Gestão de Águas Residuárias é tema de curso do UBS

A água está no centro da vida. Recurso natural essencial para a vida humana, o líquido insípido e inodoro entrou para as principais agendas de discussão em todo o mundo. O motivo é a sua escassez. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 35% de toda população mundial não tem acesso à água tratada e 43% não contam com serviços adequados de saneamento básico.

A previsão é de que nos próximos 50 anos, 3 bilhões de pessoas devem nascer em países com problemas de distribuição de água.

Esses números alarmantes valorizam ainda mais a ação de profissionais que se preocupam com a sustentabilidade. Nos próximos anos, os gestores de todas as empresas nos quatro cantos do mundo terão que enfrentar esse problema de frente e optar por utilizar de forma consciente, não só a água, mas todos os recursos naturais disponíveis.

Cada vez mais, o mercado vai necessitar de profissionais capacitados para elaborar projetos e colocar em operação a gestão das águas residuárias, com o foco no reúso. Somadas as necessidades ambientais, tramita no Congresso Nacional projetos de lei com foco no incentivo à reutilização da água, através de subsídios, redução de custos e diminuição de impostos para equipamentos utilizados para o reúso. Desta forma, as empresas, das pequenas às grandes indústrias, deverão investir em profissionais capacitados para atuar na área, com o objetivo de diminuir o impacto da captação da água.

Para suprir essa necessidade do mercado e formar profissionais qualificados para atuar na área, o Unifemm Business School (UBS) oferece o MBA em Gestão de Águas Residuárias. Direcionado para profissionais do setor privado, de órgãos públicos e consultores, o curso abordará temas teóricos, como conhecimentos essenciais para o entendimento dos processos de tratamento e elaboração de projetos, e temas práticos com visitas técnicas em indústrias da região e estudos de casos.

Com duração de 400 horas, as aulas acontecerão quinzenalmente às sextas, das 19h às 22h, e aos sábados, das 08h30 às 17h. As inscrições estão abertas através da página www.unifemm.edu.br/pos-graduacao. Ex-alunos do UNIFEMM, assim como associados da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) têm descontos especiais no investimento.