Marketing pessoal: o passo a passo para fazer sucesso

Os profissionais que desejam destaque em suas carreiras estão sempre em busca do melhor meio de promover sua imagem. Para alcançar o sucesso profissional, independentemente da área de atuação, é importante ser bem avaliado, e o marketing pessoal cumpre essa função.

São utilizados muitos elementos que compõem uma boa reputação, como vestimenta, comportamento, discursos, ações, atitudes, vocabulário, valores, entre outros itens que vão ajudar a formar a visão que os outros indivíduos têm de você.

Para entender a importância dessa ferramenta e conhecer o passo a passo para ganhar autoridade, siga a leitura!

O que é marketing pessoal?

Essa é uma estratégia muito utilizada por profissionais que desejam melhorar sua reputação no mercado. Com a utilização de algumas técnicas — produção de conteúdo, uso de redes sociais, portfólios online, posicionamento, entre outros — o indivíduo pratica a autopromoção, e cria uma imagem diferenciada, com mais influência e autoridade.

Ele é composto pela união de algumas estratégias com o objetivo de realçar as características pessoais e profissionais, com a construção de premissas a seu favor.

Na utilização dessa ferramenta não há invenções de habilidades e qualidades. O objetivo é evidenciar as características mais importantes do profissional e o que há de mais relevante no trabalho desempenhado.

Quais são seus benefícios?

Quem utiliza esse tipo de estratégia consegue importantes resultados positivos no desenvolvimento de sua carreira. Confira a seguir os principais benefícios conquistados com a utilização do marketing pessoal:

Atrair atração

Para conquistar espaço no mercado é importante conseguir atrair atenção para suas atividades.

Um meio de ficar em evidência é manter informações atualizadas sobre suas atividades e suas qualificações em perfis nas redes sociais, pois muitos clientes e empregadores consultam essas plataformas em busca de mais dados sobre os profissionais.

Pense bem em cada passo seu pelas redes, e tenha cuidado para que suas participações não atraiam atenção negativa. Vale imaginar como um cliente, ou empregador, reagiria diante de uma informação ou opinião deixada por você em suas postagens.

Ganhar confiança

É uma ferramenta importante na construção da imagem do indivíduo. Ter uma boa reputação é um item essencial para ganhar a confiança de outras pessoas.

Por meio das técnicas que colocam em prática esse recurso, o indivíduo estabelece um relacionamento com potenciais clientes ou patrões, que passam a confiar nas habilidades mostradas e na obtenção dos resultados advindos dessa relação. Isso aumenta as chances de contratação.

Mostrar competência

Por meio do marketing pessoal, o indivíduo pode mostrar suas competências e de que modo elas são aplicadas no seu dia a dia. Uma maneira eficiente de demonstrar essa qualidade é com a utilização de portfólios.

Dessa forma, a pessoa pode deixar em evidência o processo de criação envolvido no seu trabalho. Essa é uma prática muito apreciada por clientes e recrutadores, pois é um modo de compreender de que modo as ideias desse profissional são desenvolvidas, e qual sua forma de trabalhar.

A quem é indicado?

É importante evidenciar que essa estratégia pode beneficiar profissionais de áreas variadas e diversos meios de atuação.

É evidente que é uma ferramenta muito procurada pelos trabalhadores autônomos e freelancers, pois eles precisam estabelecer sua marca no mercado. Contudo, pessoas que buscam um emprego formal, com carteira assinada, também se beneficiam do marketing pessoal.

Essa estratégia é adequada a diversos momentos da carreira. Um currículo repleto de competências e qualificações pode se destacar mais em um processo seletivo, ou no momento de decidir sobre uma promoção ou aumento de remuneração.

Como melhorar o marketing pessoal?

Para desenvolver uma boa estratégia, é fundamental identificar sua missão e valores, e traçar planos de ação efetivos para enriquecer sua imagem no mercado. Nesse sentido, é interessante utilizar alguns recursos, como veremos a seguir:

1. Identifique sua missão, visão e valores

O primeiro passo para se estabelecer no mercado é definir os principais parâmetros de sua atuação. Nesse sentido, é essencial identificar sua missão, sua missão e seus valores.

A missão é a razão que move seu trabalho e o resultado que pretende atingir. A visão é o papel que deseja desempenhar com base no futuro que enxerga para si. E os valores são os responsáveis por orientar sua postura e servem como a base do marketing pessoal.

2. Navegue bem pelas redes sociais

Um profissional que deseja ficar em evidência não pode deixar de trabalhar com as redes sociais. Elas são uma excelente oportunidade de alavancar sua imagem e são acessíveis a uma grande quantidade de pessoas.

Para ganhar destaque nelas é importante compreender seu funcionamento e apresentar conteúdos relevantes e interessantes. O custo da promoção da imagem nas mídias sociais é muito menor se comparado aos modelos de anúncios tradicionais.

2.1 Utilize o LinkedIn

Entre as redes sociais que podem ser utilizadas para o crescimento e fortalecimento da marca, a que tem mais destaque no mercado de trabalho é, sem dúvida, o LinkedIn.

Além de ser utilizada para compartilhar currículo e experiência e buscar as vagas de acordo com a preferência do usuário, é uma excelente opção na produção e publicação de conteúdo.

Desse modo, por meio das comunidades criativas, é possível estabelecer contato direto com potenciais clientes e recrutadores. Ao construir uma boa reputação na plataforma, o profissional pode ter autoridade e ser uma referência na área.

3. Faça networking

Ter uma boa rede de relacionamentos é muito eficaz para divulgar sua marca. Por isso, é fundamental participar de palestras, seminários, congressos e cursos dentro da sua área, sendo uma excelente estratégia para ampliar sua rede de contatos. Aproveite esses eventos para trocar cartões de visitas com novos parceiros de negócios.

Tenha em mente que o networking beneficia não só você, mas também os outros profissionais. Por isso, sempre que possível, mantenha-se solidário às pessoas que requisitarem sua ajuda. Isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês.

4. Invista em qualificação

Mesmo para quem já domina sua área de atuação é fundamental buscar especializações e se manter atualizado. Uma maneira eficaz de conseguir isso é acompanhar blogs relacionados ao seu ramo de atividade.

Além disso, invista em qualificação no seu tempo livre, por meio de treinamentos, workshops e demais cursos na área. Não deixe a estagnação tomar conta da sua vida. Conhecimento nunca é demais!

5. Promova o seu trabalho

Nossa última dica é também o modo mais conhecido de construir autoridade. Promover seu trabalho abre oportunidade para que as pessoas potencialmente interessadas no que você oferece entrem em contato.

Utilizar um blog ou as mídias sociais são meios excelentes de colocar em prática o marketing pessoal. Por meio deles você pode compartilhar artigos e dicas experientes sobre o assunto que domina. Assim, sua reputação é construída e você se torna uma autoridade no ramo.

Quando começar a investir no marketing pessoal?

Por ser uma ferramenta que deve ser utilizada por todo indivíduo interessado em ter destaque no mercado, também auxilia a receber uma promoção, mudar de função ou conquistar o primeiro emprego.

É uma estratégia fundamental não apenas para pessoas já formadas, mas também para estudantes desde a faculdade, pois ajuda esses jovens a conquistarem vagas de estágios, se destacarem durante a graduação ou ganharem uma bolsa acadêmica, por exemplo.

Dessa forma, o marketing pessoal auxilia o aluno a atingir os objetivos durante a faculdade e, para o profissional, é responsável por dar o pontapé inicial na carreira ou alavancar uma já existente.

Em momentos de crise, o mercado fica ainda mais competitivo e é necessário usar algumas técnicas e ferramentas para conseguir se destacar profissionalmente. Para sair na frente da concorrência vale melhorar seu marketing pessoal.

Com o objetivo de construir autoridade, vale seguir as dicas que demos nesse post. Assim, você ganhará confiança e conseguirá atrair a atenção necessária para se destacar na sua área de atuação.

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