Separamos 6 dicas para você ter sucesso estudando no computador

A educação a distância e os cursos online estão conquistando milhares de pessoas no mundo todo já há alguns anos. Estudando no computador, é possível organizar melhor a rotina e otimizar o seu tempo.

Além disso, é uma grande chance de desenvolver habilidades profissionais importantes, como disciplina e proatividade. Sem contar que a interatividade proporcionada pela internet é uma das maiores conquistas que tivemos recentemente, não é mesmo?

Então, se você está fazendo ou pensando em fazer um curso não presencial, aproveite as nossas dicas para se dar bem estudando no computador!

1. Mantenha o ambiente organizado

Ainda que você precise de poucos recursos (basicamente um dispositivo com acesso à internet), não deixe de ter cuidado com o seu ambiente de estudos. Priorize o conforto e a organização para que o seu desempenho seja favorecido, por isso, escolha um local tranquilo e agradável.

Comece pela arrumação de tudo o que está ao seu redor e depois coloque o seu computador em ordem. Tudo o que você pode precisar no dia a dia deve ter fácil acesso, justamente para não perder tanto tempo procurando.

Uma dica de investimento especial é uma boa cadeira. Como provavelmente você vai passar algumas horas sentado para estudar, esse é um objeto capaz de influenciar muito a sua produtividade. Sentar de qualquer jeito vai acabar com a sua coluna, além de dificultar a concentração e o aprendizado.

2. Defina metas de estudo

O próximo passo é criar um planejamento para que você não se sinta perdido entre tantas atividades. Em um curso presencial, o acompanhamento do professor em sala de aula costuma facilitar o rumo dos estudos — afinal, ele tem um plano para cumprir com a coordenação pedagógica.

Porém, quando existe a distância, a liberdade é um benefício que precisa andar junto de um senso de responsabilidade. Ou seja, ter autonomia para estabelecer os seus horários e definir o seu ritmo é uma enorme vantagem, mas se você não for organizado as chances de dar errado são grandes.

Assim, crie um cronograma que seja compatível com a sua disponibilidade diária. Identifique qual período do dia você pode dedicar para o curso online e monte uma programação de tarefas para cumprir.

Lembre-se de incluir todos os seus afazeres, como assistir às aulas, fazer os exercícios, ler sobre o tema, estudar para avaliações etc. Desse jeito fica mais fácil manter a organização e não se esquecer de nada importante — o que permite que você tenha um resultado, no mínimo, satisfatório.

3. Seja disciplinado

Pouco adianta criar uma programação se você não se propuser a cumpri-la, certo? Ter um plano de estudos para ficar apenas pregado na parede é como ter um enfeite e não um verdadeiro planejamento para ser um aluno de sucesso.

Logo, uma característica fundamental nesse processo é a disciplina, isto é, ter consciência dos seus compromissos e se organizar para dar conta de todos eles. Um curso EAD também tem prazos e atividades que precisam ser cumpridas. Portanto, fique sempre atento.

4. Fique livre das distrações

Uma das maiores dificuldades para manter o foco nos estudos é controlar as distrações que aparecem a todo o momento. Ainda mais quando estamos no computador e conectados à internet, a tentação tende a ser maior.

O problema é deixar de se entregar e perder a noção do tempo com tanta coisa que o mundo virtual oferece. Talvez você já tenha passado pela experiência de fazer uma pesquisa simples e acabar pulando de um site para outro sem nem perceber que muitos minutos (ou até horas) já se passaram.

Para evitar essa situação, uma possibilidade é contar com a ajuda de aplicativos que bloqueiam páginas impróprias no seu período de estudos. Você mesmo pode estabelecer quais são as suas restrições, principalmente se quer ficar longe das redes sociais — que normalmente tomam boa parte do nosso tempo.

Para completar, não se esqueça das outras distrações que estão fora da tela do computador, como notificações do celular apitando toda hora, televisão ligada, música tocando etc. Locais muito movimentados também não proporcionam a tranquilidade necessária para estudar, logo, procure evitar todo tipo de dispersão.

5. Gerencie o seu tempo

Você vai perceber que o privilégio de ter uma rotina de estudos flexível requer uma boa dose de administração do tempo. É natural que os estudantes que conciliam a vida acadêmica com a profissional tenham uma agenda corrida, enquanto aqueles que não possuem um trabalho tenham outros afazeres.

De qualquer forma, o nosso tempo é limitado. Em vista disso, é preciso definir prioridades para que as horas do dia sejam suficientes para cumprir com o essencial.

Até mesmo uma pessoa que não tem mais nenhuma outra atividade programada é capaz de procrastinar as suas obrigações escolares se não gerenciar a sua vida. Aliás, dizem que as pessoas mais ocupadas são as que conseguem ser mais eficientes.

Então, não deixe que os minutos passem sem nenhum propósito a não ser que você já tenha realizado tudo o que precisava. Crie sua lista de tarefas e fique de olho no relógio para não desperdiçar seu precioso tempo.

6. Explore a plataforma

Para favorecer a sua trajetória como um aluno da modalidade a distância mentalize a última dica: explore a sua plataforma de estudos. Toda instituição de ensino oferece uma ferramenta de interação para os seus alunos, pela qual são disponibilizados todos os materiais e os seus canais de comunicação.

Contudo, um erro bastante comum entre os matriculados é utilizar esse recurso de forma superficial. Isso significa que muitos alunos entram no site, fazem o login e realizam somente as atividades básicas.

Para piorar, frequentemente permanecem com suas dúvidas e acham que o ensino a distância é assim mesmo, pois não há um professor por perto para solucioná-las. A questão é que a plataforma tem diversas funcionalidades que devem ser usadas — inclusive, esse é um diferencial que deve ser avaliado antes de escolher o seu curso.

É certo que o estudo online pode exigir mais do aluno, sobretudo que ele se desdobre para entender e absorver os assuntos. O problema é não explorar as ferramentas disponíveis e achar que esse é um ponto fraco da EAD. Os fóruns, por exemplo, são ótimos facilitadores que nem sempre são aproveitados. Não cometa essa falha, ok?

No fim das contas, você vai ver que o que mais contribui para o seu sucesso é a sua dedicação, seja estudando no computador ou não. Procure desfrutar das facilidades com organização e comprometimento, e certamente você vai alcançar bons resultados!

E aí, qual a sua opinião sobre isso tudo? Deixe o seu comentário se ainda tem alguma dúvida ou compartilhe a sua experiência conosco para ajudar a criar uma rede de sugestões bacanas!