neste caso, o contador também responde, junto aos seus empregadores, por atos contrários à legislação tributária, como falsificação de documentos e adulteração de informações destinadas à fiscalização. No entanto, vale lembrar que os proprietários da empresa são os principais responsáveis pelo cumprimento das suas obrigações legais.

Responsabilidade criminal

Aqui, por outro lado, o principal responsável pela legitimidade dos documentos contábeis da empresa é o contador. Por isso, no caso de adulterações ou falsificações de documentos dessa espécie, esse profissional pode ser penalizado criminalmente, inclusive com a privação de liberdade.

E então, ficou animado para construir a sua carreira na área de Ciências Contábeis? Como vimos, as atribuições e as responsabilidades de um contador na empresa em que trabalha são muitas.

Para dar início a uma carreira de sucesso, é necessário saber qual área seguir e escolher uma faculdade que se preocupe com o seu futuro profissional. Uma boa dica é procurar por instituições que ofereçam ferramentas como a Aceleradora de Carreiras, que possibilita um planejamento profissional dentro da graduação.

Gostou do nosso conteúdo sobre as atribuições do contador na empresa? Então continue no nosso blog e leia agora mesmo o post “Como descobrir qual faculdade combina comigo?”!