Por que escolher a carreira de Logística?

Já pensou se o mundo ficasse sem alimentos? E se faltasse materiais e recursos para uma empresa realizar suas atividades? Isso são fatores que podem acontecer se não tiver a logística. Sem o planejamento e a execução da distribuição dos recursos, a sociedade deixaria de funcionar.

O profissional de Logística é responsável pelo transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias de uma empresa. O campo de atuação desses profissionais tem crescido bastante, já que as empresas estão em constante busca pela economia, rapidez e segurança nos seus processos.

Todo o material que entra ou sai de uma empresa precisa ter a confirmação de um técnico em Logística. Caso contrário, a empresa pode ter problemas de gestão e consequentemente, prejuízos.

Falando do momento atual do Brasil, a Logística ganhou uma importância mais significativa ainda com a nova lei da terceirização, criando ainda mais postos de trabalho.

Qual a função que o profissional graduado no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Logística desempenha?

Um profissional de Logística trabalha em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga e transportadoras. O profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos na empresa em que trabalha. Nesses processos, o profissional também faz o cálculo do frete, a escolha do material que fará parte da composição da embalagem, realiza o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.

Para quem deseja trabalhar nessa área, fazer o Superior de Tecnologia em Gestão de Logística, é essencial já que prepara o profissional para entrar rapidamente no mercado de trabalho. A grade curricular dos cursos tecnológicos são mais focados na prática, o que lhe gera um aprendizado mais rápido e eficaz.

O que você vai estudar no curso de Logística

  • Logística de transporte
  • Planejamento de estoques
  • Armazenamento
  • Análise de custos
  • Sistemas de qualidade
  • Distribuição
  • Transporte e processos de compras
  • Identificação de fornecedores
  • Negociar e estabelecer padrões de recebimento, embalagem de materiais e sistemas de abastecimento
  • Executar e agendar manutenções em máquinas e equipamentos
  • Implementar procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

O aluno também deve manter-se atualizado com o que acontece no mundo da Gestão e da Logística. Além da internet,  jornais e revistas veiculam notícias  relacionadas à área e  podemos encontrar periódicos dedicados exclusivamente a logística.

Sobre a Carreira

A carreira está em alta, pois uma boa gestão da área de logística pode implicar em aumento de eficiência e redução de custos para as empresas. Muitas são as áreas de atuação, como comércio, indústria e agronegócio.

Independente se as empresas são de pequeno, médio ou de grande porte, os profissionais podem atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição, almoxarifado e outros segmentos, além de ser uma área que envolve vários departamentos de uma mesma empresa.

Uma outra oportunidade na área de logística são os negócios internacionais. O setor continua a expandir-se nesta economia cada vez mais global, assim abrem-se oportunidades. A maioria das empresas de logística tem relações com empresas nacionais e internacionais. Por isso, se tiver a oportunidade de aprender uma língua estrangeira com essa formação muitos horizontes podem se abrir.

Desde a aquisição da matéria prima, até o produto, as empresas devem ter um ótimo planejamento logístico. Isso ainda não é realidade, mas as empresas estão correndo atrás desse prejuízo, ao perceber a necessidade em melhorar ou implantar procedimentos de gestão e de logística. Para isso, precisam contratar profissionais aptos e capazes de encarar o desafio. O mercado de trabalho dessa área é promissor e com grandes possibilidades de empregabilidade. Pode apostar!

Um abraço de toda a equipe Unifemm!

Deixe uma resposta