Veja quais são os assuntos que mais caem no Enem

Dominar uma grande variedade de conteúdos para fazer um exame é algo bastante desafiador, não é mesmo? Por isso, conhecer quais são os assuntos que mais caem no Enem é uma boa forma de focar os estudos e garantir uma boa nota.

Ainda que a composição da prova a cada ano seja uma surpresa, existem alguns temas que costumam aparecer com maior frequência. Logo, dar prioridade a eles é importante para não correr o risco de encontrá-los e não saber o que responder!

Pensando nisso, separamos tópicos de diferentes disciplinas que você não pode deixar de revisar durante a sua preparação. Confira quais são eles a seguir e reveja o seu planejamento!

Porcentagem

Em praticamente todas as provas antigas de Matemática do Enem que você pegar para treinar vai ter, pelo menos, uma questão que traga porcentagem. Aliás, como se trata de um tema bastante flexível, ele pode até vir misturado com outro assunto.

São comuns os exercícios que pedem para calcular preços que foram remarcados com algum tipo de desconto. Outro caso inclui separar grupos com características distintas e pedir para que se descubra a qual porcentagem corresponde cada grupo. Exemplo: pessoas que têm animais domésticos em um condomínio X pessoas que não têm nenhum animal.

Em todos os casos, dominar a regra de três é essencial.

Globalização

É impossível negar um movimento de tamanha importância quanto o da globalização. A integração dos países, economias, sociedades e das diversas culturas existentes no mundo é uma temática muito vasta.

Apesar de já não ser mais tão recente, a cada dia é possível notar novos impactos dessa interconexão global. Então, não se deve esperar somente questões que cobrem conceitos específicos, mas que tragam esse fenômeno relacionado a outros conteúdos, como protecionismo comercial ou atuação de ONGs.

Eletricidade

Para muitos alunos, as disciplinas de exatas são as que mais exigem esforço. Falando nisso, energia e eletricidade tendem a aparecer regularmente nas edições da prova.

Medidores elétricos, transformações de energia, potência de dispositivos e consumo energético vez ou outra figuram nas questões. Diante disso, é necessário entender os principais conceitos e também saber interpretar os gráficos que geralmente compõem os enunciados de Ciências da Natureza.

Trigonometria

Não se espante ao encontrar uma figura de triângulos no meio do seu exame. De fato, a trigonometria é abordada com muita recorrência no Enem.

Nesse sentido, o que importa é saber sobre semelhança de triângulos, condições de existência, estudo dos lados e ângulos etc. Sendo assim, dedicar um tempo a mais a esse tópico é uma ótima ideia, especialmente na resolução de variados exercícios sobre esse tema.

Meio ambiente

As questões ambientais estão presentes em quase todas as provas. Independentemente da forma como esse tema é cobrado, é bem provável que ele apareça em algum enunciado — o que é importante até mesmo para a conscientização das pessoas sobre sua relevância.

Então, ler muito a respeito disso é essencial para se informar. O candidato deve saber como as atividades econômicas impactam a preservação do meio ambiente, como isso pode ser prejudicial para a vida no planeta, o que pode ser feito para reverter essa situação, quais acordos ajudam a controlar esse tipo de problema etc.

Cadeias carbônicas

Na parte de Química, que é abordada dentro da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as cadeias de carbono também formam um tópico sempre presente.

Isto é, os compostos orgânicos (aqueles que apresentam o elemento carbono) merecem uma atenção especial dos estudantes, assim como os seus grupos funcionais — hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, ésteres etc.

Outro exercício comum inclui relacionar a matéria com os combustíveis, especialmente os que causam poluição ambiental. Como a prova busca interligar os conteúdos, ter essa visão sistêmica é fundamental para se sair bem.

Filosofia Antiga

Platão e Aristóteles estão entre as referências de filosofia que todos devem conhecer para fazer o exame. Eles aparecem muito em conexões com a vida moderna, questões políticas e reflexivas sobre a sociedade em que vivemos. O Mito da Caverna, por exemplo, é um objeto de estudo que não pode ficar de fora.

Microbiologia

As primeiras aulas de Biologia no Ensino Médio são muito úteis para entender a vida em pequenas dimensões. Fungos, bactérias e vírus são capazes de causar complicações para os seres humano e viram assunto de saúde pública. Os mais retratados são a AIDS, dengue e febre amarela, que são doenças que já tiveram epidemias no Brasil.

Brasil Colonial

No que diz respeito aos conceitos de História, a análise das edições anteriores aponta uma maior incidência dos aspectos do cenário brasileiro. Entre eles, o tempo em que o país foi colônia de Portugal (1530 a 1822) está entre os mais frequentes.

Portanto, o candidato deve conhecer pontos como expansão marítima, o descobrimento do território brasileiro, atuação jesuíta, escravidão, ciclo do ouro e do açúcar e as principais crises até o processo de independência.

Escolas Literárias

A parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é voltada para as questões que envolvem o domínio da língua portuguesa. Um dos principais objetos de estudo, nesse caso, são as diferentes escolas literárias: Quinhentismo, Barroca, Arcadismo, Romantismo e Realismo.

Cada época teve um estilo marcante e conhecer a literatura do país é relevante. Por exemplo, é preciso saber que Machado de Assis foi um dos maiores escritores realistas, apresentando fortes problemáticas sociais e as cidades como ambiente predominante das obras — um reflexo do processo de urbanização que acontecia nesse período.

Por fim, vale lembrar que uma das competências mais significativas para fazer uma boa prova é a interpretação de texto. Saber ler a questão, entender todas as suas informações de forma clara e descobrir o que você precisa fazer para chegar à resposta é realmente crucial.

Para isso, uma boa dica é ter muita atenção e fazer um esquema (mental ou no próprio papel) para tentar não se confundir. Como são muitos conteúdos, é bom resolver cada etapa e ficar atento para não misturar os enunciados.

E aí, gostou do post sobre os assuntos que mais caem no Enem? Saiba que a sua dedicação nos estudos faz toda a diferença para ter sucesso nessa jornada! Agora, aproveite para continuar aprendendo e saiba o que fazer para arrasar na redação!