Perfil profissional: veja como descobrir o seu

 

O mercado de trabalho está em constante transformação. Porém, com a era digital essas mudanças têm acontecido em velocidade muito maior. Até mesmo profissões tradicionais estão sendo extintas para dar lugar a novas carreiras, inimagináveis até poucos anos. Nesse sentido, conhecer seu perfil profissional é um trunfo que pode fazer a diferença para sua autorrealização.

Os segmentos do mercado são inúmeros e exigem um leque de profissionais com determinadas características que atendam às necessidades e objetivos de cada área. Embora seja possível aprender comportamentos para atuar em determinados nichos de carreira, se você conhecer previamente seu perfil profissional, as chances de errar na profissão diminuem muito.

Pensando em ajudá-lo, este post vai trazer algumas formas para que você saiba classificar suas características e associá-las ao âmbito da carreira. Vamos lá?

O que significa perfil profissional?

É um conjunto de características comportamentais e aptidões que uma pessoa exibe no contexto do trabalho. São elementos que têm como base competências, tanto de ordem pessoal quanto habilidades que influenciam diretamente nas questões técnicas aplicadas ao trabalho.

Na prática, o perfil profissional traz à tona a forma como uma pessoa encara o mundo, a maneira como se porta nas relações interpessoais, preferências individuais e formas de agir no âmbito do trabalho.

No processo de escolha da carreira, ter consciência do seu perfil profissional faz toda a diferença para que você trilhe um caminho de sucesso. Isso porque sentir-se feliz, habilitado e competente para exercer atividades naquela área é ponto de partida para se tornar alguém e conseguir a sonhada respeitabilidade.

Mesmo que algumas habilidades e comportamentos possam ser moldados, como forma de superar fraquezas ou dificuldades, o perfil profissional diz respeito a como se sentir bem ao exercer determinada profissão.

Há vários tipos de perfis profissionais. Resumidamente, são os seguintes:

Cooperativo

Gosta de trabalhar em equipe e sabe atuar em conjunto com colegas em prol de um objetivo comum. Prefere compartilhar conhecimentos e se satisfaz ao ajudar o outro. É um bom comunicador.

Competitivo

O profissional competitivo é obstinado e se empenha por melhores resultados. Com isso, é persistente e sempre busca aperfeiçoamento; compete não apenas com os outros, mas consigo mesmo. Tem um desejo incessante de autossuperação.

Comunicador

A comunicação, como o nome sugere, é sua principal característica. Habilidoso nas relações interpessoais, valoriza bons discursos, é objetivo e tem eloquência. É um ótimo mediador de equipes e tem facilidade de compreender e articular em situações de conflitos.

Analítico

É um profissional com tendência natural para reconhecer erros, ainda que sejam imperceptíveis. Com tendência ao perfeccionismo, pode incomodar quem detesta receber críticas. É excelente no planejamento e controle de riscos, pois tem atenção redobrada.

Planejador

É extremamente organizado, detalhista e metódico. Procura fazer teses, observar impactos e analisar todas as possibilidades antes de colocar qualquer coisa em prática. Gosta de situações estáveis, nas quais prevaleça a transparência.

Executor

Seu foco é o “fazer mais e falar menos”. Diferentemente do planejador, prefere calcular erros e acertos durante a execução das tarefas. Não gosta de estudos demorados. Acredita que, quanto mais rápido algo é posto em prática, mais fácil de contornar as falhas. Não tem medo de assumir riscos.

Criativo

A inovação é sua característica principal. Sempre está pensando fora dos padrões. É quem mais busca alternativas para problemas e melhorias. Esse profissional tem uma imaginação acima da média e consegue não apenas criar, como também readequar processos antigos.

Estável

Prefere estabilidade a riscos. Por isso, não gosta de aventuras na carreira. Sempre é assíduo no cumprimento das tarefas e evita imprevistos. Prefere colocações sem muito movimento e pressão. Não gosta tanto de trabalho conjunto.

Líder

Totalmente autônomo, o líder normalmente toma a frente em qualquer situação. É um profissional com ampla desenvoltura para gerir pessoas, processos, planejamentos, bem como identificar prioridades. Existem diferentes perfis de líder: autoritário, acumulador, liberal, democrático, especialista e inspirador.

Quais os meios de reconhecer seu perfil profissional?

Existem algumas ferramentas que podem ajudar bastante no reconhecimento do seu perfil profissional. Algumas delas são mais simples e resumem-se a autorreflexões e conversas, outras são testes comportamentais feitos com ajuda de especialistas. Veja alguns exemplos a seguir:

Faça uma autoanálise

Este é um momento só seu. Você literalmente vai parar tudo o que está fazendo para pensar em si.

Existem muitos métodos para isso, desde apenas fazer uma observação crítica e anotar pontos interessantes, até mesmo seguir um guia.

Uma das formas mais interessantes é um roteiro intitulado 50 Questions That Will Free Your Mind (50 perguntas que vão livrar sua mente), criado pelo escritor norte-americano Mark Chernoff.

São questões que falam sobre seu momento atual, perspectivas, sonhos e a forma como você reage a situações fora do seu controle.

Ao respondê-las você não apenas tem muito mais claros os indícios de como é seu perfil profissional, mas, sobretudo, recebe um conhecimento muito maior sobre sua própria personalidade.

Peça a opinião de pessoas próximas a você

Familiares e amigos são um ótimo referencial para seu autoconhecimento. Pergunte em qual profissão eles o enxergam e quais são suas habilidades e traços de personalidade mais positivos. De preferência, tenha coragem de saber quais são seus pontos fracos, de acordo com a visão deles.

Reflita sobre cada argumento, mas não julgue a si mesmo. Apenas observe que você tem um jeito de ser, o qual, sem dúvida, refletirá no seu perfil profissional.

Depois disso, você pode conversar com o psicólogo, que poderá trabalhar aspectos importantes para desenvolver atitudes positivas e que norteiem seu sucesso na carreira.

Participe de alguns testes

Testes de avaliação de perfil comportamental podem dar uma boa pista da profissão ideal para você, já que o ajudarão a conhecer as características predominantes em seu comportamento. Veja dois exemplos:

Teste DISC

Criado pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston (1893-1947), o DISC avalia o comportamento de uma pessoa em certo ambiente. Baseia-se no estímulo de quatro variáveis comportamentais. São elas:

  • dominância: como você lida com desafios e adversidades;

  • influência: como você lida com pessoas e sua influência sobre elas;

  • estabilidade: suas reações a mudanças;

  • complacência: seu comportamento diante de regras estabelecidas por outrem.

Apesar de todos termos essas características, algumas são predominantes e norteiam a construção da individualidade e singularidade de cada um.

O teste consiste em responder perguntas-chave que demonstram as variáveis comportamentais e como você reage a elas. É possível fazer esse teste de graça na internet, mas existem softwares que são bastante rigorosos e oferecem uma análise mais minuciosa, inclusive ao avaliar o grau de sinceridade nas respostas.

Avaliação vocacional

Muito utilizada para quem está com dificuldades de reconhecer uma profissão, é feita por meio dos chamados testes vocacionais que avaliam aptidões, interesses, vontades e a personalidade. Além disso, são analisados raciocínio, memória, habilidades, níveis de percepção e até mesmo questões emocionais, conflitos e angústias.

Por isso, o ideal é que a avaliação vocacional seja realizada com o auxílio de um psicólogo, que utilizará técnicas específicas para criar o clima ideal.

Ao ter clareza quanto ao seu perfil profissional, você pode iniciar as pesquisas de quais os cursos de graduação mais têm a ver com você. Para isso, estabeleça alguns parâmetros e separe as carreiras que mais o agradam. A partir daí, comece a observar mais o cotidiano de cada área, demandas do mercado e margem salarial.

Mas para que o processo de descoberta do seu perfil profissional seja mais prazeroso, convidamos você a realizar agora o nosso Teste UP, um teste exclusivo de orientação de carreira desenvolvido por uma especialista na área.

Quando terminar, aproveite também para conhecer mais de perto nossa instituição. O UNIFEMM está de braços abertos para receber você. Entre em contato e agende sua visita. Você terá a oportunidade de ver as instalações, conversar com o corpo docente e entender mais sobre a carreira desejada!