Separamos 5 profissões em alta no mercado para você ficar de olho

 

Formou no ensino médio e é chegada a hora de iniciar um curso superior. Provavelmente você anda se perguntando: “quais as profissões do futuro?” Isso muitas vezes chega a dar um nó na cabeça, com tantas dúvidas e o medo de escolher uma profissão com base em duas coisas: retorno financeiro e aquilo que se ama fazer. Além disso, há aquela pergunta que sempre invade os pensamentos: “como estão as tendências de mercado para os próximos anos?

Esses questionamentos são normais e, acredite, você não está sozinho nessa! Se está passando por esse momento e deseja fazer a escolha certa, continue lendo pois separamos 5 profissões em alta no mercado para você ficar de olho. Confira!

1. Especialista em Direito Digital

Com os avanços da inovação, da tecnologia e a criação de negócios online, o mundo está vivendo a era da Sociedade Digital. Assim, cresce a demanda por profissionais que conhecem sobre leis, direitos e deveres no ambiente online, além de ética digital.

Algumas das causas em que o Direito Digital está ganhando cada vez mais espaço são: crimes cibernéticos; práticas jurídicas web; FAQ Jurídica; violação do código de ética e do consumidor; responsabilidade civil na internet; e cases de difamação nas redes sociais. Mas essa lista não para por aí!

O ambiente digital é uma evolução ágil e contínua, então, se o Direito é uma área que te interessa você pode iniciar sua graduação sem medo!

Como o ramo está em crescimento, aumentam as possibilidades para o graduando no mercado de trabalho. Nesse sentido, é preciso compreender sobre as diversas áreas estudadas no curso: cível, tributário, penal, administrativo, societário, propriedade intelectual, entre outras. Assim, essa é uma das profissões do futuro que tendem a contribuir para a evolução dos negócios no ambiente online.

2. Gerente de Marketing de Performance

As empresas públicas, privadas ou startups estão em busca de melhores resultados. Por isso é importante saber dirigir, controlar e direcionar todas as estratégias baseadas em dados e tendências. Das profissões em alta no mercado para você ficar de olho, essa é uma das que tem grande destaque, pois novos produtos e serviços são lançados a todo o momento para satisfazer um problema do consumidor. O mundo não para, a busca pela competitividade é grande — e será que esse produto será aceito pelo mercado?

É aí que entra o gerente de marketing de performance. Esse cargo geralmente é ocupado por profissionais graduados em Administração ou Marketing, e suas principais funções são: desenvolver estratégias de mercado para aumentar os resultados; fazer pesquisas de mercado; ter conhecimento do orçamento disponível para fazer os investimentos; controlar o planejamento das atividades; administrar e captar recursos disponíveis para fazer sempre os melhores investimentos de acordo com o segmento do negócio em busca de retorno financeiro e posicionamento da marca.

3. Analista de Controladoria Sênior

Todos os segmentos de empresas, independentemente do tamanho, precisam de organização financeira. Uma das áreas de destaque para as profissões do futuro é a que ocupa o profissional bacharel em Ciências Contábeis com o cargo de Analista de Controladoria Sênior. Afinal, o que ele faz? Ele é responsável por avaliar as finanças, receitas, contas de uma empresa e elaborar demonstrativos de resultados, planejamento e orçamento financeiro. As tomadas de decisão das companhias são baseadas nos relatórios entregues pelo contador sênior.

Por ter uma função muito importante para as organizações, que é a sobrevivência financeira e o aumento de lucros e receita, esse profissional sempre terá demanda. Pode atuar no setor público ou privado, ter seu próprio empreendimento ou startup e também prestar serviços freelancer e de consultoria.

4. Gerente de Supply Chain

Supply Chain é um termo inglês que significa ‘‘cadeias de suprimentos’’. Antes de chegar até o consumidor final todo produto passa por um longo processo até ganhar uma forma e estar pronto para consumo. Geralmente, essa é uma profissão que requer conhecimentos na área de Engenharia de Produção, Administração e Logística.

O gerente de Supply Chain tem como função principal conhecer todo o ciclo do produto, recursos disponíveis, insumos e matéria-prima. Além disso, deve ter conhecimento sobre oferta e demanda e pensar de forma estratégica como aprimorar esse ciclo e criar alternativas que otimizem tempo e valor financeiro.

As empresas buscam profissionais formados na área, pois a boa gestão dessa função objetiva o aumento de receita, contribui para a criação de produtos, otimiza recursos, reduz custos na cadeia de suprimentos, além de antecipar problemas, impactos e riscos quando há variação de demandas — o que resulta em satisfação para o cliente com o produto final.

As empresas estão sempre em busca de alcançar melhores resultados e reduzir gastos. Assim, as profissões que estão interligadas com as áreas de processos, planejamento e gestão de recursos só tendem a crescer. O mercado está em busca desses profissionais que conseguem aumentar o nível de performance de um negócio por meio da gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando os resultados.

5. Profissionais que atuam com qualidade de vida

A falta de tempo e a correria parece ser uma das coisas que marcam as pessoas do século XXI. Mesmo assim, a preocupação geral de toda a população é a qualidade de vida, afinal, sem saúde não se chega a lugar nenhum, não é mesmo?!

Para manter a manter a saúde do corpo humano, a prática de atividades físicas e esportes é uma tendência que veio para ficar. Pessoas de todas as faixas etárias buscam as academias, visando melhorar e manter a saúde e a qualidade de vida. Esse profissional pode se especializar em diversas áreas: instrutor de academia, treinador desportivo, personal trainer, entre outras possibilidades. Com a inovação e a tecnologia, o bacharel de educação física consegue gerenciar por meio de softwares o desempenho das atividades e melhorar a qualidade das delas em busca de melhores resultados.

Viu como tem muitas carreiras que serão destaque no futuro? Sobre as profissões em alta no mercado para você ficar de olho, todas elas destacam a importância de fazer um curso superior. Então, uma dica: busque escolher de acordo com os seus talentos, com base naquilo que gosta de fazer. A melhor opção sempre será aquela em que você encontra propósito e empregabilidade.

Agora que você já sabe as sobre novas tendências mercadológicas, que tal baixar esse e-book: O passo a passo de como construir a sua vocação profissional. Aproveite a leitura!