Assine nosso blog

leia

Engenharias EaD: veja como é e como entrar na faculdade

Por UNIFEMM

 

Quem disse que não é possível fazer faculdade EaD de Engenharia? Com o UNIFEMM, essa não é apenas uma possibilidade, mas sim uma realidade. A instituição conta com duas graduações a distância nesta área tão tradicional, garantindo a formação de uma geração de profissionais altamente qualificados.

Para atuar neste setor que se mantém aquecido mesmo diante das crises econômicas, a frequência acadêmica em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação é fundamental. O diploma emitido no fim do curso é um requisito indispensável para o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

O órgão regulamenta a área e só é possível exercer a profissão legalmente se estiver registrado. Ou seja, tudo começa com a entrada na faculdade.

Quer saber sobre como são os cursos e o mercado de trabalho? Leia o post até o fim!

Como é estudar Engenharias EaD

Sempre atento à dinâmica do mercado de trabalho, o UNIFEMM conta com cursos semipresenciais que são representativos para a realidade local e regional. As graduações de Engenharia Civil EaD e Engenharia de Produção EaD surgiram para responder a uma crescente demanda desses setores por trabalhadores que estivessem à altura dos desafios propostos.

A modalidade a distância garante flexibilidade e uma chance de conquistar melhores oportunidades profissionais através do estudo. Mesmo quem já tem uma carreira consolidada, tem a possibilidade de mudar de área conciliando o trabalho atual com a faculdade, sem precisar abrir mão de nenhum dos dois.

No UNIFEMM, cada curso EaD é, na verdade, um curso semipresencial. Todas as semanas, estão previstos encontros presenciais obrigatórios. Esses momentos são dedicados à realização de atividades práticas e à consolidação do aprendizado, estreitando a relação entre os docentes e a turma.

O bacharelado em Engenharia de Produção tem a duração de 10 períodos. Durante esse tempo, o estudante debruça-se tanto sobre conteúdos bastante técnicos da área da Engenharia, no geral, como também disciplinas mais focadas em Gestão, como Gestão de Projetos, Análise de Custos e Logística.

Enquanto isso, a formação em Engenharia Civil, que dura 8 períodos, se concentra na abordagem de matérias essenciais para o planejamento e supervisão de obras. Desenho Técnico, Resistência de Materiais, Termodinâmica e Segurança do Trabalho são apenas alguns exemplos do que é visto na carga horária teórica e prática.

Os materiais ficam sempre disponíveis no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o aluno pode rever videoaulas e consultar apontamentos sempre que tiver dúvidas. Através da mesma ferramenta, participa de fóruns com os professores e outros alunos e ainda responde a propostas de trabalho.

A estrutura curricular dos dois cursos inclui a realização de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e ainda um período de estágio supervisionado.

As atividades práticas na graduação

Uma das prováveis preocupações em relação aos cursos EaD é com as atividades práticas. Se a maior parte do estudo é feita a distância, como fica o exercício de conceitos, técnicas e a parte essencial dos bacharelados que envolve “colocar a mão na massa”?

Todos esses momentos estão assegurados porque as grades curriculares, tanto de Engenharia Civil como de Engenharia de Produção, foram desenhadas para oferecer todas as ferramentas que os estudantes precisam para se tornarem profissionais completos.

O UNIFEMM conta com uma estrutura de laboratórios especializados de Engenharia que podem ser utilizados sempre que necessário. Também estão previstas visitas técnicas ao longo das graduações e a instituição oferece todo o suporte necessário para a realização do estágio, fazendo a ponte entre os estudantes e as empresas locais. 

Mercado de trabalho para um engenheiro

Profissionais de engenharia

O mercado de trabalho de Engenharia, de uma forma geral, é bastante atrativo e cheio de oportunidades. O setor é bem valorizado e possui uma média salarial bastante superior à de outras áreas, mesmo para quem ainda está em início de carreira.

O engenheiro civil pode atuar conduzindo, planejando e fiscalizando desde obras particulares até grandes obras públicas. Ele também encontra oportunidades no setor da mineração, na indústria de materiais de construção e até mesmo de telecomunicações. Trabalhando de forma independente, pode prestar consultoria a diferentes empresas.

De acordo com o site Salário.com.br, em Minas Gerais, o salário médio deste profissional é de R$ 7.640,96.

Já no caso do engenheiro de produção, o cenário é ainda mais promissor, pois a sua multidisciplinaridade é bastante apreciada. Ele está habilitado a atuar desde o controle da linha de produção até no setor financeiro da companhia, aumentando a produtividade e a rentabilidade.

Outro ramo em que esse profissional encontra espaço é na produção agroindustrial, podendo ser responsável por todo o processo produtivo, desde a seleção da melhor matéria-prima até a logística de comercialização do produto final.

A sua média salarial, considerada uma das mais altas do país, chega a R$ 8.156,92 em Minas Gerais.

Como entrar na faculdade de Engenharia

Quer fazer um dos cursos EaD de Engenharia do UNIFEMM? Pois saiba que pode desfrutar das vantagens de escolher uma instituição referência em educação antes mesmo de entrar na graduação. Aqui, você conta com diferentes processos seletivos, basta escolher o que mais vai de encontro ao seu perfil e momento atual.

Você pode fazer o vestibular online agendado ou utilizar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de seriação. Caso já tenha concluído uma graduação anteriormente, pode solicitar a entrada como portador de diploma de curso superior. Outra opção é pedir a transferência de outra instituição onde já tenha iniciado o bacharelado.

Seja qual for o método, é esse o primeiro passo para iniciar uma carreira promissora nas Engenharias com o suporte do UNIFEMM.

O que você está esperando? Inscreva-se e venha fazer a sua graduação EaD com a gente!

Quero me inscrever!

Tags: Cursos EaD, Engenharias

Guia prático EAD UNIFEMM:

Fique por dentro dos cursos EAD que mais têm oferecido oportunidades de emprego e de crescimento profissional! Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a graduação EaD certa pode abrir portas na sua carreira!

Guia prático EAD UNIFEMM