Descubra o que fazer depois do Enem

Depois de viver um ano inteirinho dedicado ao Enem, é comum se sentir perdido depois das provas. Se esse é o seu caso, fique tranquilo, vamos te ajudar a clarear as ideias!

A primeira batalha rumo à graduação já foi vencida, mas o jogo ainda não terminou. Há muito trabalho pela frente. Leia o texto a seguir e saiba o que fazer depois do Enem.

Relaxe enquanto espera os resultados

Não sabe o que fazer depois do Enem? Enquanto espera o gabarito das provas sair a melhor opção é relaxar um pouco e aproveitar para descansar a mente. A maratona de preparação para o Enem é muito exaustiva e agora você merece aquele descanso.

Coloque o sono em dia, alimente-se bem e aproveite para matar as saudades dos amigos e das séries. Desconecte um pouco a cabeça e pise no freio por uns dias, afinal, você merece! Mas não demore a retomar o foco. Os resultados individuais saem apenas em janeiro, mas até lá há muito trabalho pela frente.

Encare essa mini-férias como uma oportunidade de recarregar as energias e voltar com tudo. Os próximos passos rumo ao ensino superior exigem muito cuidado e atenção.

EU QUERO

Fique de olho nos processos seletivos que utilizam o Enem

Depois de relaxar é hora de ficar ligado nos processos seletivos que utilizam a nota do Enem para classificar os candidatos. Os três principais a nível nacional são o Sisu, ProUni e Fies, que oferecem vagas em universidades públicas e privadas de praticamente todas as regiões do Brasil.

Pesquise com atenção sobre cada um deles, fique atento aos prazos e trace o seu plano estratégico. Defina os cursos que você tem interesse e as instituições onde você gostaria de estudar, sem esquecer de bolar o plano B.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, distribui vagas para diferentes cursos de graduação em universidades públicas.

Cada universidade possui um critério de seleção próprio que pode variar quanto a pontuação mínima exigida para cada curso e os pesos de determinadas disciplinas. O candidato pode escolher até dois cursos por universidade e se mudar de ideia, tem até o último dia de inscrição para alterar as opções.

O Sisu é geralmente a primeira coisa que vem à cabeça de quem se pergunta o que fazer depois do Enem.

ProUni

O Programa Universidade para Todos, ProUni, oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas.

Para as bolsas integrais, além de ter feito o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação, é necessário comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. O candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Para as bolsas parciais os critérios são os mesmos, mas o candidato deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Descubra o que fazer depois do Enem

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, oferece financiamento para quem não tem condições de arcar com os custos de uma faculdade privada. Funciona como um empréstimo. O aluno paga  somente o valor referente aos juros e o FIES arca com os custos da mensalidade.

Para participar do programa, é preciso ter feito o Enem, com nota acima de 450 e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

O que fazer depois do Enem? Faça vestibular em instituições particulares

Além do Enem, existem os vestibulares de instituições privadas que podem aumentar o seu leque de possibilidades. Quanto mais opções, maiores as chances de ingressar no tão sonhado ensino superior.

Se você vai participar de processos seletivos ou vestibulares, é importante manter o foco. Fique atento às datas e boa prova!

Agora que você já sabe o que fazer depois do Enem, é hora de colocar a mão na massa! Relaxe um pouco e depois volte aos trabalhos. Fique atento aos prazos e concentre-se para as próximas etapas rumo ao ensino superior!

Tem dúvidas sobre onde se graduar? Clique aqui para descobrir como escolher a faculdade certa para você!

CONFIRA