As Profissões que estão em Alta

Quando se trata de escolha da profissão, a dica é sempre optar por aquela que lhe oferecerá maior prazer nas atividades desempenhadas. Com certeza, você já ouviu a célebre frase do filósofo Confúcio: “ Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”  O nosso pensamento segue esse mesmo raciocínio – escolha um trabalho que lhe faça bem e que lhe dê prazer.

O ano que passou foi bem difícil. Vários profissionais perderam seus empregos e atualmente buscam uma recolocação na área ou até mesmo uma nova profissão. E é justamente para essas pessoas  que pesquisamos e destacamos as profissões que estão em alta.

Apesar desse ano estar um pouco mais “leve” em relação ao que passou, nosso país ainda enfrenta uma crise econômica. As empresas continuam com os orçamentos restritos cortando despesas e limitando os gastos com o quadro de funcionários. Por isso, o mercado está ávido por profissionais que conseguem trabalhar com poucos recursos e entregas relevantes.

Para uma boa colocação nesse novo cenário do mercado de trabalho,  ter uma graduação no currículo é essencial. Mesmo que o profissional tenha uma experiência relevante, investir em um curso de graduação é uma das partes mais importantes do processo,  já que por meio dele, você adquire novos conhecimentos e bons empregos.

Selecionamos cinco profissões que estão em alta para esse ano de 2017. Elas se destacam frente às outras quando o assunto é empregabilidade e boa remuneração. Confira:

Consultor comercial

Para executar essa função, o profissional tem que ter formação em Administração ou Engenharia em função da sua capacidade analitica.

O profissional atua na área comercial de forma abrangente ao buscar novas oportunidades e negócios para a empresa e isso lhe torna bastante evidente na corporação. O profissional, muitas vezes é alocado por região geográfica.

Por que está em alta em 2017: Esses profissionais abrem as portas para novos clientes, expandem o mercado, garantem continuidade dos negócios e trazem resultados para a empresa.

Requisitos:  É necessário ter conhecimento em Excel pelo menos no nível intermediário, inglês fluente, cursos de atualização B2B (Business to Business), de vendas e relacionamento e aperfeiçoamento específico  na área que atua.

Analista de Compras

O profissional da área é especializado em negociações e prospecção de fornecedores, bem como gestão de insumos usados diariamente pelas empresas.

Requisitos: É necessário curso superior em Administração de Empresas ou Economia,  precisa ser organizado, estrategista e negociador, ter Excel avançado, além de ter um ótimo relacionamento com outros departamentos das empresas.

Porque está em alta em 2017:  a área de Compras gera economia para as empresas e a busca por fornecedores (nacionais ou internacionais) gera novas oportunidades, principalmente em relação redução de custos dos itens.

Advogado de consultoria tributária

Esse profissional dá suporte em questões estratégicas às áreas jurídicas, financeira e de operações de fusões e aquisições.

Requisitos:  a formação deste profissional deve ser em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário, conhecer muito bem a legislação, inglês fluente é indispensável.

Por que está em alta em 2017: A crise econômica aumentou o apetite do fisco e com isso a necessidade de um planejamento tributário adequado. Além disso, a Lei da Repatriação de Recursos abrirá oportunidades para advogados com especialização e experiência em tributação internacional.

Gerente de compliance e riscos

Em função das operações para combater a corrupção no país, muitas empresas se vêem envolvidas em escândalos por receber milhões de reais em propinas. Por isso, a importância desse profissional nas empresas e a implantação de regras de integridade e dispositivos anticorrupção.

Requisitos: a formação desse profissional é em Administração,  Ciências Contábeis ou Direito. O profissional precisa ter sólidos conhecimentos em auditoria interna voltada para riscos e governança corporativa. O profissional precisa também dominar outros requisitos como: capacidade analitica para interpretar uma quantidade de dados, habilidades de relacionamentos interpessoal e boa comunicação

Por que está em alta em 2017:  O profissional é o responsável por adaptar e executar as normas dos Programas de Compliance orientando os funcionários sobre a eficiência de adequar a regulamentação da Lei Anticorrupção através da política de transparência.

Gerente de operações do setor de engenharia

A engenharia é uma das profissões mais tradicionais do mercado e continua sendo uma carreira promissora mesmo depois de tantas baixas em função da crise. Por isso, destacamos o Gerente de Operações que é um profissional formado em Engenharia.

Requisitos: O profissional tem que ter formação em Engenharia (civil, mecânica ou elétrica) e especialização em gestão de projetos. É importante ter domínio completo de programas como o Excel e um segundo idioma será um diferencial.

Por que está em alta em 2017:  A demanda por um gerente de operações com perfil multifuncional é alta, a função exige que o profissional tire os projetos do papel e execute de forma eficiente, além de exercer a responsabilidade de administrar os recursos envolvidos pelo trabalho.

Começamos o texto com aquela incrível frase do filósofo Confúcio e terminamos com o mesmo pensamento. As profissões citadas estão realmente valorizadas, porém, antes da escolha,  não esqueça de analisar um ponto bem importante: a sua vocação.

Você seria feliz desempenhando uma dessas funções? Conseguiria sanar todas as dificuldades que a profissão pode lhe trazer? Portanto, não pense apenas em remuneração e sucesso, pense primeiro em você!

Ah! Temos um teste vocacional gratuito para te ajudar a ter certeza de sua vocação, Clique Aqui para Fazer.

Um abraço de toda equipe do UNIFEMM!