Separamos 4 motivos para você fazer faculdade de Ciências Contábeis

Escolher o curso superior mais adequado ao seu perfil é uma tarefa difícil e envolve muita pesquisa sobre o ramo envolvido. Se você gosta tanto da área de humanas quanto de exatas, pode se interessar em fazer faculdade de Ciências Contábeis.

Antes de decidir ingressar nesse curso, é preciso analisar se você tem afinidade com as disciplinas da grade curricular, quais as competências esperadas desse profissional e como é sua atuação no mercado de trabalho.

Para ajudá-lo a saber mais sobre esse setor e descobrir as vantagens de escolher essa faculdade, preparamos esse post com as informações mais relevantes para uma boa escolha. Vamos lá?

Como é o curso de Ciências Contábeis?

É esperado que o estudante tenha uma postura reflexiva e capacidade de aplicar seus conhecimentos teóricos e técnicos na prática contábil. Essa graduação tem uma estrutura interdisciplinar, com matérias de ciências humanas e exatas. Entre as disciplinas que compõem a grade curricular desse curso temos:

  • fundamentos da matemática;

  • introdução à administração;

  • sociologia das organizações;

  • matemática financeira;

  • introdução ao estudo do direito;

  • direito do trabalho;

  • controladoria;

  • micro e macroeconomia;

  • estatística;

  • análise de demonstrações contábeis;

  • gestão de pessoas;

  • empreendedorismo;

  • teoria da contabilidade; entre outras.

Quais são as principais áreas de atuação?

O contador é indispensável em qualquer organização. Ele é o responsável por acompanhar todas as transações da empresa, desde sua abertura até seu encerramento.

Embora frequentemente atue no setor de gestão, sua função não está restrita apenas a esse ramo, pois ele também pode trabalhar em vários setores de diferentes segmentos no mercado de trabalho. Veja as principais áreas de atuação desse profissional.

Contabilidade geral

Esse ramo visa fornecer dados sobre a situação atual de uma empresa. A partir dela os clientes terão capacidade de entender as mudanças para escolher as ações que devem tomar com o objetivo de se adaptar às novas situações que surgirem.

Esse especialista é responsável pela contabilidade financeira, tributária, fiscal, de custos e gerencial da empresa. Dessa forma, ele efetua todos os registros contábeis e, além disso, presta assessoria contábil, faz a declaração de imposto de renda e o planejamento tributário da organização.

Contabilidade ambiental

A contabilidade ambiental é um campo bem procurado. Por meio dessa atividade, o contador interpreta as informações ambientais disponíveis para auxiliar as empresas na tomada de decisões.

Nesse ramo, é possível analisar os impactos da atividade da organização na natureza e determinar qual o resultado financeiro deles. Isso traz benefícios tanto para a saúde financeira da empresa quanto para a natureza.

Auditoria

Na auditoria, o especialista verifica as informações dispostas nos registros contábeis. Ele precisa analisar todos os documentos — fluxos de caixa, balanço patrimonial, demonstrações contábeis, entre outros — e todos os dados da organização — administrativo, fiscal, financeiro, patrimonial e econômico.

A partir daí, prepara um relatório com a identificação dos erros encontrados e contendo as recomendações para repará-los.

Perícia

Na área de perícia, pode atuar na esfera judicial e extrajudicial. A atuação do perito é indicada nas questões que necessitam de uma opinião técnica para a resolução do conflito.

Quando atua no âmbito pericial, o contador elabora um laudo com as provas necessárias para embasar a decisão do caso. Em demandas judiciais ele é indicado pelo juiz. Já em casos extrajudiciais, ele é contratado por uma das partes envolvidas.

Controladoria

Esse setor auxilia o gestor na tomada de decisão por meio do controle dos planejamentos da empresa. O indivíduo que atua na controladoria verifica o planejamento estratégico e os parâmetros de qualidade da organização, e define os padrões de controle que serão utilizados.

O contador analisa comparativamente os padrões escolhidos e os resultados obtidos, e aponta as falhas. A partir desses dados, ele indica algumas soluções possíveis para os desvios detectados.

Quais são os principais motivos para cursar essa graduação?

No momento de decidir qual curso fazer, é preciso considerar como o mercado vê e absorve o profissional de determinada carreira. Pensando nisso, vamos listar a seguir 4 motivos para ingressar nesse curso.

1. Empregabilidade

Praticamente todas as empresas têm ao menos um contador em seu quadro de funcionários, e dificilmente vemos uma pessoa qualificada nesse campo sem emprego. Por isso, essa profissão tem uma alta taxa de empregabilidade.

2. Valorização profissional

Esse é um cargo muito valorizado no mercado de trabalho devido às atribuições e atividades desempenhadas. Essa especialidade é responsável por organizar e gerenciar o patrimônio da empresa, garantindo que ela se mantenha dentro das normas legais.

3. Grande leque de especializações

O aluno de contabilidade conta com um vasto leque de oportunidades e várias possibilidades de especialização. Ao concluir a curso, o graduado pode se qualificar para atuar como contador, auditor, agente fiscal, analista financeiro, entre outros.

4. Negócio próprio

Além de atuar dentro das empresas, esse especialista tem a possibilidade de abrir seu próprio negócio. Existe muita procura por contadores independentes para atuar com consultoria contábil, e assessoria fiscal e financeira. Além disso, um profissional que tenha seu próprio escritório consegue atender uma carteira de clientes mais ampla.

Quais as competências esperadas desse profissional?

Diante da importância e das várias possibilidades de atuação do contador, existem algumas competências altamente desejáveis para esse perfil profissional. Veja as principais:

  • qualificação — é importante se manter atualizado por meio de cursos, congressos, palestras e seminários;

  • ética — é fundamental seguir o código de ética da profissão e pautar as atividades pelo crivo da honestidade;

  • conhecimentos em informática e inovação — buscar dominar a tecnologia envolvida na atividade e se manter atualizado sobre as inovações no setor.

A alta demanda desse profissional no mercado de trabalho faz com que muitos estudantes se interessem pelo Curso de Ciências Contábeis. A profissão tem uma alta taxa de empregabilidade e reúne matérias de diferentes ramos em sua grade curricular.

Dessa forma, cursar a faculdade de Ciências Contábeis é uma excelente opção para quem busca uma oportunidade de carreira e reúne as competências necessárias para se destacar como profissional na área.

E aí, o que achou das informações que demos sobre a graduação em contabilidade? Se quiser saber mais sobre esse curso, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe preparada para atendê-lo!