Orientação profissional: descubra o momento ideal para realizar uma

Escolher um curso ou realizar uma mudança de carreira pode ser um momento difícil e cercado de indecisões. Por isso, é importante contratar um especialista para dar início a um processo de orientação profissional.

Esse especialista ajuda estudantes no momento de definir sua área de formação e, ainda, auxilia profissionais que desejam realizar uma transição na área de atuação ou buscam mudanças na profissão.

O orientador tem como propósito esclarecer algumas dúvidas e direcionar o orientando com observações sobre seu perfil e suas preferências. Para explicar como funciona esse tipo de serviço e qual o momento ideal para contratá-lo, continue a leitura!

O que é a orientação profissional?

Os maiores questionamentos em relação à profissão geralmente envolvem entender o mercado de trabalho de determinada área e descobrir as opções de atividades disponíveis naquele setor que são adequadas a cada perfil.

Para responder a essas questões surgiu o serviço de orientação profissional. Por meio de um trabalho de autoconhecimento focado nas preferências e habilidades do cliente, o orientador auxilia no desenvolvimento pessoal e de carreira. Esse processo de reflexão tem por objetivo esclarecer todas as dúvidas para um realizar um planejamento adequado.

A quem se aplica?

O orientador está apto a auxiliar tanto estudantes recém-saídos da escola, interessados em conhecer melhor profissões adequadas ao seu perfil, quanto pessoas insatisfeitas com o emprego atual que desejam uma mudança de função.

Muitos indivíduos buscam orientação quando decidem mudar de área. Outra ocasião em que esse serviço pode ser útil é momento da aposentadoria, ajudando o trabalhador a redescobrir interesses além de sua ocupação.

Qual é o seu papel?

A função desse especialista é identificar particularidades da pessoa que fazem a diferença na sua atuação. Para isso, ele realiza alguns testes que vão determinar competências e inclinações pessoais.

A partir dessas indicações, o indivíduo é capaz de fazer uma escolha mais informada, dando prioridade aos seus interesses, mas considerando também suas limitações. Isso faz com que aumentem suas chances de sucesso.

Quais os motivos para investir nessa área?

Por meio de uma boa assessoria, a pessoa pode avaliar com maior clareza o mercado de trabalho e as oportunidades na sua área de atuação, e, por isso, é um investimento importante na busca da satisfação pessoal e profissional.

Dessa forma, investir nesse serviço pode economizar tempo, ao impedir que o indivíduo perca anos em uma função que não traz retorno, e até dinheiro, ao direcionar os investimentos financeiros em cursos e treinamentos que impactem positivamente em suas metas.

Por que contratar um profissional?

O orientador pode destacar alguns eventos que vão colaborar para descobrir as aptidões, e definir as variadas atuações disponíveis no mercado de trabalho, envolvendo as habilidades e competências descobertas.

As indicações devem ser direcionadas para a fase profissional em que o cliente se encontra. Por isso, existem diversos momento em que a atuação de um especialista pode ser mais benéfica, conforme exemplificaremos a seguir.

Escolha da profissão

Um dos objetivos da orientação profissional é contribuir com informações que ajudem na escolha da profissão de forma consciente. Dessa forma, esse especialista dá instruções de como lidar com os questionamentos, e busca auxiliar o estudante a desenvolver um projeto de vida e de carreira.

Início da vida profissional

Ao iniciar suas atividades em uma determinada área, universitários e recém-formados necessitam tomar algumas decisões em relação à carreira. Em alguns casos o indivíduo pode se sentir insatisfeito com o curso escolhido, ou precisa determinar quais atividades profissionais são mais indicadas para seu perfil.

Assim, pode ser interessante contar com a ajuda de um orientador que vai auxiliar nesse processo, indicando especializações, oportunidades de trabalho, ou uma mudança na área de atuação.

Transição de carreira

Durante a vida profissional podem ocorrer momentos de cansaço com a rotina ou atividade desempenhada. Nessas ocasiões é comum que o indivíduo considere uma mudança de função.

Para auxiliá-lo nesse processo, ou mesmo evitar uma decisão precipitada, é importante considerar a assessoria de um especialista, que vai auxiliar o orientando a considerar os ganhos e perdas envolvidos em uma possível transição de carreira.

Pausa para descanso

Ainda com relação ao cansaço, algumas vezes o trabalhador considera realizar uma pausa nas suas atividades para descansar, ou apenas pondera se dedicar a tarefas menos desgastantes.

Nesse momento, o orientador pode auxiliá-lo a decidir de forma mais acertada, considerando alternativas ou novos caminhos para lidar com esse momento extenuante.

Qual a importância da orientação profissional?

Existem diversos momentos na vida que levam a questionamentos sobre o futuro na carreira. Durante a adolescência, por exemplo, os jovens precisam lidar com muitas mudanças físicas e emocionais. Encarar ainda a escolha da área de atuação pode ser uma tarefa muito árdua.

Já um trabalhador que esteja inserido no mercado, mas esteja insatisfeito com a ocupação atual, precisa refletir sobre seus objetivos e como lidar com novas oportunidades de trabalho.

Por isso, durante essas fases de maior conflito interno, dominadas por inúmeros questionamentos sobre satisfação e futuro, esse serviço de assessoria assume papel de grande importância.

Com o uso dessa ferramenta, a pessoa desenvolverá o autoconhecimento e será capaz de solucionar seus conflitos pessoais, bem como aprenderá a identificar suas habilidades e interesses.

Benefícios

Contar com esse tipo de serviço oferece inúmeros benefícios, entre os quais podemos citar:

  • desenvolver o autoconhecimento;

  • compreender seus interesses pessoais e profissionais;

  • planejar sua carreira;

  • escolher uma profissão;

  • ampliar o conhecimento profissional;

  • receber conselhos de uma pessoa imparcial;

  • economizar tempo e dinheiro;

  • conhecer suas motivações;

  • desenvolver um projeto de vida;

  • planejar a aposentadoria.

Definir os caminhos que você vai seguir em sua profissão é um passo importante para ganhar mais qualidade de vida, pois a satisfação profissional impacta diretamente a felicidade pessoal. Contudo, a escolha da ocupação ideal não deve ser baseada apenas em leituras e testes.

Contar com o auxílio de uma pessoa especializada em aconselhamento de carreira trará foco aos detalhes e nuances pessoais. Dessa forma, a orientação profissional pode fazer uma grande diferença para seu futuro, auxiliando em uma escolha mais acertada de acordo com seus objetivos.

Você gostou das nossas dicas? Para receber outros conteúdos relevantes como este, assine nossa newsletter e receba mais informações diretamente no seu e-mail!