Teste vocacional: vale a pena fazer? Como funciona?

Se você tem dúvidas sobre qual graduação escolher, saiba que essa indecisão em relação ao futuro profissional não acontece exclusivamente com você. A maior parte dos jovens que acaba o ensino médio e quer cursar uma faculdade também está passando pela mesma ansiedade de tomar a decisão certa sobre a opção do curso superior.

Isso porque decidir algo tão importante, que definirá o seu futuro profissional, não é simples. Mas fazer a escolha certa também não é impossível. Para isso, é preciso conhecer um pouco de si mesmo e, com a ajuda de um teste vocacional, a sua decisão pode se tornar bem mais fácil.

Mas será que vale a pena fazer um teste vocacional? Será que ele funciona? Como é feito? Quem pode fazer um teste desses? As dúvidas sobre esse instrumento podem ser muitas, mas fique sabendo que os benefícios que ele pode oferecer ao seu futuro profissional serão imensos.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o funcionamento de um teste vocacional e a perceber o poder positivo que ele pode ter sobre a sua tomada de decisão para começar no caminho certo a construir a sua carreira profissional. Confira!

Quem pode fazer o teste vocacional?

O teste vocacional é feito, principalmente, por jovens estudantes que estão terminando o ensino médio e querem cursar uma faculdade, mas estão muito confusos, ou inseguros, sobre qual curso superior escolher.

Porém, esse público não é o único a se beneficiar com as vantagens desse teste. Ele também pode ajudar àqueles que já estão no mercado de trabalho e têm experiência, mas que estão insatisfeitos com a profissão. O teste vocacional pode orientá-los na escolha de um novo caminho profissional.

Qual o objetivo do teste vocacional?

Nessa fase de escolha da profissão, questões como empregabilidade, opinião da família ou estabilidade financeira são fatores que podem ter um peso muito grande na sua decisão. Mas fazer a sua opção baseada nesses argumentos só vai aumentar as suas chances de fazer a escolha errada e abandonar o curso no meio do caminho.

Dos significados da palavra vocação, um deles tem relação com a propensão para algo. Essa definição tem a ver com as inclinações que todos nós temos para desenvolver ações específicas. Entre essas ações, estão aquelas relacionadas às práticas profissionais.

Isso significa que todo indivíduo tem aptidões que podem ser aproveitadas na vida profissional. O teste vocacional pode ajudá-lo a identificar as suas habilidades e as afinidades que vão orientar a sua escolha por uma carreira no mercado de trabalho de acordo com a sua personalidade.

Para decidir o seu futuro, é necessário o autoconhecimento, e o teste vocacional vai orientá-lo para isso. Mas saiba que nenhum teste vai dizer qual faculdade você deve fazer. A decisão de qual curso superior escolher será exclusivamente sua!

No entanto, você sabe como é aplicado um teste vocacional e como ele consegue traçar a suas principais características? Continue lendo para descobrir!

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional pode ser feito em encontros presenciais, realizados individualmente ou em grupo, com a orientação de um psicólogo. Nesse processo, podem ser feitos testes, entrevistas e dinâmicas de grupos.

Mas também existem testes vocacionais que são realizados por meio da aplicação de um questionário. As perguntas vão tentar decifrar os seus interesses, as suas habilidades e ainda outras características que possam oferecer informações psicológicas e também de personalidade.

Esse questionário utiliza instrumentos com bases na psicologia, pois o teste vocacional é aplicado com a intenção de guiá-lo a uma escolha adequada apoiada na sua autorreflexão.

Por essa razão, o processo avaliativo, se bem aproveitado e analisado, é tão importante quanto o resultado do questionário. Contudo, a conclusão do teste pode ser de áreas ou cursos bem distintos. E você? Sabe o que fazer se o seu teste oferecer várias opções como resultado?

Como avaliar os resultados?

Se você não deve jogar a responsabilidade da escolha do seu futuro profissional para outra pessoa, você também não deve deixar essa decisão para um teste vocacional. A escolha de qual é o melhor curso superior para você é só sua!

O teste vocacional vai oferecer possibilidades e não um resultado decisivo. E saiba que não adianta você pesquisar e saber tudo sobre os cursos das opções apresentadas no resultado, se você não se autoconhecer e conseguir perceber como as suas habilidades, personalidade e interesses podem ajudar na sua escolha profissional.

Por essa razão, você não deve ficar atento apenas ao resultado do teste, mas também a todo o processo avaliativo. Reflita sobre o que gosta de fazer, sobre o que tem facilidade de executar, como gostaria de trabalhar e ainda sobre outras questões que podem oferecer mais pistas sobre quem é você e o que você quer do futuro.

E, então, ficará muito mais fácil olhar para os resultados e decidir qual caminho seguir!

Quais os benefícios do teste vocacional?

Todo esse processo avaliativo do teste vocacional é importante para você que está saindo do ensino médio e buscando um grande futuro profissional na vida adulta. O autoconhecimento das suas potencialidades e fragilidades não é apenas essencial para a escolha da profissão, mas para a vida toda.

Ter consciência dos seus valores, das suas motivações, das suas expectativas e habilidades, dos seus interesses e, ainda, do processo de tomada de decisão é uma ação que sempre estará norteando as suas escolhas. Então, faça o teste com muita seriedade!

No teste, não existem respostas certas ou erradas, por essa razão, não responda as questões pensando em atingir as expectativas de outras pessoas, como a família, por exemplo. Faça o teste com calma e seja o mais sincero possível durante todo o processo avaliativo.

Agora que você sabe o que é, como funciona e os benefícios de um teste vocacional, utilize essa ferramenta para ajudá-lo, ou mesmo, certificá-lo da sua escolha de curso superior. Aqui, no blog, nós oferecemos uma avaliação vocacional totalmente gratuita e on-line. Não perca mais tempo! Faça o seu teste, analise a sua personalidade e tome a decisão acertada sobre o seu futuro profissional!