Realização profissional: é possível alcançá-la?

Ter qualidade de vida é um ponto muito importante para a maioria das pessoas. Para conquistá-la, o primeiro passo costuma ser a busca pelo sucesso no trabalho. Obter êxito na carreira é um dos grandes objetivos para quem deseja alcançar a realização profissional.

Os ganhos financeiros não devem ser o único foco, e devem ser levados em consideração também os ganhos pessoais, independentemente da valorização social ou financeira.

Para saber mais sobre esse assunto e descobrir como concretizar seu objetivo, siga a leitura!

O que é realização profissional?

Diferentes pessoas podem se sentir satisfeitas em ocupações diversas e independentemente das atividades desempenhadas ou dos salários recebidos. Dessa forma, tanto um médico quanto um professor podem se sentir igualmente realizados em suas profissões, embora as atividades práticas e as remunerações recebidas sejam totalmente diferentes.

Definir o que é sucesso no trabalho abrange as áreas emocionais e psicológicas, pois está ligado a aspectos subjetivos que se sobrepõem aos objetivos e materiais.

Nesse sentido, a realização profissional não é sinônimo de estar no topo da cadeia econômica, nem atuar na área de mais status na sociedade, e sim sentir felicidade com o que faz. O que vale é a satisfação das necessidades do indivíduo e, por isso, cada um tem sua própria definição sobre isso. 

Qualidade de vida

Se o indivíduo não se sente realizado no trabalho, a vida pode se tornar mais difícil, pois grande parte da satisfação está ligada à sensação de bem-estar que se tem no emprego. É possível se sentir satisfeito em qualquer tipo de atividade que exerça e mesmo com remunerações não tão altas.

Quando nos sentimos realizados, ficamos satisfeitos com nossas escolhas, e isso se irradia para todos os ramos da nossa vida e para nossos relacionamentos, refletindo diretamente em nossa felicidade.

Quais são os principais atributos para obter êxito nessa busca?

Para alcançar o sucesso profissional almejado, é desejado que o indivíduo desenvolva algumas características, como:  

  • atitude;
  • coragem;
  • bom senso;
  • boa conduta;  
  • disciplina;  
  • senso de justiça;
  • equilíbrio físico e mental;
  • foco;  
  • humildade;
  • ousadia; 
  • respeito por si mesmo e pelos outros.

Como alcançar a realização profissional?

Todos nós conhecemos histórias de pessoas que construíram uma carreira sem apoio e sem recursos. Isso demonstra como o futuro no emprego depende muito da dedicação. É claro que contar com auxílio aumenta as chances de êxito, mas ter capacidade de traçar seus objetivos e definir estratégias é o maior diferencial para o sucesso.

Para ajudá-lo a se sentir realizado, trouxemos algumas dicas que podem ser usadas para aumentar as chances de prosperidade profissional.

Faça o que goste e goste do que faz

Existe um ditado famoso que diz: “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Apesar de ser uma frase clichê, é totalmente verdadeira, porque o ponto-chave para se sentir feliz e realizado com sua ocupação é fazer algo de que goste e que tenha a ver com você.

É importante ter prazer no que se faz para manter a motivação alta. Se você não gostar do seu trabalho, como poderá se sentir recompensado com sua atividade? Por isso, é necessário trabalhar com o que gosta ou mesmo aprender a gostar do trabalho.

Pratique o autoconhecimento

Com o intuito de continuar motivado, é interessante definir alguns objetivos e construir bons relacionamentos. Para isso, procure praticar o autoconhecimento e descobrir seus pontos fortes e fracos. Assim, é mais fácil estabelecer estratégias que vão contribuir nessa jornada. Aproveite para explorar suas habilidades, seus talentos e competências. Mantenha-se em constante aprendizado, aperfeiçoando-se mais a cada dia.

Não se acomode

Uma característica comum às pessoas bem-sucedidas e realizadas profissionalmente é não se acomodarem e estarem sempre em busca de algo mais. Essa é uma qualidade importante, porque a acomodação gera tédio, que faz com que não existam mais desafios no dia a dia e, como consequência, não haja mais motivação. Assim, a cada dia que passa, a pessoa se vê apenas cumprindo a mesma rotina.

Quando você percebe que se encontra em uma zona de conforto, que quase não exige esforço, é chegado o momento de mudar e inovar. Busque uma nova capacitação e defina novas metas e objetivos para se manter motivado e desafiado.

Estabeleça limites

Na busca por obter êxito na carreira, muitas pessoas ignoram seus próprios limites. Manter o foco em uma ocupação que não traz felicidade não fará você se sentir realizado. É importante evitar situações abusivas e condições de trabalho que prejudiquem sua saúde. Estabeleça limites rígidos e não permita que sejam ultrapassados. Manter sua saúde física e mental é essencial nessa jornada.

Seja humilde

Ter humildade significa saber aceitar os altos e baixos da vida pessoal e profissional e reconhecer que, apesar de passar por momentos ruins, você mantém seu valor como indivíduo.

É fundamental reconhecer essas diferentes fases para sair da zona de conforto e não deixar a decepção dominar suas atitudes. Uma carreira de sucesso não é construída só de acertos. Por isso, seja humilde diante dos erros e se permita aprender as lições que eles têm para ensinar.

Seja comprometido com seu trabalho

Mantenha a dedicação e a responsabilidade com as atividades que executa. Quando você se compromete com o serviço que precisa realizar e com a qualidade dele, é reconhecido e estimado no mercado. Cumpra as regras da empresa, organize seu espaço de trabalho e respeite os prazos. Empenhe-se em manter essas atitudes e você conseguirá mostrar seu valor e sua dedicação.

Mantenha o foco

Mantenha o foco em seus objetivos. Não permita que o medo e a ansiedade sejam obstáculos na sua busca por sucesso profissional. Saber onde deseja chegar é essencial, e toda ação é importante na busca pelo resultado almejado. Defina metas de curto, médio e longo prazo. Isso ajudará a planejar corretamente cada passo para alcançá-las e ajudará a manter o foco diante dos desafios que surgirem.

Quais as principais atitudes que atrapalham a realização profissional?

Algumas vezes, apesar dos esforços, algumas pessoas sentem dificuldade em conseguir essa conquista tão esperada. Existem algumas atitudes que podem comprometer o resultado dessa jornada, como:

  • procrastinação;
  • medo;
  • ansiedade;
  • falta de determinação e planejamento;
  • comodismo;
  • excesso de ambição.

É importante ter atenção e não permitir que esses comportamentos dominem sua vida e suas ações.

Vemos muitas pessoas não satisfeitas com seus empregos, passando por situações de estresse, em que não veem seus esforços recompensados. Frequentemente, essas pessoas sofrem e são infelizes por não se sentirem realizadas e motivadas.  Por isso, vale seguir nossas dicas que ajudarão a determinar o caminho correto em busca da sua realização profissional.

Agora que você já aprendeu os passos para se sentir realizado profissionalmente, veja como dar o pontapé inicial nessa jornada ao conquistar uma vaga de estágio no início da faculdade.